quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Voltz terá centro de inovação e tecnologia para mobilidade urbana na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Parceria com universidades dá à empresa hub de inovação para desenvolvimento de sistema de apoio ao planejamento logístico e operacionalização das estações de troca de baterias

A Voltz, empresa de tecnologia para a mobilidade urbana, anuncia que passou a integrar um consórcio tecnológico, financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), com o objetivo de viabilizar a construção de um centro de inovação para a mobilidade elétrica.

- Publicidade -

A ação prevê, ainda, o desenvolvimento de um sistema de apoio ao planejamento logístico da empresa.

Agora, a Voltz passa a ter uma nova estrutura para distribuição e operacionalização das estações de troca de baterias e, com isso, serão propostos modelos de consumo de energia dos veículos da empresa, para o suporte ao desenvolvimento de produtos e planejamento de rotas de transporte.

- Publicidade -

O projeto “Pesquisa e Desenvolvimento Para Viabilização da Mobilidade Urbana Baseada em Motocicletas Elétricas” foi aprovado no Edital FACEPE n°11/2022 — Fronteiras da Inovação — Avanços para o conhecimento global, envolvendo uma parceria entre a Voltz e pesquisadores da UFPE, UFAPE e IFPE.

O professor Paulo Maciel (UFPE) será o coordenador geral do projeto, e a coordenação institucional será dos professores Daliton da Silva (UFAPE) e Renata Braga (IFPE).

“O consórcio chega em um momento em que cresce a necessidade de estar ainda mais à frente da demanda por transporte urbano moderno e alinhado às diretrizes sócio-ambientais no Brasil. As tecnologias a serem desenvolvidas no escopo deste projeto serão base para a mobilidade em duas rodas baseada nas estações de troca de bateria, perpassando o principal entrave que existe hoje na adoção dos veículos elétricos no país”, avalia Renato Villar, CEO da Voltz.

- Publicidade -

O “Edital FACEPE Fronteiras da Inovação” também tem como objetivo incentivar a formação dos consórcios setoriais de inovação, com a criação ou fortalecimento de Centros de Inovação para o desenvolvimento das Tecnologias do Futuro no âmbito das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Estado de Pernambuco, promovendo as alianças de grupos de pesquisa de instituições públicas e/ou privadas com as empresas, e demais atores do Ecossistema Estadual de Inovação.

“Este é um momento importante na nossa história e que nos deixa muito orgulhosos e felizes em ter um centro de pesquisa na Universidade de Pernambuco. Estamos desenvolvendo tecnologia, a próxima geração de engenharia e levar a tecnologia de Pernambuco para o mundo”, conclui Villar.

ESTAÇÕES DE TROCA DE BATERIAS – Para redefinir a mobilidade de veículos elétricos no Brasil, a Voltz criou o programa de estações de troca de baterias.

Elas tornam o produto mais acessível e acabam com a limitação de autonomia, considerada um desafio para acelerar a transição dos modelos à combustão.

Atualmente, o programa está em funcionamento na cidade de São Paulo, que conta hoje com 55 estações.

Esse número deve chegar a 100 até o final do ano. E os resultados já são empolgantes. Atualmente são realizadas 1.400 operações semanais, com um acumulado de 14.159 ações desde abril, quando o projeto começou.

Com apoio da Rede Ipiranga, o programa está sendo testado por entregadores plugados na plataforma de entregas do Ifood.

A partir de 2023, o projeto chega para o público em geral na capital paulista. Ou seja, quem comprar um modelo da Voltz, poderá escolher não levar a bateria junto.

Nesse caso, será disponibilizado um plano de assinatura que possibilita a troca dessas células. Cada moto da Voltz comporta até duas baterias.

E, quando uma fica sem energia, o usuário pode se deslocar até uma das estações para fazer a troca.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança