A Honda está expandindo o uso de hidrogênio para incluir caminhões e equipamentos de construção, eletricidade para edifícios e até mesmo para o espaço sideral, isso mesmo, a marca não quer apenas ganhar as estradas.
A Honda planeja um novo veículo com célula de combustível para venda no próximo ano, equipado com uma pilha de célula de combustível desenvolvida com a General Motors dos EUA, disse seu gerente geral, Testsuya Hasebe.
A grande vantagem dessa parceria seria a redução no custo da célula de combustível para um terço do que é agora, disse ele. Até 2030, os custos das células de combustível da Honda se tornarão comparáveis aos dos motores a diesel, disse Hasebe.
A nova pilha de células de combustível, que carrega mais rápido do que as versões anteriores, será produzida em Ohio e depois lançada em outros locais da América do Norte e do Japão.
Todas as montadoras do mundo, incluindo recém-chegados como a Tesla, estão criando veículos elétricos e aqueles que funcionam com células de combustível e sistemas híbridos, que alternam entre um motor a gasolina e uma tecnologia verde.
As células de combustível são alimentadas por hidrogênio e são livres de emissões.
“Em comparação com as baterias elétricas , as células de combustível são eficientes na produção de energia e, portanto, oferecem uma boa solução livre de emissões”, disse Hasebe, que supervisiona o desenvolvimento do negócio de hidrogênio na Honda.
A Honda foi uma das pioneiras em células de combustível, apresentando um protótipo de carro em 1998 e seu primeiro produto no mercado em 2002.
A Honda planeja fornecer sua pilha de combustível para a JAXA, ou Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, o equivalente nacional da NASA.
Ao usar hidrogênio para caminhões comerciais, a Honda está trabalhando com a fabricante de caminhões japonesa Isuzu Motors e iniciou testes com a Dongfeng Motor na China. A célula de combustível da Honda começou a fornecer eletricidade para uma instalação da Honda nos Estados Unidos neste mês.
O anúncio da Honda sobre células de combustível destaca como as montadoras japonesas há anos insistem em trabalhar em várias soluções para as mudanças climáticas, não apenas em veículos elétricos.