O segmento de carros elétricos é o que mais cresce no mundo e já representa quase 10% das vendas — quatro vezes mais do que em 2019. O aumento do interesse do consumidor pela tecnologia também é exponencial aqui no Brasil, onde a Chevrolet está lançando o Novo Bolt EV.
O modelo zero emissão de maior sucesso global da marca chega com design renovado, interior mais refinado, além de equipamentos adicionais de segurança, conforto e conectividade.
Quando o assunto é Mecânica Online, outro destaque do Novo Bolt EV é seu conjunto de propulsão e bateria:
- 459 km de autonomia no ciclo WLTP (ou 416 km no ciclo EPA). O carro conta com o sistema de condução One Pedal e freios regenerativos, que reduzem a velocidade, ajudando a parar o veículo. Também é capaz recuperar parte da carga das baterias, por exemplo;
- 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgm, suficientes para levar o carro 100% elétrico da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A mesma agilidade se vê em ultrapassagens, incluindo em trechos de aclive;
- 40 minutos em estações super-rápida de corrente contínua (DC) são suficientes para recarregar cerca de metade da bateria de 66 kWh. Na nova estação residencial de recarga rápida oferecida pela Chevrolet, a cada hora na tomada, o veículo ganha cerca de 40 km de autonomia.
Na dianteira temos formato inovador dos faróis e ausência de grade, já que o motor elétrico não precisa de entrada central para arrefecimento. Atrás, as mudanças incluem as lanternas de LED e o para-choque, agora mais envolvente. Na lateral as rodas aro 17 possuem acabamento diamantado e a moldura em preto brilhante de ponta a ponta que contorna também os vidros.
O maior salto evolutivo do produto, no entanto, está na cabine com revestimentos predominantemente escuros com insertos cromados, valorizando as novas telas e comandos. Tudo isso proporciona uma ambientação mais tecnológica também.
A cabine possui assoalho plano e assentos mais confortáveis. Seletor do modo de condução por botão (P, N, R, D, One Pedal, Sport), novo volante com base reta, controle de cruzeiro adaptativo, banco do motorista com regulagem elétrica, sistema de telemática avançada OnStar, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, além de nova geração do MyLink com Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos são algumas das outras novidades do modelo.
“O Bolt EV sempre ditou tendências. Foi lançado em 2019 no Brasil e logo se transformou em referência entre os entusiastas de carros elétricos, pelo seu conceito inovador. Já o novo modelo agrega ainda mais sofisticação e conteúdo para conquistar também aqueles que buscam um veículo urbano prazeroso de dirigir e bastante refinado para o dia a dia. Isto porque a faixa dos automóveis premium será a primeira que os EVs vão dominar”, diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.
O Novo Bolt EV possui nível de ruido até 10 vezes inferior ao de um carro tradicional a combustão, propiciando um maior silencio a bordo. A estabilidade é destaque devido ao ajuste avançado da suspensão e pela distribuição de peso praticamente semelhante entre os eixos, além de elevada rigidez torcional da carroceria já que a bateria compõe a plataforma. Tudo isso com zero emissão — nem escapamento o carro tem.
O primeiro lote do Novo Bolt EV estará disponível a partir de setembro em versão única de acabamento nos 78 pontos de vendas da rede Chevrolet especializadas em EVs – incluso assistência técnica. As cores disponíveis para o modelo são: Vermelho Rubi, Branco Summit, Preto Ouro Nego e Cinza Urbano.
Quanto vai custar? Na pré-venda no Brasil, feita em julho de 2021, o novo Bolt teve todas as 20 unidades do primeiro lote reservadas em menos de 24 horas. O preço, naquele momento foi de R$ 317.000, R$ 50.000 a mais que o antecessor.
A GM ainda não divulgou a nova tabela do hatch elétrico. Nos Estados Unidos, onde tem produção em Orion, no Illinois, o modelo teve recentemente uma redução expressiva de preço, e passou a ser o elétrico mais barato.
O que já podemos afirmar é que os primeiros compradores do novo Chevrolet Bolt terão mimos extras. É o caso, por exemplo, do carregador de parede residencial (Wallbox) com instalação. Além do aparelho de carregamento, os clientes terão o serviço de conectividade OnStar de graça por um período, assim como terão um ano de Wi-Fi nativo, 14 meses de isenção de cobrança do tag Veloe e o pacote Protect & Connect, com rastreamento.
Conheça as principais tecnologias e inovações no Novo Bolt EV:
- Sistema regenerativo dos freios com aleta atrás do volante para otimização da operação
- Modo de condução One Pedal
- Sistema de recarga configurável da bateria
- Controle de cruzeiro adaptativo
- 10 airbags
- Assistente de estacionamento com visão 360 graus e câmeras de alta definição
- Assistente de permanência na faixa
- Alerta de ponto cego
- Alerta de movimentação traseira em marcha ré
- Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
- Frenagem automática para mitigar acidentes
- Driver Information Center com painel digital customizável de 8 polegadas
- MyLink com nova interface e tela de 10,2 polegadas
- Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos
- Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabos para Android Auto e Apple CarPlay
- Sistema BOSE de áudio com subwoofer
- Sistema de recarga de smartphone sem fio por indução magnética
- Sistema de telemática avançada OnStar com pacote Protect & Connect grátis por um ano
- Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância
- Sistema de atualização remota de software (OTA)
- Bancos e volante com revestimento premium e aquecimento
- Banco do motorista com regulagem elétrica de 8 posições
- Faróis e lanternas Full LED com sensor crepuscular
- Freio eletrônico de estacionamento
- Pneus auto-vedantes
- Assoalho plano com fechamento aerodinâmico
Para a Chevrolet, o carregador residencial é um equipamento fundamental para uma completa experiência com o veículo elétrico, pois traz praticidade e liberdade ao consumidor. Tanto que aproximadamente 85% dos proprietários de EVs dizem carregar seus EVs quase que exclusivamente em casa, através de equipamentos como o wallbox de 240V, que permite uma recarga quase 10 vezes mais rápida que se ela fosse feita numa tomada convencional de 110V.
Por isso, junto com o Novo Bolt EV, a marca está lançando um novo carregador de corrente alternada (AC), com muito mais recursos. O Home Charge Pulsar Plus permite, por exemplo, carregar veículos elétricos com potências de 7,4kVA até 22kVA, comandar e gerenciar toda operação à distância por meio de um aplicativo, incluindo o recebimento de notificações. Até 25 unidades do aparelho podem ser ligadas ao medidor do condômino para cobranças avulsas ou individualizadas e ele ainda pode ser configurado para utilizar apenas energia do sistema fotovoltaico, quando disponível.
Com o Home Charge Pulsar Plus, cada hora de recarga em potência 7,4kVA adiciona ao Novo Bolt EV autonomia de 40 km, média de deslocamento diário do brasileiro. Com base neste cálculo, uma noite de recarga seria suficiente para rodar mais de uma semana.