O ano de 2022 fechou com números muito representativos para o segmento de veículos leves eletrificados no Brasil: 49.245 unidades emplacadas; um market share de 2,5% em relação ao total de emplacamentos domésticos no mesmo período (1.957.699) e uma frota eletrificada total circulante de 126.504 veículos.
Cabe lembrar que o market share dos eletrificados fechou o ano de 2021 em 1,8%, o que indica que o mercado de eletrificados está avançando, com mais investimentos e apostas neste segmento, tanto por parte das montadoras como pelos consumidores da tecnologia.
BEV – O destaque de 2022 foram os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), que ganharam mercado, totalizando, em conjunto, 18.806 emplacamentos no ano, que representam 0,9% do total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves realizados no país no período.
As projeções da ABVE indicam que em 2023 este percentual deverá aumentar.
Os plug-in (híbridos ou 100% elétricos) são aqueles veículos cuja bateria pode ser recarregada por um eletroposto ou outra fonte externa de energia.
Desde 2019, os veículos leves 100% elétricos (BEV) têm aumentado sua participação no mercado brasileiro. Em 2022, este segmento alcançou a marca de 8.458 unidades emplacadas, o representa um aumento de 197% em relação a 2021 (2.851 unidades).
Se a comparação for realizada com 2020 (801), o crescimento dos BEV é muito maior, atingindo o percentual de 956%.
Esses números indicam que a tecnologia 100% elétrica vem aumentando muito sua participação no mercado e cada vez mais ganhando consumidores ávidos por um transporte não poluente e sustentável.
Também tem crescido exponencialmente a participação dos BEV no total de veículos leves eletrificados comercializados no Brasil.
Em 2020, os veículos 100% elétricos representavam 4% do total de eletrificados (801, sobre 19.745). Em 2021, essa participação pulou para 8% (2.851, sobre 34.990). E em 2022 atingiu a participação recorde de 17% (8.458, sobre 49.245) – mais que o dobro do ano anterior.
BEV-VEÍCULO ELÉTRICO LEVE 100% A BATERIA EVOLUÇÃO DE VENDAS NO BRASIL (2010-2022)
2010: 10
2011: 8
2012: 22
2013: 39
2014: 61
2015: 61
2016: 132
2017: 137
2018: 176
2019: 538
2020: 801
2021: 2.851
2022: 8.458
TOTAL: 13.294
1- Os BEV em circulação no Brasil (13.294) já correspondem a 10,5% do total da frota eletrificada no país até dezembro de 2022 (126.504 veículos).
2 – Até junho de 2021, o total de BEV sobre a frota eletrificada total do país era de 4,8%.
3 – O mercado de BEV no Brasil mais do que dobrou em 18 meses.
PHEV – Os veículos PHEV (elétricos híbridos plug-in) também se destacaram em 2022, chegando à marca de 10.348 unidades emplacadas no ano, com aumento de 20,4% sobre 2021 (8.595 unidades).
O avanço observado nos PHEV e BEV em 2022 pode associar-se a fatores relacionados à maior oferta de modelos no mercado, mas também ao avanço na infraestrutura de recarga, que, em 2022, ganhou mais robustez e relevância.
De acordo com estimativas de associados do Grupo de Infraestrutura da ABVE, existem atualmente cerca de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos espalhados pelos país, e a tendência para 2023 é que este número cresça ainda mais, podendo chegar a 10 mil até 2025.
MODELOS – Dos 128 modelos de veículos leves eletrificados emplacados no Brasil em 2022, 44,5% são BEV (57 modelos), comercializados por 27 montadoras, e 28% são PHEV (36 modelos), comercializados por 21 montadoras.
Os números indicam que 72,6% dos modelos emplacados no Brasil são veículos elétricos plug-in, seguindo a tendência da Europa e China.
Ao longo de 2022, a Volvo, BMW e CAOA Chery foram as montadoras que mais se destacaram nas vendas dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) no Brasil.
A maior participação foi da Volvo, em virtude tanto da oferta de modelos BEV como de PHEV.
EVOLUÇÃO – Os HEV flex (veículos híbridos não plug-in com motor flex a etanol) continuam com o maior market share de eletrificados leves no Brasil, com uma participação de 48% do mercado desse segmento em 2022.
Apesar de poucos modelos disponíveis, os HEV flex são a tecnologia mais aceita até o momento pelos consumidores de veículos eletrificados no país.
Tal escolha pode ser justificada por serem veículos muito semelhantes aos veículos movidos a combustão interna e não demandarem infraestrutura específica de recarga.
Atualmente, somente a Toyota e a CAOA Chery têm modelos com a tecnologia HEV flex. Esses modelos têm forte presença no mercado e lideram as vendas dos veículos eletrificados.
Os PHEV apresentaram um excelente crescimento ao longo de 2022 e finalizaram o ano com um market share de 21%, em decorrência da maior oferta de modelos e dos investimentos para ampliação da infraestrutura de recarga no país.
Os PHEV podem ser considerados uma alternativa para os consumidores que ainda não buscam uma alternativa 100% elétrica, como os BEVs, mas desejam adquirir uma tecnologia de baixa emissão de poluente.
Os BEV foram um dos destaques do segmento de veículos elétricos, com um market share de 17,2% em 2022 e 61 modelos disponíveis no mercado.
Os BEV apresentaram um grande crescimento na comparação entre 2021 (2.581 unidades emplacadas) e 2022 (8.458). Esse crescimento indica que os BEV têm se tornado uma aposta promissora das montadoras, que a cada ano apresentam novos modelos com essa tecnologia.
HEV – Já os HEV (veículos elétricos híbridos não plug-in) fecharam o ano de 2022 com um market share de 14%, e ao longo do ano apresentaram crescimento em todos os meses.
No Brasil, atendem esse segmento as seguintes montadoras: Mercedes-Benz, Toyota, Land Rover, Kia, Subaru, Hyundai, CAOA Chery, Lexus, Maserati, GMC, Honda e Ferrari.
COMERCIAIS LEVES – Os comerciais leves elétricos, veículos destinados ao transporte urbano de carga, também apresentaram bom crescimento em 2022.
Esse crescimento pode ser atribuído a uma necessidade das empresas de realizar suas operações de transporte de modo mais sustentável e menos poluente, atendendo assim aos princípios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), tema amplo e muito debatido durante o ano no ambiente corporativo.
Mas a oferta de modelos de veículos comerciais leves elétricos ainda é pequena. Atualmente, o mercado conta com oito modelos, importados pelas seguintes montadoras: BYD, JAC, Renault, Peugeot, Citroën, Hitech e Ford.
REGIÕES – O mercado de veículos elétricos no Brasil em 2022 concentrou-se mais nas cidades da região Sudeste. Tal característica pode ser justificada pela maior oferta de veículos na região e maior número de pontos de recarga.
Além disso, cidades como São Paulo fornecem incentivos para a consumidores adquirirem este tipo de tecnologia, seja por meio de isenção de impostos, ou por facilidades atribuídas ao uso de veículos menos poluentes ao meio ambiente.