Pela primeira vez um Boeing 777-300ER operado pela Swiss International Air Lines (SWISS) decolou em um voo comercial com a tecnologia de superfície AeroSHARK desenvolvida em conjunto pela Lufthansa Technik e a BASF.
A fuselagem e os compartimentos do motor da aeronave foram recentemente equipados com aproximadamente 950 metros quadrados das chamadas películas Riblet, que reproduzem as propriedades de eficiência de fluxo da pele de tubarão a fim de reduzir o atrito.
As simulações de fluxo já identificaram um potencial de economia de pouco mais de um por cento para este tipo de aeronave.
Os primeiros voos programados com a aeronave registrada como HB-JNH começaram em outubro e servirão para validar este potencial de economia nas operações de voo diárias.
Graças à sua estrutura especial de superfície nervuras microscópicas – conhecidas como Riblets – o AeroSHARK reduz a resistência ao atrito da pele externa desta aeronave em pouco mais de 1%, de acordo com os cálculos e simulações de fluxo.
Como resultado, o consumo de combustível e as emissões de CO2 também são reduzidos na mesma ordem de grandeza.
Para este Boeing 777-300ER da SWISS, isto equivaleria a uma economia anual de cerca de 400 toneladas de querosene e mais de 1.200 toneladas de dióxido de carbono.
A modificação AeroSHARK do HB-JNH começou no final de agosto e culminou em vários voos de teste nos dias 8 e 9 de setembro.
Durante esses voos, foi necessário demonstrar detalhadamente que a modificação AeroSHARK não teve impacto negativo na segurança operacional e no manuseio do Boeing 777.
Assim que o potencial de economia calculado for validado em operações de voo reais, está planejado o início da implantação em escala real nos clientes de lançamento SWISS e Lufthansa Cargo.
Outros Boeing 777s receberão então a modificação AeroSHARK como parte das escalas de manutenção regular.
Ambas as companhias aéreas planejam ter todos os seus Boeing 777-300ERs e 777Fs equipados sucessivamente com o AeroSHARK.
Isto faria delas as primeiras companhias aéreas comerciais e de carga do mundo a otimizar uma subfrota completa com esta tecnologia.
Quando todos os onze Boeing 777 existentes da Lufthansa Cargo e doze da SWISS tiverem recebido sua modificação AeroSHARK, eles reduzirão a pegada de carbono do Grupo Lufthansa em mais de 25.000 toneladas anuais.