sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Sustentabilidade e transparência norteiam estratégia da Bosch em questões ESG

Impactos nas relações comerciais, de consumo e novos negócios

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, destaca que não apenas as questões ambientais, mas também sociais e de governança corporativa são intrínsecas aos seus valores e às suas ações.

- Publicidade -

Juntas, estas três áreas que hoje estão em evidência por meio termo ESG (Environment, Sustainability and Governance), norteiam os negócios do Grupo Bosch e o relacionamento com parceiros, colaboradores e sociedade desde a sua fundação na Alemanha, em 1886, a fim de garantir a sustentabilidade da empresa ao longo dos mais de 135 anos de operação.

Mais do que nunca, essas ações impactam as relações comerciais, de consumo e a geração de novas oportunidades de negócios e desenvolvimentos tecnológicos.

Assim, para unir esforços de diferentes frentes de trabalho dentro da corporação, bem como fortalecer ainda mais os objetivos, ações e mensuração de resultados, a Bosch na América Latina constituiu recentemente um comitê multidisciplinar para temas de ESG, que atua alinhado à estratégia global da empresa em seis pilares: proteção climática, água, economia circular, saúde e segurança, direitos humanos e promoção social e DEI (diversidade, equidade e inclusão).

O Grupo Bosch, globalmente, também tem definido metas robustas dentro do conceito de ESG e totalmente alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tanto no que se refere aos seus processos produtivos, ao ambiente de trabalho quanto à criação de produtos e serviços que ajudam a melhorar a vida das pessoas.

- Publicidade -

“Neste universo em que a sustentabilidade e as discussões para uma agenda ESG no mundo corporativo têm ganhado cada vez mais relevância, a transparência é um dos pontos essenciais. Na Bosch, priorizamos realizar ações que gerem resultados efetivos e que possam ser comprovados em nossa cadeia de valor e para a sociedade, alinhados ao nosso propósito de tecnologia para a vida”, afirma Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina.

O trabalho do comitê para temas de ESG vai além desse objetivo, no sentido de atender as demandas de clientes e fornecedores no que tange obrigações contratuais e de auditoria, promover a troca de experiências e boas práticas, contribuir com outras empresas e entidades na promoção do tema e de agregar parcerias e inovação para os negócios.

Compromisso ambiental – Dentre os seis pilares que compõem a estratégia de sustentabilidade da empresa até 2025, três estão relacionados com o meio ambiente, já que a Bosch atua para garantir o sucesso dos negócios e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais para as gerações atuais e futuras.

Em 2020, a Bosch foi a primeira empresa industrial global a tornar suas mais de 400 localidades neutras em CO2 e este trabalho se mantem.

Além disso, a empresa realizou diferentes ações no Brasil para obter uma geração de energia limpa e renovável em 2021.

- Publicidade -

Foram instalados mais de 2.600 módulos para usinas fotovoltaicas com capacidade de gerar mais de 1.600MWh/ano e reduzir a emissão de mais de 200 toneladas de CO2 por ano nas plantas de Campinas e Curitiba.

A empresa também implementou internamente a troca de lâmpadas fluorescentes por LED, além de uma plataforma de gestão de energia, utilizada para monitorar o consumo de energia com auxílio de AIoT.

Paralelamente à redução de emissões de CO2, outras ações sustentáveis também são adotadas nas unidades da Bosch na América Latina com foco na redução do consumo de água e de geração de resíduos, por exemplo.

Ainda vale ressaltar que, em parceria com clientes e players de mercado, a Bosch investe em pesquisas e desenvolvimento de produtos e serviços que promovam a reduções de emissões, incentivem o uso de biocombustíveis e proporcionam uma maior eficiência energética.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança