A Volvo Cars está se preparando para continuidade da evolução elétrica que a marca realiza. Ela planeja converter todos os seus principais modelos – três SUVs e dois sedãs – em veículos elétricos e introduzir uma van elétrica de luxo com o objetivo de aumentar as vendas na Ásia.
A montadora sueca, controlada em 82% pelo grupo chinês Zhejiang Geely Holding Group, deve lançar pelo menos seis novos veículos elétricos a bateria até 2026.
A marca temo como objetivo tornar toda a sua linha totalmente elétrica até 2030. Na Austrália a marca planeja vender apenas veículos elétricos até 2026.
Os planos de produtos não divulgados anteriormente representam a maior reformulação da linha de modelos da Volvo desde que a Geely adquiriu a marca da Ford em 2010.
Zeekr 009 – Entre os novos carros elétricos a bateria planejados para os próximos quatro anos está um MPV ou van que seria baseada em um veículo que a marca Zeekr, da Geely, vende na China.
Chamada de Zeekr 009, a enorme van elétrica a bateria custa cerca de 500.000 yuans (US$ 74.179) e oferece três fileiras de assentos.
O primeiro dos novos modelos elétricos planejados pela Volvo, o crossover utilitário esportivo EX90, foi revelado no final do ano passado. Espera-se que chegue ao mercado no início de 2024.
Outros carros elétricos a bateria em andamento incluem versões elétricas dos principais produtos da Volvo – os veículos crossover XC90 , XC60 e XC40 e os sedãs S60 e S90.
A Volvo desenvolveu e vendeu suas operações de motor a gasolina e trem de força híbrido para a Geely.