A Audi anunciou na Consumer Eletronic Show (CES) em 2019 que transformaria seus veículos em uma plataforma de experiência de Realidade Virtual (VR). Agora, a marca das quatro argolas mostrará ao público na próxima edição do evento, que ocorre em Las Vegas (EUA) entre os dias 5 e 8 de janeiro, as suas inovações no tema, como o jogo de realidade virtual “Pixel Ripped 1995: On The Road”, que serão lançadas na Alemanha e, posteriormente, em outros mercados europeus ao longo do próximo ano.
A Audi é a primeira fabricante global de veículos a investir na produção em série de seus veículos a Realidade Virtual como opção de entretenimento a bordo, por meio dos óculos “holoride”. Na CES 2023, considerada a maior feira de tecnologia e eletrônicos do mundo, os visitantes terão a oportunidade de experimentar o equipamento no banco traseiro dos Audi e-tron e Audi e-tron Sportback.
A nova tecnologia holoride adapta em tempo real o conteúdo virtual mostrado na tela imersiva aos movimentos de condução do veículo. Por exemplo, se o veículo fizer uma curva à direita, a nave espacial no mundo virtual, por exemplo, também vira à direita. Se o veículo acelerar, a nave espacial também acelera, e assim por diante. Com isso, a viagem no veículo se integra ao jogo. Além disso, ao sincronizar as experiências visual e sensorial do usuário aos movimentos do veículo, o holoride diminui os riscos de enjoos comuns aos passageiros que realizam outras tarefas com o veículo em movimento.
A redefinição do entretenimento a bordo – A Audi começou a desenvolver a tecnologia de Realidade Virtual (ou Realidade Expandida) para passageiros do banco traseiro a partir da CES 2019, recebendo desde então diversos prêmios em feiras e exposições. A empresa de tecnologia do entretenimento holoride, responsável pela produção dos equipamentos, começou a comercializá-los para diferentes fabricantes. Após o lançamento da plataforma na Alemanha, o holoride será lançado nos mercados europeus no início de 2023.
“Integrar o holoride em nossos modelos significa que estamos redefinindo o entretenimento no veículo”, afirma Giorgio Delucchi, responsável da Audi pelas áreas de Experiências e Negócios Digitais. “Combinar os dados do veículo em tempo real com o conteúdo virtual cria um tipo de experiência completamente nova. A digitalização do veículo é um componente essencial na transformação da cabine em um terceiro espaço de convivência, que mistura os ambientes pessoal e profissional em um só”.
Integração com a linha Audi – A linha completa da Audi está se preparando para agregar o sistema de entretenimento com realidade virtual. Para desfrutar a experiência do holoride, estão entre os requisitos o kit de iniciação “Pioneers Pack”, o kit de entretenimento modular de terceira geração (MIB 3). A tecnologia estará presente na linha 2023 dos veículos A4, A5, A6, A7, A8, Q5, Q7, Q8, Q8 e-tron, Audi e-tron, Audi e-tron Sportback e Audi RS e-tron GT.
Esses modelos começam a integrar o sistema VR com o holoride nos mercados europeu, canadense, norte-americano, japonês e chinês inicialmente. O fone de ouvido sem fio é conectado ao veículo via Bluetooth de Baixa Energia (BLE).
Jogo retrô de realidade virtual – Os usuários do holoride poderão desfrutar de jogos antológicos e uma série de conteúdos interativos. No jogo de realidade virtual “Cloudbreakers: Leaving Heaven”, por exemplo, os jogadores mergulham em um futuro distópico com batalhas que se adaptam aos movimentos do veículo, tempo da viagem e rota percorrida.
Seguindo os títulos de sucesso “Pixel Ripped 1989” e “Pixel Ripped 1995”, uma nova versão do jogo nostálgico com um visual 2D está chegando. No jogo especialmente projetado para o veículo, os jogadores acompanham a família Keene em uma viagem de Natal e apoiam David Keene nesta missão. A novidade aqui é que os movimentos do veículo são incorporados ao jogo, desenvolvido pelo estúdio de jogos ARVORE.
Os quatro anéis no pavilhão CARIAD – A CARIAD, empresa de software automotivo do Grupo Volkswagen, estabeleceu os requisitos para uso dos holorides nos modelos da Audi. Pela primeira vez, a companhia CARIAD também terá um pavilhão na CES. Ela apresentará soluções inovadoras no novo centro de convenções, inclusive a sua parceria com a Audi. Isto significa que a marca das quatro argolas será representada no pavilhão da CARIAD, pois a Audi confia na especialização acumulada e sinergias dentro do Grupo Volkswagen no desenvolvimento de sistemas digitais complexos. Na CARIAD, a experiência digital do usuário é considerada em cada veículo do Grupo Volkswagen – cobrindo desde o processamento de imagem e sensor à arquitetura dos sistemas.