terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Passo a passo da troca de lâmpadas automotivas

Extensão dos olhos do motorista durante a condução do automóvel, os faróis são itens essenciais contra a escuridão e fundamentais para a segurança de todos que convivem no trânsito.

- Publicidade -

Com a evolução do sistema, atualmente são diversas as tecnologias de lâmpadas disponíveis no mercado automotivo, das mais simples às mais modernas.

Por isso, é importante que o consumidor entende as diferenças entre elas e, principalmente, saiba qual o modelo ideal para o seu veículo e como fazer a substituição correta com segurança.

A Lumileds, fabricante das soluções de iluminação Philips Automotiva há mais de 100 anos, por exemplo, possui uma extensa gama de lâmpadas das tecnologias halógenas, de xenon e LED, todas elas aprovadas e certificadas pelo Inmetro.

As diferentes tecnologias de lâmpadas automotivas:

- Publicidade -

Lâmpadas halógenas

Entre as diversas lâmpadas para faróis automotivos, a halógena ainda é a mais utilizada pela frota de veículos nacional.

Lançada em 1966 pela fabricante que, por sua vez, dedicou uma série de melhorias com o passar do tempo, é atualmente utilizada principalmente nos faróis altos, baixos e auxiliares, como farol de milha, neblina e diurno (DRL).

“A nossa lâmpada halógena é uma evolução da tecnologia incandescente convencional, que consiste no aquecimento do filamento para gerar luz. A solução possui melhorias no material (do filamento e do gás do preenchimento dentro do bulbo – vidro), possibilitando melhor desempenho luminoso e durabilidade”, afirma Juliana Gubel, gerente de Marketing da Lumileds para América Latina.

Lâmpadas de Xenon

- Publicidade -

A tecnologia de Xenon não tem filamento, gerando luz pela descarga de energia por meio do gás de xenônio. Presente com mais frequência em carros de luxo, tem alta eficiência luminosa e elevada temperatura de cor, ou seja, traz um efeito de luz mais branca e azulada. Também utilizada em faróis altos, baixos e auxiliares.

O kit de conversão da halógena para xenon é proibido no Brasil. Ou seja, segundo a regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), esta tecnologia não pode ser instalada em um automóvel que não tenha o xênon original de fábrica. A troca, além de ser proibida, gera multas e pode acarretar problemas elétricos.

Lâmpadas de LED

Tecnologia mais moderna para o sistema de iluminação automotiva, as lâmpadas de LED comercializadas pela Philips no mercado de reposição combinam alta potência e uma base compatível com as lâmpadas halógenas convencionais, sem a necessidade de adaptação elétrica.

Ao reunir os três principais benefícios da iluminação automotiva, segurança, estilo e durabilidade, o LED oferece luz branca e intensa, traz faixo de luz mais potente e seguro, não ofuscando a visão de outros motoristas e capacidade de oferecer mais luminosidade quando comparada com a halógena convencional e vida útil extra longa, oferecendo maior tranquilidade e confiabilidade ao motorista.

Diferentes formatos de lâmpadas

Após conhecer as tecnologias de lâmpadas disponíveis no veículo, o próximo passo para a realização de substituição é ter conhecimento do formato da lâmpada compatível com o ano, modelo e marca do seu automóvel.

Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário, no site da Philips ou ainda consultando um especialista.

Vale acrescentar que grande parte dos veículos que circulam no País usam lâmpadas do tipo H4 ou H7. Mas há ainda outros formatos como H1, H3, H11, H13, H16 etc. Já as de Xenon, os principais formatos são o D1S, D1R, D2S, D2R, D3S, D3R, D4S e D4R.

Escolha a lâmpada certa!

Agora, com essas informações em mãos, o consumidor pode escolher a lâmpada certa que atende às suas necessidades, lembrando ainda que a Lumileds disponibiliza lâmpadas Philips que oferecem um ´upgrade´ sem implicar na troca da tecnologia.

Assim, consumidor pode, ao substituir a lâmpada, escolher por um produto que traz melhor desempenho, seja para o dar mais estilo ao veículo, trazer mais segurança ou elevar a durabilidade.

Estilo – A exemplo da Philips CrystalVision ultra, a lâmpada provoca o efeito xênon com um tom azulado marcante e único, deixando o farol mais bonito e moderno.

A luz brilhante de até 4.100 K (lâmpada convencional tem em média 3.200 K) é referência no mercado graças à tecnologia exclusiva da marca Gradient Coating de cobertura de lâmpadas. A instalação não requer adaptação elétrica e pode ser substituída sem risco de multas.

Segurança – A iluminação é um aspecto preventivo no ciclo de segurança, pois garante “ver e ser visto”, oferecendo a possibilidade ao condutor de prevenir acidentes.

Mais luz é sinônimo de mais segurança e a Philips X-tremeVision, por exemplo, projeta 130% mais luz quando comparada com as halógenas convencionais, sem ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário, pois há grande intensidade de iluminação nos pontos onde a lei permite – na linha de corte do farol.

Isso significa na prática também um aumento da luminosidade e, consequentemente, na visão periférica do motorista. O tempo de vida útil da lâmpada, de 450 horas, é também significativamente maior que as concorrentes do segmento

Durabilidade – Para quem trafega longas distâncias, a durabilidade das lâmpadas pode ser um aliado a fim de evitar paradas frequentes em oficinas.

A LongLife EcoVision traz durabilidade até quatro vezes mais quando comparada com as convencionais do automóvel.

Para garantir a alta durabilidade e redução do desgaste natural, essa lâmpada recebeu melhorias tecnológicas no projeto do filamento e no gás de preenchimento.

Troque em pares

Contudo, seja qual for a lâmpada, seu formato ou o motivo da troca, é muito importante que a substituição seja sempre feita em pares.

A troca das lâmpadas simultâneas evita que o feixe de luz fique descompensado quando se troca apenas uma lâmpada, tornando a condução noturna mais perigosa, por exemplo.

É também comum que pouco tempo depois de trocar uma das lâmpadas a outra falhe devido ao desgaste acumulado.

Procure um especialista

Os profissionais mais recomendados para realizar esse procedimento são os especialistas em mecânica e, por isso, o proprietário do veículo deve procurar uma oficina de confiança para fazer a substituição.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança