terça-feira, 27 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Frontier Platinum 4×4 Diesel. Picape tem conforto de SUV

O visual foi repaginado e a suspensão ganhou calibração mais macia, ou seja, a Frontier é uma picape com conforto de SUV que tivemos a oportunidade de avaliar aqui em Pernambuco.

Cada vez mais as picapes são usadas como veículos de passeio do que para trabalho. Mas será que ela continua no páreo para enfrentar a concorrência da S10, Ranger, L200, Hilux e Amarok?

O uso de uma picape no dia a dia não é algo muito fácil quando você circula pela cidade. O tamanho muitas vezes complica na hora de estacionar, mas a Frontier aposta no conforto para conquistar o consumidor.

A suspensão conta com adição de travessas entre as longarinas e conjunto de eixo rígido que combina braços multilink com molas helicoidais no lugar dos feixes.

Por isso temos a sensação de uma picape com o conforto de SUV, apesar da a presença do eixo de torção normal e do balanço e “pulos” a mais quando comparados com um carro convencional.

Quando o assunto é Mecânica Online temos uma motorização 2.3 biturbo diesel de 190 cv e 45,9 kgfm adequada ao Proconve L7, inclusive contando com um tanque de ARLA 32, reduzindo as emissões de poluentes.

Uma boa novidade na linha 2023 é a adição de um sistema de modos de condução, permitindo escolher entre Standard (Normal), Sport, Off-Road e Tow (reboque). Conforme o modo escolhido, a transmissão automática de 7 velocidades busca rotações mais altas para usar o máximo da potência. Com isso, a relação entre motor e câmbio mantém o ganho de velocidade sem passar os trancos e subidas de rotação nas trocas de marchas.

Os freios agora são a disco nas quatro rodas, descartando os tambores para as rodas traseiras.
A versão Platinum, utilizada em nossa avaliação, possui pneus de uso urbano, com menor resistência a rolagem e ao mesmo tempo buscando melhor eficiência energética.

Destaque no visual, principalmente noturno, a Frontier possui faróis full-LED com quatro projetores quadriculares, lembrando muito os modelos da Porsche. A iluminação garante bom alcance da visão.
A iluminação diurna também chama atenção com LEDs, posicionados nas bordas superior e inferior do conjunto. As lanternas e os faróis de neblina também usam lâmpadas deste tipo.

A caçamba apresenta divisórias e tomada de 12 volts, mas não possui amortecimento na abertura da tampa. Os guinchos de fixação estão posicionados todos na parte de baixo, isso dificulta o transporte de cargas sem pontos de fixação na parte superior.

A antena no teto tem inclinação elevada e arrasta com facilidade.

Por dentro temos o painel de instrumentos com tela TFT de 7” para computador de bordo, mas manteve o velocímetro e o conta-giros analógico.

A central multimídia continua com um display de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay, porém fica devendo a conexão sem fio que já aparece em modelos menores e mais acessíveis. Até o controle de cruzeiro fica devendo o sistema adaptativo como alguns rivais.

Os bancos são confortáveis e temos uma boa ergonomia e posição de dirigir. Os seis airbags agora são de série e as versões mais caras trazem frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa e alerta de tráfego cruzado.

É a única picape a oferecer câmera 360°, o que facilita muito a vida na hora de manobrar, mas senti falta da capota marítima, oferecida como acessório, até mesmo na versão topo de linha.

Apesar do bom ajuste da direção, sem passar a sensação de peso, assim como acontece na L200, Hilux e Amarok, a assistência continua hidráulica e não elétrica, como já acontece com a S10 e Ranger.

O porta luvas não possui iluminação e os botões de acionamento dos vidros do lado do motorista também sem iluminação noturna.

Aos poucos, a Frontier tem crescido na categoria, principalmente para quem busca uma picape para passar mais tempo na cidade do que enfrentando estrada de terra, mostrando que a Nissan está apostando no longo prazo para conquistar os clientes. Seu preço de R$ 323.890 está na média de preços da categoria.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor
Câmbio
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x benefícios

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

O visual foi repaginado e a suspensão ganhou calibração mais macia, ou seja, a Frontier é uma picape com conforto de SUV que tivemos a oportunidade de avaliar aqui em Pernambuco. Cada vez mais as picapes são usadas como veículos de passeio do que para...Frontier Platinum 4x4 Diesel. Picape tem conforto de SUV