A Scania volta ao Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), a última edição foi em 2018, com uma demonstração de sua capacidade de fornecer soluções de transporte sustentáveis.
Quatorze veículos diferentes estarão em exibição em três áreas diferentes. Eles estão inseridos em uma estrutura de serviços que formam a oferta mais ampla do setor para clientes que desejam reduzir sua pegada de CO2 e obter a melhor economia operacional total.
Em resposta à crise climática, a Scania oferece valor sustentável ao cliente com base na eficiência de combustível, eletrificação e serviços digitais, como o novo portal “My Scania”.
“No Salão Internacional de Veículos Comerciais, a equipe da Scania mostrará que o nosso nível de ambição é muito alto quando se trata de criar soluções sustentáveis para o ecossistema de transportes”, diz Stefano Fedel, vice-presidente executivo e diretor global de Vendas e Marketing da Scania.
“Nossa paixão por fornecer valor ao cliente nos guia na implementação de soluções de ponta, livres de combustível fóssil, baseadas na modularidade dos produtos e digitalização, que são adequadas para a transformação que o nosso setor está passando atualmente.”
Todos os veículos que a Scania exibirá na IAA são resultado da abordagem direcionada às soluções adotadas pela empresa, combinando serviços regulares e digitais.
Todas as propostas são construídas em torno dos veículos e suas operações, mas é evidente que os serviços conectados são decisivos para maximizar a rentabilidade do cliente ‘Aqui e Agora’.
“Nosso setor entrou em uma era em que o sucesso ou o fracasso está muito ligado ao tipo de serviços de dados que nós e nossos parceiros confiáveis oferecemos”, diz Fedel.
“Ao utilizar dados, tudo, desde finanças e seguros até substituições preventivas e serviços aos motoristas, pode ser adaptado às necessidades de cada cliente. Já avançamos muito no que diz respeito a aproveitar o potencial da digitalização e eletrificação para os resultados dos clientes”, completa o vice-presidente global.
Durante muitos anos, a Scania compartilhou a mensagem de que não existe uma solução mágica disponível para o setor de transporte no combate às mudanças climáticas.
Mas, neste momento, os combustíveis isentos de fósseis, como o biometano e o biodiesel, têm um papel importante para atingir as metas da empresa de redução de CO2 com embasamento científico.
A parte central do estande na IAA será usada para apresentar a ampla oferta de serviços digitais e conectados da Scania e soluções de carregamento de veículos elétricos.
Dois novos itens do portfólio da empresa serão apresentados: o My Scania e o aplicativo Scania Driver, que vão permitir o aumento da eficiência e lucratividade do cliente.
“Com base em nosso pensamento modular, continuamos ampliando a variedade e as oportunidades do nosso portfólio para todos os tipos de clientes”, diz Fedel.
“A jornada nesta década tem sido fascinante, pois ela apresenta mais alternativas — e mais incertezas — do que antes. Navegar em águas desconhecidas é um desafio para todos os envolvidos. É nossa obrigação, como fabricante líder, oferecer todas as soluções relevantes e apoiar nossos clientes, fornecendo orientação da melhor maneira possível por meio de parcerias.”
No Salão Internacional de Veículos Comerciais deste ano, a Scania também terá um estúdio em seu estande, que será usado pela equipe, especialistas e convidados para transmissões online em que os participantes discutirão tópicos relevantes, como eletrificação, transportes livres de combustível fóssil e soluções sustentáveis.
O objetivo é disponibilizar o conteúdo mais importante da IAA para o público que não puder comparecer ao evento.
Veículos Scania em exibição na IAA – No total, a Scania terá 14 veículos em exibição na parte interna e externa da IAA.
Na seção de eletrificação, a empresa exibirá quatro veículos elétricos a bateria (BEV); na parte interna, estará um lançamento recente para o transporte urbano/regional, um ônibus e dois caminhões para transporte urbano.
A extensa linha de veículos exibidos na IAA representa a variedade que a Scania tem a oferecer, que vai além do tipo BEV: oito caminhões ICE, dos quais dois V8, três veículos que possuem o trem de força Scania Super (o mais econômico do setor) e um caminhão movido a biometano, apresentando os dois novos motores a gás da Scania.
Na área externa de 800 metros quadrados, a Scania exibirá cinco veículos, incluindo um basculante urbano elétrico 4×2 a bateria, com as características de robustez e durabilidade conhecidas do Scania XT, a linha fora de estrada da marca.
Além disso, haverá um XT convencional R 660 com motor V8, um R 560 XT 6×4, de 560 cavalos de potência, além de um cavalo mecânico R 660 V8 para o transporte pesado e um ônibus rodoviário com carroceria Irizar.
Por fim, estarão expostos três veículos na parte de testes de direção e condução da IAA: um Scania Super R 500, um veículo elétrico a bateria (BEV) 1.0 com implemento guincho e um caminhão híbrido versátil.