segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Público surpreende em participação na Automec. Veja as novidades da reparação e reposição automotiva

Uma variedade de novidades em produtos, serviços e tecnologias estão sendo apresentadas pelos principais players do mercado de reparação e reposição automotiva durante a Automec, a maior feira do setor da América Latina, que acontece de 25 a 29 de abril, no São Paulo Expo.

Durante o primeiro dia do evento foi visível a participação do grande público em conhecer as novidades da edição 2023. Entre as inscrições, cerca de 60% dos visitantes possuem poder de decisão em suas empresas, tornando o ambiente da Automec propício na geração de novos negócios e possibilidades para todos os participantes.

Para essa edição o público esperado é de cerca de 80 mil pessoas

A BorgWarner apresenta o selo de “Remanufatura Fabricante Original”, certificado pelo IQA e reconhecido pelo Abipeças para o seu portfólio de turbocompressores. Através da marca Delphi Technologies, o grupo anuncia o seu novo Centro de Treinamento e o treinamento técnico apenas para pessoas surdas. A multinacional também lança produtos para o mercado de reposição da região, como o Motor de Partida Delco Remy 150MT para pesados e os complementos da linha de Suspensão e Direção da Delphi para veículos premium.

A Controil, traz lançamentos de seu portfólio, como kit de reparo de pinça, válvula sensível a carga e a nova geração de cilindro mestre de alumínio. São peças com novas tecnologias e que são conectadas com sistema de freio ABS, além da linha de polímeros. O stand da empresa reúne outras marcas do grupo Fras-le e das Empresas Randon, com muita interatividade e o primeiro curso no Brasil para mecânicos no metaverso chamado MetaMecânicoVerso.

A Continental apresenta seus lançamentos em correias e sensores de nível, o tacógrafo digital BVDR 2.0, o moderno calibrador de tacógrafo ‘Workshop Tab’, além de cilindros Mestre e de Roda. São soluções de última geração para levar eficiência ao dia a dia dos reparadores brasileiros.
A Cinpal mostra o novo catálogo de peças para motores, sistemas de freios, transmissões e eixos dianteiros e traseiros. Ela tem investido na reestruturação de sua gestão e na modernização do parque industrial e expõe alguns dos destaques de seu catálogo do segmento. “É uma oportunidade para estarmos em contato com clientes e parceiros e apresentarmos a nova Cinpal”, ressalta Walter Medeiros, Diretor Executivo da Companhia.

A Cobra Automotiva conta com profissionais especializados para esclarecer dúvidas e apresentar o portfólio da marca de maneira completa e detalhada. Como atração principal, a empresa traz o carro da equipe que patrocina na Stock Car com as presenças do piloto Bruno Baptista e do chefe de equipe, Nonô Figueiredo.

A Dayco e a Nytron estão apresentando suas linhas de correias, polias, tensionadores e kits de distribuição para veículos leves e pesados. A Dayco ainda programou para essa edição um novo lançamento, que pode ser visto no estande da empresa.

A DNI apresenta seus produtos já consagrados, como interruptores de vidro, solenoides de parada, auxiliares de partida, fusíveis universais, tomadas de engate (aplicado também em veículos híbridos da linha leve) além do lançamento de uma linha completa de comutadores de ignição para veículos dos segmentos leve e pesado. Como destaque também, a marca ressalta que já tem a extensão elétrica residencial de tomada (plug-in), para veículos híbridos e elétricos.

A DRiV, divisão de negócios do Grupo Tenneco, um dos principais desenvolvedores, fabricantes e fornecedores de produtos automotivos para linhas originais e clientes do mercado de reposição, traz para o evento 10 novos amortecedores da marca Monroe, voltados para o mercado de reposição de veículos de passeio e pesados. A marca Monroe Axios, fabricante de componentes de suspensão, apresenta mais de 50 novas configurações, como bandeja de suspensão, junta homocinética, coxim de amortecedor, buchas de suspensão e kit de amortecedor para diferentes marcas de veículos.

A Frasle Mobility. em parceria com a Escola do Mecânico, edtech de impacto social, que forma profissionais para o setor automotivo, lança curso inédito para mecânicos, totalmente no metaverso.

O “Metamecanicoverso” vai oportunizar uma experiência imersiva em ambiente de realidade virtual, em que os visitantes poderão experimentar essa novidade, além de um avatar que interagirá diretamente com os participantes no metaverso, ministrando as capacitações.

Referência na fabricação em disco de freios, a Fremax lança na Automec sua linha Maxcover com tecnologia exclusiva Nanopaint que consiste em revestimento protetivo à base d’água, com aditivo nano tecnológico de óxido de nióbio que garante alta performance anticorrosiva e estética. Ela reúne lançamentos das marcas do grupo Fras-le, como Controil e Nakata e das Empresas Randon.

A Gates mostra inovações em correias e soluções para sistemas de arrefecimento. Ela aposta em ciência dos materiais para aprimorar produtos e mostra autopeças recém-lançadas, como a nova Micro-V®, linhas completas de bombas d´água mecânicas e elétricas, mangueiras. Destaca a mangueira de arrefecimento com tecnologia EPDM e a Turbo Charger para motores turbo, correias para ônibus e caminhões, como a PowerBand™ 2/BXS para aplicação em sistema de ar-condicionado (ônibus) e correias PowerBand™ 2X13X.

A Knorr-Bremse, líder global no mercado de sistemas de freios e fornecedora líder de outros sistemas ferroviários e de veículos comerciais, anuncia na Automec o lançamento de sua marca de reposição de peças para veículos comerciais Knorr-Bremse TruckServices na América do Sul. O portfólio TruckServices atende concessionárias, oficinas e frotistas. A apresentação da empresa na feira também inclui produtos da EconX®, marca de remanufatura de sistemas de veículos comerciais.

A Linx traz a solução Autoshop, focada na gestão completa e omnichannel para centros automotivos, oficinas mecânicas e lojas de autopeças. Desenvolvida para o controle de gastos e receitas, agendamento de serviços on-line pelo próprio cliente, controle de estoque, meios de pagamento, conciliação de recebíveis e catálogo digital integrado, a ferramenta ganha upgrade com interface mais intuitiva, tela de atendimento com informações em um único layout e orçamento compartilhado com o cliente via WhatsApp.

A MTE-Thomson expõe portfólio de produtos para injeção eletrônica e temperatura, as cinco tecnologias de sonda lambda, sendo a única indústria brasileira a oferecer essa gama para o mercado de reposição. Mostra o recém-lançado Cat-E Zap catálogo no whatsapp, e quem visitar o estande da marca pode desfrutar de experiências sensoriais diferenciadas.

Com 70 anos de atuação, a Nakata está pela primeira vez na Automec junto com as marcas Fras-le e das Empresas Randon. Reúne os últimos lançamentos de componentes para suspensão, transmissão e freios para as linhas leve, pesada e duas rodas. Os destaques são a pastilha de freio e cabo de embreagem para motocicletas.

A NTN Rolamentos do Brasil reforça a sua participação no mercado de reposição na Automec. A empresa que atende as principais montadoras tem investido em portfólio e levará as novidades das linhas de rolamentos das marcas NTN e SNR, além do cartão ASB®, dispositivo que permite verificar as condições do sensor do rolamento de roda e o desgaste do ABS, tecnologia inovadora que facilita o diagnóstico dos mecânicos.

A ams OSRAM, líder nacional em soluções para iluminação e equipamentos automotivos, apresenta lançamentos como carregadores para carros elétricos, cabo de arranque, infladores de pneu portáteis e auxiliares de partida portáteis. O BATTERYcharge 5PIN (5 pinos), o BATTERYcharge 7PIN (7 pinos) e o BATTERYcharge Portable 7PIN marcam a entrada da ams OSRAM no segmento de carregadores para veículos elétricos (VEs) e híbridos plug-in.

A Sabó apresenta além de seus itens de juntas, retentores e sistemas integrados de vedação para as linhas leve, utilitários e pesada, sua linha completa de produtos para os motores 3 cilindros, em alta no mercado atualmente. Receberá também a visita dos “Especialistas SABÓ”, os influencers Tenório Júnior (26/04), Mineirinho (27/04) e Marcelo Tonella (28/04).

A RIO – Riosulense terá a presença em seu estande de um dos influencers digitais mais conhecidos do meio, Alexandre Dias Generoso, o ADG. Ele é fundador da High Torque Car Service, que tem um dos maiores canais de Youtube de mecânica automotiva do Brasil, o High Torque, com mais de um milhão de seguidores. Os visitantes poderão conversar com ADG e, ao seu lado, tirar uma foto no espaço instagramável.

A Schaeffler mostra ao público tecnologias que são tendências, como o eixo elétrico integrado com inversor e sistema de transmissão para carros elétricos. Outra novidade é a terceira geração do rolamento de roda TriFinity, entrega a melhor performance do veículo. A direção mecatrônica inteligente do eixo traseiro iRWS proporciona um menor raio de giro para veículos com entre eixos mais largo, facilitando a manobrabilidade em áreas apertadas.

Além de conhecer uma ampla linha de peças para a manutenção pneumática e hidráulica de veículos pesados, comerciais e agrícolas, os profissionais que visitarem a Schulz Automotiva terão uma grande surpresa. A unidade Schulz Tech estreia na reposição com o primeiro sistema eletrônico brasileiro capaz de avaliar, em tempo real, a eficiência e segurança dos freios de caminhões, implementos e ônibus. Pode ser instalado em novos e usados.

A CantuStore apresenta todo o seu ecossistema de negócios que compõe o hub de soluções para tecnologia, gestão, logística e parceiros: a CantuPneus (B2B e B2Fleet), PneuStore (e-commerce B2C), Verum Store (gestão e logística para marketplaces), PneuStore PRO (marketplace de serviços para oficinas e centros automotivos) e a marca própria SpeedMax, com pneus para caminhões, carros e motos especialmente destinados a revendedores e frotas.

A Takao apresenta seu novo aplicativo. Todas as informações dos mais de 6,3 mil itens do catálogo da TAKAO foram inseridos no aplicativo, que vai auxiliar o trabalho do aplicador no dia a dia da oficina. A marca está com Espaço Senai, Caminhão Oficina Itinerante, demonstrações do Motor V8 Ford Flathead, do Subaru STI, da nova Dodge RAM que poderá ser utilizada em test drives, um Autorama Gigante, onde o público terá a chance de competir e ganhar prêmios, além de apresentar sua nova parceira: a Ultracar.

A TMD Friction/Cobreq traz novos produtos para as linhas leve e pesada com pastilhas tradicionais e cerâmicas e também linha moto, com seus kits de transmissão, além de produtos de qualidade “premium” com a marca alemã Textar e o lançamento da marca Pagid Racing aqui no Brasil, com pastilhas para veículos de competição “super premium”, como Lamborguines, Ferraris, Porsches, Audis.

A Tecfil em parceria com a Ahlstrom anuncia um papel sustentável para filtros automotivos. Seu diferencial tecnológico está no apelo ecológico. Seu Single Score – indicador proposto pela pegada ecológica da Comissão Europeia que avalia o impacto ambiental geral de um produto – é 16% menor, com destaque para a redução de 18% na emissão de CO2 equivalente, graças a uma diminuição nas emissões de matérias-primas e transporte a montante.

A WIR marca presença na feira, trazendo ao setor uma parceria inédita com empresas referência no mercado, como a LUBRIPLATE, RADIEX, REPSOL, WD-40 entregando aos mecânicos e retificadores a orientação e demonstração dos benefícios de montar o motor com os produtos adequados. Ela está lançando a “WIR de Mão Dupla” e o Kit Reparo de Cabeçote, aumentando assim, a competitividade da marca no mercado.

A ZM, indústria catarinense 100% brasileira, comemorará seus 40 anos de existência durante a Automec e aproveita para apresentar o lançamento de sua linha de impulsores, além dos itens de suspensão e direção para a linha pesada. A empresa traz também para o primeiro dia do evento o piloto patrocinado pela empresa, Raphael Abbate da Copa Truck.

A ZEN, fabricante de autopeças, com sede em Brusque (SC), exibe na feira as linhas de produtos ZEN compostas por impulsores de partida, polias de alternador, tensores de correia, kits de distribuição, motores de partida, alternadores, rolamentos, mancais e planetárias e o destaque nesta edição da feira é a apresentação de novos produtos, incluindo os rolamentos de ar-condicionado, já disponíveis no catálogo.

O credenciamento gratuito para o público da Automec pode ser feito pelo site do evento: www.automecfeira.com.br. A organização do evento informa que não haverá credenciamento na entrada da feira, portanto, os visitantes devem se cadastrar antecipadamente.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn