O abastecimento do veículo tem se tornado um peso no bolso dos brasileiros, isso porque, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), os preços dos combustíveis atingiram o maior valor já registrado no primeiro trimestre de 2022, a gasolina comum chegou a R$ 7,39 e o diesel comum a R$ 7,56 o litro.
Dessa forma, Bruno Poljokan, CRO e Kovi, listou os principais combustíveis do país, mostrando suas qualidades e qual se adapta melhor a cada tipo de veículo.
Gasolina – Um dos combustíveis mais usados no Brasil é a gasolina. Produzida por meio do petróleo, ela não é a melhor matéria-prima no quesito sustentabilidade e pode ser encontrada de três maneiras: comum, aditivada e premium. O que difere cada um destes três tipos é a quantidade de etanol e o grau de octanagem, que é a resistência à detonação que acontece no motor.
Segundo a Lei nº 8.723/9, toda gasolina precisa ter uma mistura de 25% a 27% de etanol. Atualmente, a gasolina com menor mistura atualmente é a premium, ela apresenta um valor maior de octanagem que influencia na queima do combustível e aumenta a potência do veículo.
No entanto, para receber essa potência, o modelo do veículo precisa ser aquele de alta performance, assim como os esportivos, por exemplo. Caso ela seja abastecida em um carro popular, ela não aumentará sua potência e funcionará como uma gasolina comum.
Já a gasolina comum e aditivada costumam ter 27% de etanol. As duas se diferem na questão da limpeza do motor, enquanto a do tipo comum gera impurezas e acumula resíduos que podem obstruir as válvulas do motor, a aditivada possui substâncias adicionais que lubrificam e limpam o sistema, por isso é interessante abastecer com gasolina aditivada de vez em quando.
Etanol – O Etanol é outro combustível bastante popular e que pode ser produzido de diversas fontes vegetais. No Brasil, ele é feito pela cana de açúcar e é considerado uma fonte de combustível renovável, sendo encontrado nos postos misturado com água, com a taxa de álcool mínima estabelecida de 94,5%.
Além de sua maior octanagem, que aumenta a potência do carro, possui também uma queima mais rápida, causando um consumo maior. Portanto, mesmo que muitas vezes ele esteja mais barato nas bombas, é menos procurado do que a gasolina.
Assim como a gasolina, o Etanol também pode ser encontrado como aditivado, porém como sua queima quase não forma resíduos, o especialista não vê necessidade de abastecer com o Etanol aditivado.
Diesel – Junto com a gasolina, o Diesel é um combustível feito à base de petróleo, porém com uma queima menor do que a da gasolina. Ele é muito utilizado em veículos maiores e até em máquinas agrícolas, devido à potência com baixo consumo e grande autonomia.
O combustível está dividido em quatro principais tipos: comum, S-10, aditivado e premium. O aditivado, assim como os outros tipos de combustível, apresenta detergentes que ajudam na limpeza do motor e também na redução do tempo de parada para o enchimento do tanque.
Já o diesel S-10 é uma ótima opção em questão de sustentabilidade, visto que possibilita uma menor emissão de gases. Outra opção também sustentável é o diesel premium, que além de oferecer aditivos multifuncionais, oferece melhor desempenho e maior proteção ao motor, trazendo melhor qualidade de ignição e desempenho do veículo.
Gás Natural – O Gás Natural Veicular (GNV) é um dos combustíveis mais promissores e com menor impacto ambiental, uma vez que é menos poluente e mais barato do que a Gasolina e Diesel.
Porém, nesse momento, não temos nenhum carro desenvolvido unicamente para o GNV, sendo necessário a adaptação dos veículos que estão disponíveis hoje no mercado, esta adaptação deve ser feita por um profissional após pesquisa, pois o cilindro de gás natural que é colocado pode roubar um pouco do espaço de seu porta mala e também da sua potência, visto que o GNV diminuiu em até 3% a potência do veículo.
Carros Elétricos – O Carro Elétrico ainda apresenta valor elevado no mercado brasileiro, mas é o veículo considerado mais sustentável e econômico em termos de combustível. Por ser ainda uma novidade no Brasil, seu preço de mercado ainda é bastante elevado.
Vale lembrar que é importante que se conheça as necessidades do veículo, para encontrar o melhor tipo de combustível para ele.
“O que eu comento com quem busca alugar ou comprar um carro com a Kovi é que o veículo precisa atender as necessidades do dia a dia de uma forma que também caiba no orçamento. Pesquisar o consumo, o desempenho e a nota de eficiência energética do Inmetro são pontos a serem levadas em consideração para entender também qual o tipo de combustível mais se encaixa com as suas necessidades”, conclui Bruno.