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Sumitomo Rubber Industries aprimora tecnologias para acompanhar evolução da indústria automotiva

Com a chegada da CASE (Connected, Autonomous, Shared & Services, Electric) e do MaaS (Mobility as a Service) e a subsequente ascensão do compartilhamento de carros, caronas e outros novos tipos de serviços de mobilidade, estamos cada vez mais vendo uma mudança no papel que os automóveis desempenham em nossa sociedade: a transição de um ativo que é propriedade, tornando-se uma ferramenta de utilidade.

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Como consequência dessa transformação da indústria automotiva, agora a Sumitomo Rubber Industries também está vendo algumas grandes mudanças nos requisitos funcionais e de desempenho dos pneus.

Com essas tendências recentes e de olho na Sociedade de Mobilidade do Futuro, o Grupo Sumitomo Rubber está avançando ativamente com a pesquisa e o desenvolvimento sobre o SMART TYRE CONCEPT (Conceito de Pneu Inteligente), com o objetivo de desenvolver pneus e serviços periféricos que proporcionam maior desempenho quando se trata de Segurança e Meio Ambiente.

Visão geral do Conceito de Pneu Inteligente – O Conceito de Pneu Inteligente é o termo que o Grupo encontrou para os esforços contínuos que a empresa vem praticando para desenvolver as diversas tecnologias necessárias para criar os pneus do futuro, como “pneus que respondem às necessidades de veículos autônomos”, “pneus que fornecem soluções para maior segurança e tranquilidade”, “pneus que incorporam o conceito de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA)” e assim por diante.

O Grupo Sumitomo Rubber já fez progressos significativos no desenvolvimento de produtos que incorporam tecnologias do Conceito de Pneu Inteligente, incluindo a “Tecnologia de Desempenho Sustentável”, o que impede a deterioração do desempenho dos pneus devido ao desgaste e degradação da borracha ao longo do tempo para que os pneus possam manter um desempenho semelhante por mais tempo, bem como a “Avaliação do Ciclo de Vida”, que melhora o desempenho ambiental durante todo o ciclo de vida de um pneu para que os pneus possam contribuir para a realização de uma sociedade orientada à reciclagem.

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Ao mesmo tempo, o Grupo também segue avançando com o desenvolvimento de novas soluções em serviços usando várias ferramentas digitais inovadoras.

Veja quais são os 6 principais temas da área de P&D da companhia:

  1. Núcleo de detecção / sensor

Combinando um amplo conhecimento sobre o comportamento dinâmico dos pneus adquiridos ao longo de muitos anos de desenvolvimento de produtos de ponta com tecnologia digital avançada, que analisa e interpreta os sinais de velocidade da roda gerados pela rotação dos pneus, o SENSORING CORE é uma tecnologia própria que é capaz de detectar várias condições de pneus e estradas, incluindo pressão dos pneus, progressão de desgaste e carga, bem como a aderência da própria estrada.

Esse mesmo tipo de tecnologia já encontrou aplicações práticas na forma do “Sistema de Alerta de Esvaziamento dos pneus (DWS)”, que detecta qualquer diminuição na pressão dos pneus e alerta prontamente o motorista.

O DWS foi instalado em inúmeros veículos até o momento. Com o SENSOR CORE, a empresa aplicará ainda mais as capacidades deste sistema para analisar e interpretar uma gama mais ampla de dados sobre as condições de pneus e estradas, utilizando esses dados não apenas para o controle otimizado do veículo, mas também para uma análise mais aprofundada do Big Data acumulada através da nuvem de veículos em toda uma cidade ou até mesmo em toda uma sociedade.

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Os resultados desta análise serão então fornecidos de volta aos veículos como um fluxo constante de feedback para que esses possam detectar e evitar ativamente riscos relacionados às condições de pneus ou estradas antes mesmo de surgirem.

O que diferencia o SENSOR CORE é o fato de que essa tecnologia usa os próprios pneus como sensores, o que significa que não requer sensores adicionais ou outra instalação de hardware e é completamente livre de manutenção.

  1. Piso Ativo

Com a transição para veículos autônomos, o papel que os seres humanos desempenham na garantia do transporte seguro diminuirá à medida que os próprios veículos assumam mais responsabilidades nesse sentido.

Como os pneus são a única parte de um veículo que entra em contato direto com o solo, o Grupo Sumitomo Rubber está trabalhando para estabelecer uma nova tecnologia que responda a mudanças nas condições da estrada (como água) alterando ativamente os traços funcionais da borracha de banda de rodagem para otimizar o desempenho dos pneus para a superfície atual do solo e as condições climáticas, garantindo assim uma condução segura e tranquila, mesmo diante de mudanças bruscas nas condições da estrada durante a condução automatizada.

  1. Tecnologia de Desempenho Sustentável

A Tecnologia de Desempenho Sustentável inibe o declínio do desempenho devido ao desgaste dos pneus e à degradação da borracha ao longo do tempo para que os pneus possam manter um desempenho de novo por mais tempo.

No desenvolvimento desta tecnologia inovadora, o Grupo Sumitomo Rubber aproveitou ao máximo sua exclusiva “Análise de IA do salto de pneu” e a “Advanced 4D Nano Design”, Tecnologia de Desenvolvimento de Novos Materiais, a fim de lançar luz sobre os mecanismos de nível molecular por trás do desgaste dos pneus e a degradação da borracha ao longo do tempo.

O Grupo Sumitomo já lançou em alguns mercados específicos pneus, como o ENASAVE NEXT III e o VEURO VE304, que incorporam a Tecnologia de Desempenho Sustentável na forma de “Polímero Hidrogenado”, um novo material de borracha que é diferente de qualquer outro tipo de polímero usado em pneus antes.

A Tecnologia de Desempenho Sustentável também levou à adoção do Liquid Farnesene Rubber, nos pneus sem pino WINTER MAXX 03, permitindo que esses pneus mantenham um excelente desempenho no gelo por mais tempo, graças à capacidade deste material avançado de preservar a flexibilidade da borracha a longo prazo.

  1. Pneus sem ar

O Grupo Sumitomo Rubber também está avançando com a pesquisa e o desenvolvimento para trazer ao mercado uma versão prática da Gyroblade, marca de pneu do Grupo que não precisa ser inflada.

Os pneus sem ar proporcionam maior segurança de transporte e tranquilidade ao livrar o motorista das preocupações com pneus furados e controle da pressão dos pneus.

  1. Avaliação do Ciclo de Vida

O Grupo Sumitomo Rubber está trabalhando ativamente também para desenvolver produtos que contribuam para a realização de uma sociedade orientada à reciclagem, incorporando o conceito de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) em seus produtos com o objetivo de melhorar o desempenho ambiental durante todo o seu ciclo de vida, focando não apenas em matérias-primas e uso de produtos, mas também na fabricação, transporte e até reciclagem.

A empresa já fez grandes progressos na promoção da LCA quando se trata de matérias-primas, incluindo o desenvolvimento dos primeiros pneus 100% livres de recursos fósseis do mundo feitos a partir de recursos naturais em 2013.

Em 2019, o Grupo acompanhou isso com o lançamento do “ENASAVE NEXT III”, um dos primeiros pneus do mundo a incorporar “nanofibra de celulose”, um material de biomassa de alto desempenho que o governo do Japão está promovendo como uma iniciativa fundamental do setor.

  1. Soluções em serviços

De acordo com as mudanças em curso em nossa Sociedade de Mobilidade, agora está se tornando cada vez mais importante fornecer soluções que atendam às necessidades em evolução da sociedade, especialmente quando se trata de segurança e tranquilidade.

E assim, o Grupo Sumitomo Rubber está trabalhando para desenvolver “Soluções em Serviços de Gerenciamento de Pressão de Pneus” que aproveitam ao máximo os dados de pressão e temperatura dos pneus obtidos de sua própria tecnologia de sensores, a fim de fornecer novas soluções para seus clientes.

Por exemplo, o uso de sensores para monitorar constantemente a pressão e a temperatura dos pneus durante a operação permitirá um manuseio mais suave de furos e qualquer outro problema com os pneus sempre que possa ocorrer com os veículos.

Seguindo em frente, o Grupo também pretende implantar um “Serviço de Gerenciamento de Desgaste de Pneus” a partir de 2023 antes de expandir a gama de serviços em cooperação com diversos parceiros de negócios, a fim de fornecer soluções totais para todas as coisas relacionadas aos pneus a partir de 2025.

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