A Bosch recebeu o prêmio de “Melhor Trabalho Técnico” do Simea 2022 (Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva), com o conteúdo apresentado dentro da temática Emissões e Poluentes Veiculares: “Instrumentação Veicular para Testes de Emissões – Avaliação de um Servo-Freio Eletromecânico no Sistema de Frenagem Automotivo”.
A proposta foi demonstrar a instrumentação veicular em testes homologados para avaliar redução de consumo de combustível e a emissão de CO2 com a implantação de um servo-freio eletromecânico, um projeto alinhado com a abordagem central do evento: “A contribuição da cadeia automobilística na descarbonização”
Sistema de frenagem regenerativa – Existem diversas iniciativas para redução de consumo de combustível e de emissões veiculares que vão desde a redução de peso de componentes até implementação de inovações tecnológicas, como o iBooster – produto do estudo da Bosch apresentado no Simea 2022 – cujos resultados coletados a partir da instrumentação demonstraram redução no consumo de combustível e de emissões sem impactos no sistema elétrico ou no desempenho do veículo.
O iBooster faz parte do sistema de frenagem cooperativa regenerativa da Bosch, que utiliza a energia cinética dissipada nas frenagens para recarregar as baterias de carros elétricos e híbridos.
Além disso, ele efetua uma frenagem precisa e segura e dispensa o uso da bomba de vácuo ou vácuo do motor.
Nesta edição do Simea, além do trabalho vencedor, outros três conteúdos foram apresentados por profissionais da Bosch nos painéis técnicos com foco em projetos inovadores para a área da mobilidade.