domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Evonik e Shell reduzem emissões de CO2e no transporte pesado com Bio-GNL

Impulsionar a redução de CO2 equivalente(1) (CO2e) para parceiros selecionados na Alemanha com Bio-GNL adicional

A IVECO cobre a linha completa de veículos comerciais, desde vans leves e caminhões médios a caminhões pesados semirreboque para o transporte de cargas em longa distância com veículos robustos movidos a gás adequados para o biometano e/ou o biometano comprimido). (©IVECO).

A Evonik e a Shell estão fazendo avanços significativos na desfossilização do transporte rodoviário pesado com a utilização do biometano liquefeito (Bio-GNL). A Shell está fornecendo 100 toneladas de Bio-GNL à Evonik, produzidas a partir de resíduos agrícolas.

- Publicidade -

A quantidade equivale ao consumo médio anual de combustível de três caminhões. A Evonik transfere esse volume de Bio-GNL da Shell aos três parceiros logísticos J.S. LOGISTICS, ENGEMANN u. CO. e H.Essers. A iniciativa das duas empresas tem como objetivo promover o uso do biometano no transporte pesado como alternativa de combustível que emite significativamente menos emissões e já está disponível hoje.

O Bio-GNL pode reduzir as emissões de CO2e em cerca de 86% na comparação com o diesel e, com isso, contribuir para o atingimento das metas climáticas da Comunidade Europeia até 2030. A Shell está ampliando a cadeia de fornecimento de Bio-GNL e, ao mesmo tempo, oferecendo a seus clientes a redução gradual das emissões.

Promovendo sustentabilidade no transporte pesado – “Trabalhar em todo setor com clientes e parceiros é a única maneira de viabilizar a mudança do transporte pesado de uma maneira sustentável. A colaboração com a Evonik nos oferece a oportunidade de impulsionar, de maneira conjunta, a desfossilização do transporte no setor químico por meio do Bio GNL, o que representa um passo positivo em direção às metas climáticas do setor de uma maneira viável do ponto de vista comercial. São notícias boas e muito promissoras para o setor”, diz Thomas de Boer, VP Shell Commercial Road Transport.

- Publicidade -

A ação conjunta da Evonik e da Shell faz parte de uma iniciativa que a empresa de especialidades químicas lançou em janeiro. A intensão é reduzir as emissões indiretas de CO2e no transporte de matérias-primas e produtos acabados. As empresas esperam atingir esse objetivo por meio de uma maior cooperação com parceiros logísticos selecionados como a J.S. LOGISTICS, ENGEMANN u. CO. e H. Essers, que utilizam caminhões abastecidos com Bio-GNL.

Já hoje, 10% das mercadorias embaladas da Evonik transportadas por rodovias na Europa seguem em caminhões amigáveis do ponto de vista ambiental. A empresa de especialidades químicas estabeleceu a meta de aumentar essa participação para 20% até 2025 no caso de mercadorias embaladas fornecidas na Alemanha.

A mobilidade sustentável já é uma realidade – “Com a nossa iniciativa, mostramos que a mobilidade sustentável com o Bio-GNL da Shell já é possível. Nossa inovadora tecnologia de membrana para purificação eficiente de biogás possibilita o uso de biometano liquefeito ou comprimido como combustível alternativo”, afirma Volker Wehber, responsável global pelo negócio de SEPURAN® Green da Evonik para uso em membranas para biogás.

- Publicidade -

A Shell oferece uma mistura de Bio-GNL para toda a sua rede de reabastecimento de GNL nos Países Baixos, possibilitando a redução de cerca de 30% nas emissões de carbono a todos os clientes. Além disso, a empresa planeja oferecer uma mistura de Bio-GNL a toda a sua rede de reabastecimento de GNL na Alemanha até o terceiro trimestre de 2023.

Em apoio aos esforços, a Shell está construindo uma nova usina de liquefação de biogás em seu parque químico e de energia em Rheinland. O volume anual de 100.000 toneladas de Bio-GNL da planta pode contribuir para a redução das emissões de carbono do transporte comercial, tendo como objetivo último a neutralidade climática para a rede alemã inteira.

Biometano – tecnologia comprovada, disponível no local – Os benefícios ambientais do biometano em comparação ao diesel convencional são claros: os veículos movidos a Bio-GNL liberam cerca de 86% menos emissões de CO2e e ajudam a reduzir os ruídos em cerca de 50% na comparação com os veículos que rodam com diesel convencional.

Como uma das líderes mundiais em bens de capital, a IVECO abrange a linha completa de veículos comerciais, desde vans leves e caminhões médios a caminhões pesados semirreboque para o transporte de cargas em longa distância com veículos robustos, movidos a gás, adequados para o Bio-GNL e/ou o Bio-GNC.

A Evonik está comprometida a reduzir as suas próprias emissões mediante o transporte ambientalmente amigável de seus produtos em caminhões movidos a Bio-GNL

A tecnologia de motor a gás é resultado de décadas de intensos esforços de pesquisa e desenvolvimento, um trabalho que já hoje produz frutos em favor da mobilidade pesada amigável do ponto de vista climático.

O biogás é produzido por fermentação de biomassa. Ele pode ser purificado com facilidade e eficiência, transformando-se em biometano de alta pureza com o uso das membranas SEPURAN® Green e, então, usado de forma descentralizada como fonte de energia favorável ao clima. (©Evonik).

1 – CO2e: CO2 equivalente se refere a CO2, CH4, N2O

2 – A Shell divulga suas emissões em conformidade com a ISO 14064–1:2006 – Especificação com orientação em nível organizacional para quantificação e relato de emissões e remoções de GEE (‘ISO 14064-1’); e Instituto de Recursos Mundiais/Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WRI/WBCSD) Protocolo de Gases de Efeito Estufa.

*CO2e (CO2 equivalente) se refere a CO2, CH4, N2O. ** Cálculo well to wheel: Produção, processamento (purificação + liquefação), transporte, distribuição e combustão de gás. ***https://nabisy.ble.de/app/start ****Nosso Bio-GNL vem de fontes de biomassa 100% sustentáveis e seleções de matérias-primas segundo as diretrizes da UE (REDII) descritas no Anexo IX-A e o princípio da economia circular como padrão. Os fatores de intensidade usados nos cálculos estão em gr CO2e/MJ, com a comparação com o Combustível Fóssil Diesel 94 (REDII). O Bio-GNL CI de 13,53 gCO2e/MJ possui credenciamento ISCC e está em conformidade com idade com a REDII. Isto é para uso em um motor de ignição por faísca.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008