Atualmente, cerca de dois anos separam o início do estudo de uma nova peça até sua versão final. Ao explorar a evolução da iluminação automotiva, a Volkswagen dá as primeiras informações oficiais sobre o Novo Polo, programado para chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.
O novo hatch compacto da Volkswagen será o único modelo do segmento a oferecer faróis de LED desde as versões mais básicas. Já para o Novo Polo GTS está prevista a tecnologia exclusiva de faróis de LED matriciais da Volkswagen. Trata-se de um equipamento inédito para o hatch e para o segmento.
“A importância de um conjunto de iluminação vai além da segurança e conforto, envolve tecnologia, design e estilo. Com o Novo Polo, pensamos desde início para trazer opções mais avançadas e que mantivessem o Polo como referência no segmento. Uma delas foi a iluminação, embarcando em toda linha alta tecnologia com itens de série”, afirma Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.
Dá trabalho, mas vale a pena! – Durante 24 meses, o projeto de iluminação é dividido em seis etapas principais dentro da engenharia: Planejamento do Produto, Desejos de Design, Viabilidade Técnica, Protótipos e Pré-Validação, Validação do Produto e, por fim, Produção.
Ao longo das etapas, mais de 16 tarefas são realizadas com intuito de garantir a validação e qualidade da peça, começando com o conceito e indo até simulações digitais e testes de funcionalidade na vida real.
“O processo de criação e validação de qualquer peça demanda um trabalho extenso da nossa equipe. Faróis, assim como todas as peças de iluminação, são partes delicadas e bastante técnicas, com necessidade de envolver diversas áreas dentro da própria engenharia, como elétrica, segurança e desenvolvimento, mas, também, outras áreas, como o design. São diversos protótipos até chegarmos na peça que será instalada no carro”, comenta Antonio Carnielli Jr., Diretor Adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento da Volkswagen do Brasil.
Para o Novo Polo o objetivo era certo: embarcar uma tecnologia de iluminação que entregasse mais segurança, conforto e tecnologia ao motorista.
A partir daí, ficou clara a necessidade de equipar toda a gama com LED por sua eficiência e durabilidade, reduzindo em até 95% o consumo de energia e com durabilidade 25 vezes maior do que um conjunto halógeno convencional, além de uma redução de sete gramas no consumo de CO2 por ano.
O conjunto H7 do Novo Polo, composto por farol alto, baixo e sinalização diurna totalmente em LED, trará, principalmente, qualidade de iluminação, podendo alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade – aumento de mais de 50% comparado ao halógeno -, e mais de 130 metros de distância, alcance 85% maior na comparação.
IQ. Light também no Novo Polo GTS – Dando sequência à chegada da tecnologia no Brasil, feita pelo Taos em 2021, o Novo Polo GTS estará equipado com o IQ. Light, entregando uma assinatura ainda mais marcante e esportiva para a linha GTS, com os dois canhões de luz aliados ao exclusivo DRL (Daytime Running Light) duplo.
O conjunto de LED matricial oferece conveniência, conforto e segurança, já que, através do sistema de controle dos faróis, ele une as informações captadas pela câmera atrás do retrovisor e do sensor embutido no emblema no para-choque dianteiro para oferecer alguns recursos inéditos.
Com diferentes pontos de LED no canhão de luz do IQ. Light, a iluminação conta com tecnologia exclusiva, o FLA (Front Lightning Assistant), que trabalha o farol alto de acordo com a detecção de veículos a frente ou no outro sentido, apagando e acendendo os diferentes trechos de LED do IQ. Light, sem ofuscar outros motoristas.