Em novembro fui até São Paulo conhecer de perto o e2008, inclusive no Mecânica Online você encontra um material muito completo desse lançamento. Agora, já no Recife, tive a oportunidade de passar alguns dias com o totalmente elétrico 2008 e conhecer na prática seus recursos e diferenciais quando o assunto é veículo elétrico.
Temos aqui o terceiro veículo totalmente elétrico da Peugeot em nosso mercado, oferecido em versão única de acabamento e propulsão unicamente elétrica.
Uma boa notícia é que o preço nesse mês de janeiro de 2023 continua igual ao apresentado no lançamento: R$ 260 mil reais.
Vamos iniciar logo falando em Mecânica Online. A performance do e-2008 vem de um motor que entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cavalos de potência (100 kW), com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: SPORT (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), NORMAL (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e ECO (foco na otimização da autonomia), e a escolha é feita a partir do simples toque no botão.
Você pisa e ele responde de imediato, precisando de apenas 9,9 segundos para fazer o 0 a 100 km/h.
O modelo traz ainda um novo seletor de condução onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria, otimizando a autonomia – para além disso, a função também contribui com o aumento da vida útil das pastilhas de freio.
Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance garante ao Novo e-2008 uma autonomia de 345 km com carga completa (ciclo WLTP).
O e-2008 pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug, posicionado no mesmo local que seria o de abastecimento em um veículo térmico.
Poder de Carga / Tempo Previsto (bateria kW a 80%)
100 kW (estação recarga): 30 minutos
50 kW (estação recarga): 53 minutos
7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02
1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56
O design do e2008 literalmente foi destaque em nossa avaliação. E com essa cor azul foi difícil não ser visto no trânsito. Essa cor perolizada é cobrada por fora, um adicional de cerca de R$ 2.800.
Cabe também mencionar a manutenção da oferta de segurança de alto nível, com aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags. Um pacote de ADAS nível 2, que constitui o PEUGEOT DRIVER ASSIST PLUS.
O magnetismo visto no exterior do NOVO e-2008 também está presente do lado de dentro. Para começar, o PEUGEOT i-Cockpit 3D® garante o toque de exclusividade ao interior do modelo, mas não somente isso: ele traz muita funcionalidade para uma condução intuitiva.
Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o Cluster 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches. Os bancos de couro com formato esportivo e um belo teto solar panorâmico completam o pacote visual que encanta quem viaja a bordo do NOVO PEUGEOT e-2008, e ainda há uma ambientação com oito opções de cores de iluminação, para dar o toque final de personalização.
A central multimídia é de 10″ com navegação GPS integrada. Não podemos deixar de falar do teto solar panorâmico.
Temos rodas bi-ton diamantadas de 18 polegadas, boa altura em relação ao solo, modularidade dos bancos bi-partidos e porta-malas que oferece 434 litros de capacidade com dois níveis de organização.
E para você que está preocupado com a recarga do e2008, a Peugeot oferece como acessório a estação de recarga de 7,4 kW e 22 kW com uma tomada por 6.849,00, que garante carregar 80% da bateria em cerca de 6 horas (uma autonomia de 276 km no caso do e2008). Nesse valor não está incluída a instalação, apenas a estação.