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Evonik e Shell reduzem emissões de CO2e no transporte pesado com Bio-GNL

Impulsionar a redução de CO2 equivalente(1) (CO2e) para parceiros selecionados na Alemanha com Bio-GNL adicional

A IVECO cobre a linha completa de veículos comerciais, desde vans leves e caminhões médios a caminhões pesados semirreboque para o transporte de cargas em longa distância com veículos robustos movidos a gás adequados para o biometano e/ou o biometano comprimido). (©IVECO).

A Evonik e a Shell estão fazendo avanços significativos na desfossilização do transporte rodoviário pesado com a utilização do biometano liquefeito (Bio-GNL). A Shell está fornecendo 100 toneladas de Bio-GNL à Evonik, produzidas a partir de resíduos agrícolas.

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A quantidade equivale ao consumo médio anual de combustível de três caminhões. A Evonik transfere esse volume de Bio-GNL da Shell aos três parceiros logísticos J.S. LOGISTICS, ENGEMANN u. CO. e H.Essers. A iniciativa das duas empresas tem como objetivo promover o uso do biometano no transporte pesado como alternativa de combustível que emite significativamente menos emissões e já está disponível hoje.

O Bio-GNL pode reduzir as emissões de CO2e em cerca de 86% na comparação com o diesel e, com isso, contribuir para o atingimento das metas climáticas da Comunidade Europeia até 2030. A Shell está ampliando a cadeia de fornecimento de Bio-GNL e, ao mesmo tempo, oferecendo a seus clientes a redução gradual das emissões.

Promovendo sustentabilidade no transporte pesado – “Trabalhar em todo setor com clientes e parceiros é a única maneira de viabilizar a mudança do transporte pesado de uma maneira sustentável. A colaboração com a Evonik nos oferece a oportunidade de impulsionar, de maneira conjunta, a desfossilização do transporte no setor químico por meio do Bio GNL, o que representa um passo positivo em direção às metas climáticas do setor de uma maneira viável do ponto de vista comercial. São notícias boas e muito promissoras para o setor”, diz Thomas de Boer, VP Shell Commercial Road Transport.

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A ação conjunta da Evonik e da Shell faz parte de uma iniciativa que a empresa de especialidades químicas lançou em janeiro. A intensão é reduzir as emissões indiretas de CO2e no transporte de matérias-primas e produtos acabados. As empresas esperam atingir esse objetivo por meio de uma maior cooperação com parceiros logísticos selecionados como a J.S. LOGISTICS, ENGEMANN u. CO. e H. Essers, que utilizam caminhões abastecidos com Bio-GNL.

Já hoje, 10% das mercadorias embaladas da Evonik transportadas por rodovias na Europa seguem em caminhões amigáveis do ponto de vista ambiental. A empresa de especialidades químicas estabeleceu a meta de aumentar essa participação para 20% até 2025 no caso de mercadorias embaladas fornecidas na Alemanha.

A mobilidade sustentável já é uma realidade – “Com a nossa iniciativa, mostramos que a mobilidade sustentável com o Bio-GNL da Shell já é possível. Nossa inovadora tecnologia de membrana para purificação eficiente de biogás possibilita o uso de biometano liquefeito ou comprimido como combustível alternativo”, afirma Volker Wehber, responsável global pelo negócio de SEPURAN® Green da Evonik para uso em membranas para biogás.

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A Shell oferece uma mistura de Bio-GNL para toda a sua rede de reabastecimento de GNL nos Países Baixos, possibilitando a redução de cerca de 30% nas emissões de carbono a todos os clientes. Além disso, a empresa planeja oferecer uma mistura de Bio-GNL a toda a sua rede de reabastecimento de GNL na Alemanha até o terceiro trimestre de 2023.

Em apoio aos esforços, a Shell está construindo uma nova usina de liquefação de biogás em seu parque químico e de energia em Rheinland. O volume anual de 100.000 toneladas de Bio-GNL da planta pode contribuir para a redução das emissões de carbono do transporte comercial, tendo como objetivo último a neutralidade climática para a rede alemã inteira.

Biometano – tecnologia comprovada, disponível no local – Os benefícios ambientais do biometano em comparação ao diesel convencional são claros: os veículos movidos a Bio-GNL liberam cerca de 86% menos emissões de CO2e e ajudam a reduzir os ruídos em cerca de 50% na comparação com os veículos que rodam com diesel convencional.

Como uma das líderes mundiais em bens de capital, a IVECO abrange a linha completa de veículos comerciais, desde vans leves e caminhões médios a caminhões pesados semirreboque para o transporte de cargas em longa distância com veículos robustos, movidos a gás, adequados para o Bio-GNL e/ou o Bio-GNC.

A Evonik está comprometida a reduzir as suas próprias emissões mediante o transporte ambientalmente amigável de seus produtos em caminhões movidos a Bio-GNL

A tecnologia de motor a gás é resultado de décadas de intensos esforços de pesquisa e desenvolvimento, um trabalho que já hoje produz frutos em favor da mobilidade pesada amigável do ponto de vista climático.

O biogás é produzido por fermentação de biomassa. Ele pode ser purificado com facilidade e eficiência, transformando-se em biometano de alta pureza com o uso das membranas SEPURAN® Green e, então, usado de forma descentralizada como fonte de energia favorável ao clima. (©Evonik).

1 – CO2e: CO2 equivalente se refere a CO2, CH4, N2O

2 – A Shell divulga suas emissões em conformidade com a ISO 14064–1:2006 – Especificação com orientação em nível organizacional para quantificação e relato de emissões e remoções de GEE (‘ISO 14064-1’); e Instituto de Recursos Mundiais/Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WRI/WBCSD) Protocolo de Gases de Efeito Estufa.

*CO2e (CO2 equivalente) se refere a CO2, CH4, N2O. ** Cálculo well to wheel: Produção, processamento (purificação + liquefação), transporte, distribuição e combustão de gás. ***https://nabisy.ble.de/app/start ****Nosso Bio-GNL vem de fontes de biomassa 100% sustentáveis e seleções de matérias-primas segundo as diretrizes da UE (REDII) descritas no Anexo IX-A e o princípio da economia circular como padrão. Os fatores de intensidade usados nos cálculos estão em gr CO2e/MJ, com a comparação com o Combustível Fóssil Diesel 94 (REDII). O Bio-GNL CI de 13,53 gCO2e/MJ possui credenciamento ISCC e está em conformidade com idade com a REDII. Isto é para uso em um motor de ignição por faísca.

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