quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Artigo: o marketing das concessionárias de automóveis está pronto para a era digital?

Quem está pronto para a digitalização do mercado?

Eder Polizei* – O setor automotivo como um todo, e as concessionárias em particular, estão sofrendo as consequências da digitalização da economia e das mudanças nos hábitos e perfis dos consumidores. A chamada transformação digital tem trazido transformações importantes no modo como escolhemos e compramos os produtos que queremos e, quando falamos em carros, isso não é diferente.

Há uma nova realidade se estabelecendo e ela pode ser vista no modo como o uso da internet vem sendo utilizada para pesquisar e escolher os carros que queremos. Os concessionários em especial deverão se adequar a essa realidade com maior celeridade, já que outros setores já iniciaram esses ajustes há algum tempo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

É bom lembrar que, no caso das concessionários, estes ajustes tendem a ser mais específicos e complexos. Isso porque uma concessionária de veículos opera em várias frentes simultaneamente – vendas, serviços, peças, seminovos etc. — e cada área historicamente vem operando de forma autônoma e independente, o que não será mais possível justamente pela necessária sobreposição de tarefas, funções e ofertas em um mundo mais conectado e digital.

Por exemplo, a venda de um carro híbrido ou elétrico vai exigir um sincronismo mais aprimorado entre vendas (a correta oferta dos benefícios e principalmente qualificação de clientes), serviços (adoção de novas ferramentas, processos de reparo, treinamento dos mecânicos e principalmente mentalidade quanto a troca e manutenção de componentes), seminovos (novo recalculo de valor residual em função da vida útil das baterias) e recepção da concessionária (totens de carregamento no estacionamento), entre outras questões.

Em 2019 a Global Executive Survey apontava a preocupação das marcas quanto a real distância das competências técnicas dos concessionários e o avanço da tecnologia veicular, principalmente pela diversidade de motores, incremento de componentes elétricos e conectividade para os próximos anos, distância que tende a crescer ainda mais nos próximos anos:

- Publicidade -

Sem dúvida é necessário que algo seja feito já! Está claro que, em um futuro muito próximo, não teremos concessionários preparados para as forças disruptivas apontadas. Considerando que o setor automotivo responde por 20% do PIB da indústria brasileira, que somos o 9º maior produtor, o 7º maior mercado doméstico e temos a 6ª maior frota do mundo (46 Milhões de veículos) atendidos por aproximadamente 5.000 concessionárias, a conclusão da importância desse setor da economia e a real necessidade de evoluirmos não é somente óbvia, é questão de sobrevivência.

Aliado aos dados citados, temos ainda uma significativa mudança no comportamento dos consumidores de automóveis no Brasil. Fatores como experiência ao dirigir, status, desempenho e consumo dão lugar a carros com alta autonomia, eletrificados, ecológicos e conectados.

As novas gerações, quase que na totalidade (96% dos novos consumidores, segundo a Global Automotive Executive Survey 2019) iniciam a experiência de compra na internet por meio de sites, revistas digitais, blogs, youtube, redes sociais, entre outras, mas ao fechar a compra, 80% priorizam a visita aos concessionários. Em linhas gerais, as novas gerações, nativas digitais, estão menos dispostas a ir até as lojas físicas, tornando as vendas por leads e as plataformas digitais de vendas uma realidade cada vez mais urgente.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Nesse contexto, cada vez mais é mandatório que as concessionárias tenham um especial foco no marketing digital. No entanto, é preciso entender que, quando falamos de marketing digital, nos referimos mais a marketing e menos a digital. O que estamos afirmando é que uma comunicação digital sem um correto estudo e robusto plano de marketing, são meros bits e bytes.

*Eder Polizei é doutor e mestre em Administração pela FEA/USP e diretor da agência Seven7th para o setor automotivo

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil