sexta-feira, 23 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Qual o motor dos caminhões da Iveco na Copa Truck 2023?

Nova geração do motor da FPT Industrial é o “coração” dos quatro caminhões IVECO S-Way das equipes Usual Racing e Dakar Motorsports

- Advertisement -

Sempre ativa em competições ao redor do mundo, a FPT Industrial, marca do Iveco Group, é movida por desafios e na Copa Truck 2023 não poderia ser diferente. A nova geração do motor Cursor 13 Common Rail é o “coração” que pulsa nos quatro caminhões IVECO S-Way da disputa. O objetivo é único: mais uma temporada de grandes vitórias, depois de um desempenho alucinante nos autódromos em 2022.

A motorização de seis cilindros, especialmente preparada pela marca para a competição, agora traz injeção Common Rail de alta tecnologia e um sistema de gerenciamento eletrônico 100% calibrado para o calendário de nove etapas, em diferentes circuitos do Brasil.

Assim, entrega mais potência e torque em baixas rotações, sem abrir mão da eficiência, durabilidade e excelente desempenho, altamente exigidos dos pilotos Wellington Cirino – cinco vezes campeão, incluindo a categoria Pró no ano passado, Danilo Dirani e Djalma Pivetta, da Usual Racing, e Felipe Tozzo, da Dakar Motorsports – campeão da categoria Super em 2021.

- Advertisement -

O sistema de injeção de combustível Common Rail do motor Cursor 13 favorece a redução de emissões, uma vez que o combustível chega na câmara de combustão sob alta pressão, por meio de um duto único (daí o termo common rail – duto comum), sendo injetado com um volume preciso para a formação da mistura. O sistema, como um todo, fornece controle constante sobre todas as variáveis de injeção de combustível, como tempo, pressão, duração e injeções múltiplas.

Outro componente chave para a redução de emissões é a unidade de controle do motor (ECU – Electronic Control Unit), dispositivo que utiliza sensores e softwares para controlar a quantidade de combustível, tempo de injeção, nível da mistura ar-combustível, injeções múltiplas, e uma série de outros parâmetros, proporcionando o melhor desempenho e maior economia de combustível. O gerenciamento eletrônico ajuda a reduzir principalmente óxidos de nitrogênio (Nox) e materiais particulados (PM).

Além disso, o motor da FPT Industrial para a Copa Truck 2023 apresenta novo hardware totalmente desenvolvido e preparado pela marca, com modificações e preparação de itens internos, suportes e nova coxinização. Para o campeonato, as unidades propulsoras geram mais de 1.000 cavalos e um torque máximo de mais de 3.000 Nm, com os caminhões alcançando até 240 km/h dentro dos circuitos.

- Advertisement -

Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, explica que o desenvolvimento do motor foi realizado localmente, durante a pré-temporada. Meses de treinos em pistas, simulações, testes estáticos, em bancada e verificações em dinamômetro envolveram o time de engenheiros, mecânicos e pilotos. Tudo para atestar a preparação desta poderosa unidade de potência.

“A FPT Industrial prestará suporte total na aplicação do motor nas pistas, uso e cuidados com as novas tecnologias ao longo da temporada”, afirma Almeida. “Ao longo dos últimos meses trabalhamos intensamente na preparação do Cursor 13 Common Rail de competição, utilizando os mesmos processos da remanufatura de fábrica. Garantimos a confiabilidade e a padronização na montagem e, consequentemente, o melhor desempenho para os pilotos”.

A presença da FPT Industrial nos circuitos da Copa Truck 2023 é reforçada com a logomarca FPT nos caminhões, nos macacões dos pilotos, nas áreas de box das equipes e também nas miniaturas dos caminhões produzidas pela Usual Brinquedos.

FICHA TÉCNICA
FPT Cursor 13 Common Rail – Especificações da Copa Truck:
Cilindrada: 12.9L
Nº de cilindros/válvulas: 6 / 4
Diâmetro x curso [mm]: 135 x 150
Potência máxima [cv] > 1.000
Torque máximo [Nm] > 3.000
Turbocompressor: Geometria Fixa
Peso seco [kg]: 1.150

O motor do Iveco S-Way – Produzido pela FPT Industrial na planta de Córdoba, na Argentina, o Cursor 13 Common Rail é o motor do IVECO S-Way, melhor pesado já desenvolvido pela IVECO no Brasil. Para além das pistas, ele reúne maior agilidade e alta confiabilidade para missões de transporte de cargas, resultando em expressiva economia de combustível e melhor dirigibilidade.

Conhecidos das estradas, os motores da Série Cursor são a solução ideal para os caminhões destinados para usos pesados e longas distâncias, com PBT acima de 31 toneladas.

“As tecnologias do motor Cursor 13 Common Rail para o IVECO S-Way reúnem o que há de mais avançado, entregando menores custos de operação dentro da realidade brasileira”, ressalta Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “O desenvolvimento da motorização, também para competição, atesta nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras e de alta durabilidade”, afirma.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn