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Mitos e verdades sobre a mobilidade elétrica

Com o aumento significativo da infraestrutura de recarga para veículos elétricos no Brasil, Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol, destaca quatro mitos e verdades sobre a mobilidade elétrica, fornecendo esclarecimentos importantes para os consumidores interessados nessa tecnologia em ascensão.

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O Brasil está experimentando uma rápida evolução em sua infraestrutura para veículos elétricos, com planos ambiciosos de dobrar o número de eletropostos até o final de 2025. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país já conta com 4.600 eletropostos em operação, um salto significativo em relação aos 2.955 registrados em dezembro de 2022.

Nesse contexto, Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol, empresa atuante nos setores de mercado livre, energia solar e mobilidade elétrica, destaca quatro mitos e verdades sobre a mobilidade elétrica que merecem atenção:

  1. Mito: A manutenção dos veículos elétricos é mais cara e complexa?
    Contrariando uma crença popular, os veículos elétricos não são mais caros nem mais complexos de se manter. Estudos revelam que sua manutenção é cerca de 30% mais barata do que a de seus equivalentes a combustão, devido à menor quantidade de partes móveis nos carros elétricos.
  2. Verdade: Carros elétricos são mais caros, mas compensam a longo prazo
    Embora tenham um custo inicial mais elevado, os carros elétricos oferecem vantagens que podem compensar esse investimento ao longo do tempo. Economias com combustível, manutenção e benefícios fiscais, como isenções de impostos, contribuem para reduzir os custos totais de propriedade.
  3. Mito: Carro elétrico não pode ser lavado?
    É um mito comum que os carros elétricos não podem ser lavados ou expostos à água sem risco de danos. Na verdade, esses veículos passam por testes rigorosos durante o desenvolvimento para garantir sua resistência à água, podendo ser lavados e utilizados em dias chuvosos sem problemas.
  4. Verdade: Bateria pode ser recarregada até 100%
    Apesar de algumas crenças de que recarregar a bateria até 100% pode ser prejudicial, os carros elétricos podem sim ser recarregados completamente. Embora muitos veículos limitem eletronicamente o carregamento entre 80% e 90% para preservar a vida útil da bateria, isso não impede que a bateria funcione com sua capacidade máxima quando necessário.

Esses esclarecimentos são importantes para desmistificar conceitos equivocados e fornecer informações precisas aos consumidores interessados em adotar veículos elétricos como parte de seu estilo de vida e contribuição para um futuro mais sustentável.

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