A chegada do modelo híbrido Song Plus DM-i, quarto automóvel apresentado ao mercado nacional em prazo de um ano, consolida cada vez mais uma relação de sucesso da BYD com o Brasil. Essa história teve início em 2015, com a inauguração da primeira fábrica de chassi de ônibus elétricos, em Campinas (SP).
Fábrica de chassi de ônibus elétricos – A BYD é líder global em vendas de ônibus 100% elétricos e no Brasil é pioneira na produção de Ônibus 100% elétricos a bateria. Hoje, possui sete modelos de ônibus elétricos homologados — básico piso alto, básico piso baixo, padron piso alto, padron piso baixo, articulado piso alto, articulado piso baixo e o rodoviário.
Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos. Vale destacar que cada ônibus elétrico padron de 13 metros em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano, um articulado equivale a 1.311 árvores por ano. Apenas na cidade de São Paulo, a BYD tem 18 ônibus elétricos em operação diária desde 2019 que já rodaram mais de 2,5 milhões de quilômetros, oferecendo qualidade, segurança e economia.
Os ônibus elétricos BYD se tornam ainda mais vantajosos para os operadores de transporte público, que carregam os ônibus durante a madrugada, quando a demanda e o preço da energia são baixos. O operador ainda tem a possibilidade de gerar a própria energia para alimentação dos ônibus e veículos elétricos (seja por meio de energia fotovoltaica ou eólica), totalmente livre da dependência de energia elétrica. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.
BYD Energy do Brasil, líder nacional de módulos fotovoltaicos – Em 2017, a BYD abriu uma segunda fábrica, também em Campinas. Desta vez, o foco era a produção de módulos fotovoltaicos. Rapidamente, a BYD Energy do Brasil se tornou a maior fabricante desse tipo de produto.
Os módulos fotovoltaicos BYD proporcionam independência energética e economia, sendo uma fonte de energia limpa e renovável. São adequados para usinas centralizadas e/ou distribuídas nas mais diversas potências e dimensões. Podem ser aplicados nas áreas urbanas, rurais, indústrias, comércio, residências, condomínios e usinas.
Em abril deste ano, a BYD Energy do Brasil inaugurou uma nova linha de produção de módulos fotovoltaicos em Campinas. Além de implantação de equipamentos de última geração, que permitiram elevar o nível de automação e tecnologia nos processos fabris, foram agregadas diversas tecnologias aos produtos, como Multi-busbar, half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap. A empresa passa a comercializar uma linha completa de módulos de alta potência, mono e bifaciais, que variam de 450W até 670W.
As novas instalações da BYD Energy receberam uma completa renovação em seus equipamentos e processos, seguindo uma tendência mundial, adotando a mais alta tecnologia disponível no Brasil e exterior. Com isso, a empresa se fortalece e mantém a liderança no mercado nacional, não só em volume produzido, mas também em tecnologia de ponta, caracterizando-se com uma das empresas que mais investem em novos processos e equipamento no setor.
A nova linha permitiu também que a fábrica se tornasse compatível com todas as dimensões de células fotovoltaicas atualmente disponíveis no mercado, com grande ganho de produtividade e eficiência. Assim, agora é possível realizar a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou double-glass.
Fábrica de baterias em Manaus – Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). Os módulos de baterias BYD possuem vida útil de 30 anos, sendo seu primeiro uso nos veículos elétricos, por um período aproximado de 15 anos, e uma segunda vida em sistemas de armazenamento de energia off-grid por mais 15 anos. Em seguida, seguem para reciclagem.
Caminhões 100% elétricos – Um dos focos de atuação da BYD no país é a comercialização de caminhões multivocacionais 100% elétricos. Os modelos são aplicados na coleta e compactação de lixo. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio garante autonomia de até 200 km, o equivalente a cerca de oito horas em operação em condições normais de trânsito. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio garante autonomia de até 200 km, o equivalente a cerca de oito horas em operação em condições normais de trânsito.
O caminhão elétrico BYD possui vida útil estimada de até 20 anos e custo com energia elétrica de um quarto do valor gasto com combustível fóssil. Cada caminhão BYD 100% elétrico evita, em média, a emissão de 133 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 949 árvores por veículo.
Durante a Intermodal South America 2022, maior feira do setor de logística da América Latina, a empresa anunciou a chegada de um novo caminhão totalmente elétrico ao mercado brasileiro. Trata-se do modelo BYD T7 12.220, que opera com baixa emissão de ruídos e zero emissão de poluentes, sendo indicado para operações urbanas, com até 12 toneladas de peso bruto total.
SkyRail, solução para dificuldade do tráfego urbano – No Brasil, a empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho): em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. O SkyRail é projetado para auxiliar na solução do congestionamento do tráfego urbano por meio de um sistema de monotrilho suspenso. É eficiente em termos energéticos, com emissão zero de poluentes e operação silenciosa.
A solução proporciona menor impacto ambiental comparado a outros transportes sobre trilho e traz a possibilidade de reurbanização associada ao projeto, gerando retorno em qualidade de vida para a população. Além disso, o monotrilho da BYD demanda uma faixa estreita na via, o que causa menor impacto urbano durante a operação.
Furgão elétrico, emissão zero de poluentes – O furgão BYD eT3 100% elétrico possui autonomia de 262 km com uma carga de até duas horas. O modelo vendido em território nacional é o eT3 e oferece ainda a possibilidade de recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais.
Sua bateria é livre de manutenção, sem efeito memória e possui vida útil de até 10 anos na operação automotiva. Deixa de emitir 14 toneladas de CO2 por ano de trabalho, o que equivale ao plantio de 99 árvores por veículo.
Equipamentos de movimentação – Desde 2009, a BYD investe no setor de empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores 100% elétricos com bateria de fosfato de ferro-lítio. Uma linha completa de equipamentos com capacidade de 1,6 a 25 toneladas que não agridem o meio ambiente, tem maior autonomia e carregam mais rápido que as tecnologias tradicionais de baterias.
As empilhadeiras com bateria de fosfato de ferro-lítio apresentam uma grande economia de recursos, uma vez que evita o investimento na implantação do Pit Stop GLP e da sala de baterias, que seriam necessários no caso de utilização de outro tipo de equipamento. Econômicos, o custo operacional é até 40% menor na comparação com os equipamentos a combustão.
Aliás, a BYD possui o maior parque de empilhadeiras com baterias de fosfato de ferro-lítio do Brasil. Cada equipamento de movimentação 100% elétrico vendido pela BYD traz grande benefício ao meio ambiente, pois deixa de emitir, em média, 42 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de cerca de trezentas árvores. Em 2016, as empilhadeiras BYD ganharam o prêmio IFOY (International Intralogistics and Forklift Truck of the Year) de melhor empilhadeira elétrica do mundo. O IFOY é o principal prêmio do setor de logística na Europa.
Com capacidade para transporte de até 25 mil kg, o rebocador Green Tug 100% elétrico tem autonomia para três turnos de operação, capacidade de recarga total em 2,5h e não necessita de salas de baterias. Além disso, o equipamento possui o menor custo total de propriedade. (
Todo esse envolvimento com produtos sustentáveis, de altíssima segurança e qualidade, retrata a atuação da empresa em diversos segmentos. Em abril de 2021, por exemplo, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
BYD NO MUNDO – A geração de energia solar, o armazenamento de energia e a mobilidade elétrica como instrumento para redução da poluição, melhoria da qualidade de vida e criação de empregos verdes. Esse era o sonho de Wang Chuanfu, fundador e atual CEO da BYD. Ele queria, em um primeiro momento, que a China crescesse sem poluição, por meio de energia limpa.
E a sua colaboração nesse processo atende pelo nome de BYD (Build Your Dreams, ou, em português, Construa Seus Sonhos) e começou em 1995. Naquele momento, o também químico começava a escrever a história de uma das maiores empresas privadas do país asiáticos e que, hoje, é uma das principais expoentes desse assunto mundialmente.
Com sede em Shenzhen, na China, a BYD desenvolveu uma sólida experiência em baterias recarregáveis e se tornou uma defensora implacável do desenvolvimento sustentável. A criação de um Ecossistema de Energia com Emissões Zero – compreendendo geração de energia solar, armazenamento de energia e transporte eletrificado – tornou-a líder nos setores de energia e transporte.
Sua expansão foi global. A BYD é um dos maiores fabricantes globais de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Supera 600 mil funcionários, em mais de 400 cidades, com operações em mais de 6 continentes e 70 países e já desenvolveu acima de 38 mil patentes, e mais de 26.000 aprovadas. É ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. E a única empresa a fornecer uma série completa de componentes estruturais (metal, vidro, cerâmica, plástico etc.) e design e fabricação de produtos completos.
Destaques BYD
- A BYD é a empresa líder mundial de vendas de automóveis eletrificados.
- É líder em vendas de veículos elétricos na China por nove anos consecutivos
(2013 -2021)
- As vendas acumuladas BYD de veículos elétricos de passageiros já somam mais de
3 milhões de unidades.
- Segundo o site Companies Market CapLogo, a BYD é a quarta empresa mais valiosa no setor automobilístico mundial, à frente de renomadas montadoras de muita tradição e com mais de 1 século de existência.
- Em março de 2022, a BYD alcançou marca histórica de vendas na China, um dos principais mercados em todo o mundo. Naquele período, a empresa contabilizou 104.338 carros comercializados no mercado, sendo 50.674 híbridos e outros 53.664 totalmente elétricos. O resultado é um recorde mensal entre montadoras chinesas.
- Também em 2022, pelo segundo ano consecutivo, a tradicional revista TIME elegeu
a BYD com uma das 100 empresas mais influentes do mundo. Com o título “Charging Up China” (em português, “Carregando a China), a publicação americana destacou que “sob o comando do CEO Wang Chuanfu, a empresa vendeu quase 600 mil veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in na China — o maior mercado automotivo do mundo — em 2021, um aumento anual de 232%”.
- A BYD começou a pesquisar e a desenvolver caminhões elétricos em 2012 e se tornou a primeira empresa do mundo a investir em P&D de caminhões elétricos. A empresa já entregou mais de 13.000 caminhões e chassis de caminhões 100% elétricos nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália e China, entre outros países.
- A BYD foi a primeira montadora a comercializar táxis elétricos.
- A BYD é líder global de vendas de ônibus elétricos e já entregou mais de 70 mil unidades pelo mundo. Juntos, os ônibus elétricos da BYD rodaram 5,5 bilhões de quilômetros em todo o mundo, deixando de emitir 3,8 milhões de toneladas de CO2.
- Em março de 2020, a BYD lançou oficialmente a bateria Blade, que redefiniu o padrão de segurança da nova energia veículos e tornou-se a referência líder em segurança de baterias de energia global.
- Em abril de 2022, a BYD e a Shell assinaram um acordo de cooperação estratégica para promover a transição energética e melhorar a experiência de carregamento para os usuários de veículos elétricos puros e híbridos plug-in da marca.
- Na COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que aconteceu no ano passado, em Glasgow, Escócia, a BYD assinou três importantes acordos globais para acelerar a transição para veículos não poluentes. Estes acordos incluem a assinatura de dois diferentes Memorandos Globais de Entendimento (MOU).
- O primeiro acordo se aplica às vendas globais de novos automóveis e furgões 100% elétricos que não emitem poluentes, sendo 2040 a data alvo nos principais mercados. O segundo MOU é referente às vendas de veículos médios e pesados, com o mesmo objetivo global de emissões zero até 2040; uma meta já alcançada pela BYD desde 2015, quando lançou pela primeira vez seus caminhões 100% elétricos nestas categorias de tamanho.
- O terceiro acordo assinado pela BYD é um “Call to Action” global liderado pela Transportation Decarbonisation Alliance no que diz respeito à infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.
- BYD anunciou a interrupção das produções dos veículos a combustível em março de 2022, usando esse tipo de motorização apenas em modelos híbridos da marca.
- Em maio de 2021, a BYD foi a segunda empresa mundial a produzir um milhão de carros elétricos de passageiros.
- A BYD possui mais de 600 mil funcionários, opera em mais de 400 cidades, com operações em mais de 6 continentes e 70 países.
- Até novembro deste ano, o uso dos veículos elétricos BYD em todo o mundo já trouxeram uma redução de mais de 14,6 bilhões de toneladas de CO2.
- A BYD começou a pesquisar e a desenvolver caminhões elétricos em 2012 e hoje é reconhecida como a primeira empresa do mundo a investir em pesquisa e desenvolvimento desse tipo de veículo.
- A BYD integra há 2 anos a Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
- Um dos grandes objetivos da empresa é proteger o planeta, e beneficiar as gerações futuras por meio de tecnologias sustentáveis para ajudar a esfriar a Terra em 1°C.