sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Cummins promove o uso de hidrogênio verde em aplicações industriais

América Latina detém 35% do potencial global de produção de hidrogênio, de acordo com a Mckinsey & Company

A Cummins impulsiona a economia de combustíveis alternativos por meio do uso de eletrolisadores que podem ser adaptados a projetos de geração de hidrogênio verde necessários para os diferentes tipos de indústria.

- Publicidade -

Desde 2019, a empresa, por meio de sua Unidade de Negócios New Power, desenvolve diferentes soluções tecnológicas com capacidade de produzir hidrogênio verde a partir de água e eletricidade -obtida por meio de fontes de energia renováveis-, promovendo a produção desse combustível.

Comprometida com a descarbonização e entendendo o papel que o hidrogênio verde desempenhará como fonte de energia limpa em um futuro cada vez mais próximo, a Cummins forneceu eletrolisadores para mais de 50 postos de abastecimento de hidrogênio em todo o mundo e possui fábricas de produção desses equipamentos no Canadá e na Bélgica.

Por outro lado, planeja expandir a tecnologia com novas instalações na Espanha, China e Estados Unidos para reafirmar seu compromisso com a expansão da economia do hidrogênio verde em todo o mundo. Nesse sentido, a empresa já possui um amplo catálogo de tecnologias operando em diferentes aplicações, como a primeira frota de trens de passageiros do mundo totalmente movida a hidrogênio na Alemanha, bem como o primeiro posto de abastecimento de hidrogênio para navios, carros, caminhões e clientes industriais na Bélgica.

Além disso, foi introduzido recentemente o motor a hidrogênio de 15 litros, construído sobre a plataforma independente de combustível desenvolvida pela empresa. A solução oferece aos fabricantes de equipamentos a oportunidade de acelerar a descarbonização.

- Publicidade -

“Estamos cientes de que o mundo está tomando medidas para atingir emissões zero. O uso de combustíveis alternativos, como o hidrogênio verde, sem dúvida irá acelerar essa transição e a América Latina se posiciona com um potencial inestimável para alcançá-la”, disse Fabio Magrin, diretor da Cummins New Power Latam.

Segundo dados da consultoria Mckinsey & Company, a América Latina detém 35% do potencial global de produção de hidrogênio. Isso significa que, devido à ampla disponibilidade da região em termos de energia renovável, ela terá um papel importante na transição energética, o que pode agregar valor e trazer desenvolvimento para a região.

Como parte das ações da empresa para promover o uso de combustíveis alternativos, na segunda edição da H2 Expo Hidrogênio 2023, que acontece entre os dias 7 e 8 de fevereiro em Monterrey, Nuevo León, na Cidade do México, a Cummins oferecerá dois painéis informativos onde as oportunidades da América Latina para criar um modelo de desenvolvimento sustentável por meio do uso de hidrogênio verde e o impacto que isso teria em diferentes indústrias serão abordados.

No Brasil, a Cummins está presente na planta de geração de hidrogênio verde da maior Usina Hidrelétrica do sistema Furnas, a Itumbiara, inaugurada no final de 2021 e responsável por produzir energia para cerca de 4 milhões de pessoas.

Por meio de energia fotovoltaica, proveniente de placas flutuantes e em solo, os eletrolisadores da empresa produzem hidrogênio a partir do processo físico-químico com a água. Há ainda o processo para a produção de energia a partir do hidrogênio por meio da célula de combustível, solução da empresa que resulta na geração de eletricidade e vapor d´água.

- Publicidade -

Com isso, a empresa continua progredindo continuamente para atingir os objetivos de sua estratégia Destino ao Zero de alcançar emissões líquidas zero até 2050.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança