A tecnologia híbrida 48V chega ao portfólio da CAOA CHERY. Primeira montadora a produzir localmente veículos com essa tecnologia, a marca disponibilizará no mercado versões nacionais do Tiggo 5x PRO Hybrid e Tiggo 7 PRO Hybrid, além do sedan Arrizo 6 PRO Hybrid importado.
Baseada na substituição do alternador tradicional por um gerador/ motor BSG (Belt Starter Generator), o sistema híbrido funciona recuperando a energia cinética gerada nas frenagens. Essa energia é armazenada em uma bateria 48V e utilizada para auxiliar e aumentar o torque e potência gerados pelo motor a combustão quando solicitados. Ou seja, o motor de combustão interna é assistido pelo sistema elétrico. O sistema é inteligente e detecta, a partir do modo de condução do motorista, quando há necessidade por economia ou por desempenho, utilizando o algoritmo desenvolvido no seu máximo potencial.
Outro diferencial é a melhora do desempenho. O sistema BSG entrega 10 CV de potência e 40Nm (4,1 kgfm) adicionais para auxiliar o motor a combustão.
Por esse motivo, na versão híbrida os modelos da CAOA CHERY passam a ter 160 cv de potência máxima e 25,5 kgfm de torque máximo. Os veículos Tiggo 5x PRO Hybrid, Tiggo 7 PRO Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid seguem contando com câmbio CVT de 9 velocidades.
A tecnologia Híbrida 48V conta também com sistema start-stop que desliga o motor em paradas como semáforos e dá partida automaticamente quando acionado o acelerador. Esse sistema também auxilia na redução do consumo e na emissão de poluentes, além de minimizar ruídos ociosos enquanto o veículo está parado.
Além da motorização híbrida e do sistema start-stop, o Tiggo 5x PRO Hybrid ganhou itens de tecnologia e design na nova versão. O modelo passa a contar com volante de base reta, com design mais esportivo; sensor de chuva e carregador de celular wireless.
Confira no vídeo avaliação completa realizada por Tarcisio Dias: