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VW Nivus recebe ‘5 estrelas’ no novo protocolo de testes do Latin NCAP

O Volkswagen Nivus acaba de obter a nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe.

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Atualmente, a marca alemã é a única a conquistar as 5 estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, agora com Nivus, e em dezembro do ano passado com o Taos.

Taos é o primeiro modelo ‘5 estrelas’ no novo protocolo do Latin NCAP – Os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.

Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do Nivus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportados para 15 países nas Américas Central e Sul.

Além de ter sido o primeiro carro desenvolvido 100% de maneira digital pela marca no Brasil, sem a construção de protótipos, o modelo também foi o primeiro a contar com robôs no processo de desenvolvimento do sistema de frenagem autônoma de emergência, conhecido como AEB (Autonomous Emergency Brake).

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No ano/modelo 2022, o Nivus passou a ser ofertado com novos equipamentos e ficou ainda mais seguro.

A versão Comfortline passou a vir de fábrica com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de Emergência) e Start-Stop.

A lista de equipamentos de série do SUV cupê é ampla e contempla ainda seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR), faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em LED, entre outros.

Recentemente, o SUVW atingiu 100 mil unidades vendidas. Para sua fabricação, a planta Anchieta recebeu novas instalações na área de armação.

Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil metros quadrados.

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O Nivus também é o primeiro carro totalmente desenvolvido na América Latina a ser produzido na Europa.

Testes rigorosos – O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em 4 grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor índice entre os 4 grupos.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo , impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste).

Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral.

Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.

No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.

No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).

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