Uma das grandes empresas que participou da Automec 2023 foi a Bosch, líder mundial no mercado de reposição automotiva.
Para a empresa, o evento foi uma boa oportunidade de mostrar as últimas tendências, soluções e inovações no conceito de “Peças, Diagnósticos e Serviços para Oficinas”, e, mais importante, a possibilidade de construir relacionamentos com clientes, parceiros e todas as partes interessadas na cadeia de distribuição.
Delfim Calixto, presidente da divisão de Pós-venda Automotiva da Bosch América Latina, anunciou as novidades da empresa para a Automec e para o mercado. O executivo também comentou sobre a transformação digital no setor de reposição automotiva, as iniciativas da Bosch nesse contexto e destacou o crescimento do comércio eletrônico de peças automotivas e como ele se tornou cada vez mais relevante no segmento. Abaixo está a entrevista completa do executivo.
“O que a Bosch destacará na Automec 2023?”
Dentro do conceito de “Peças, Diagnósticos e Serviços para Oficinas”, a Bosch apresentou novidades, tendências e soluções envolvendo peças automotivas para veículos leves e pesados, equipamentos e software de teste diagnóstico, treinamento e serviços durante a 15ª edição da Automec.
Em nosso estande, os visitantes puderam conhecer produtos e serviços, bem como a Bosch pode contribuir para a digitalização de todos os elos na cadeia automotiva e de reposição, seja por meio de oficinas com processos conectados, expandindo a gama de peças, equipamentos e serviços em plataformas de vendas digitais, entre outras coisas.
Na feira deste ano, a Bosch apresentou novidades em equipamentos de teste e software de diagnóstico. Também apresentou sua linha de scanners e analisadores de motor para veículos leves e pesados. Entre os destaques estavam as novas máquinas de reciclagem de refrigerante de ar condicionado – ACS 553 e ACS 563, os mantenedores de bateria BAT 645 e BAT 690 e o DAS 3000 S20.
O lançamento do EVO, uma linha de bombas de combustível para veículos flex-fuel, também foi um dos destaques. Como líder mundial e pioneira em alternadores, motores de partida e componentes de reparo para o mercado de reposição, também destacamos nosso portfólio completo de sistemas elétricos automotivos.
Além de peças e equipamentos, que serviços a Bosch oferece ao mercado?
A Bosch acredita que construir e distribuir conhecimento técnico é crucial para garantir que cada vez mais profissionais da indústria tenham acesso à educação, treinamento e atualizações de qualidade.
Nesse sentido, temos o Centro de Treinamento Automotivo (CTA), com uma estrutura localizada em Campinas, cujo objetivo é trazer um amplo know-how em reparo automotivo para profissionais da indústria automotiva por meio de uma ampla gama de cursos técnicos e treinamento personalizados para diferentes perfis e necessidades.
Na Automec houve o lançamento do EVO Automotiva, um projeto que levou treinamentos voltados para a área de diagnóstico das linhas leve e diesel e cursos de gestão de oficinas para algumas localidades no Brasil com a mesma estrutura dos que foram realizados em Campinas.
O treinamento de Gestão de Empresas de Serviços Automotivos – GESA também foi abordado no estande, destacando o pioneirismo do curso voltado ao setor de serviços pós-venda automotivos.
Especialmente para o varejo de autopeças, a Bosch teve o InterAção, programa de relacionamento e geração de demanda entre a empresa e lojas de autopeças que contemplou uma série de ações de suporte aos lojistas e aplicadores, além de diversos benefícios.
Para os profissionais do varejo, estar munido de informações sobre novos carros, produtos e tecnologias foi um diferencial de carreira e, na Bosch, eles encontraram a parceria ideal para contribuir com seu desenvolvimento por meio do InterAção. Com abrangência nacional, este programa existiu desde 2008 e atualmente engloba cerca de 3.000 lojas.
Além desses, houve o programa Super Profissionais Bosch, uma plataforma com mais de 20 anos de existência que teve o objetivo de disponibilizar informações técnicas e dicas para os profissionais do mercado de reposição.
Além de treinamentos técnicos e comerciais alinhados com as exigências do setor, o programa esteve disponível em uma plataforma totalmente online com vídeos interativos, fórum de discussões, recomendações de especialistas e uma biblioteca com material para download.
A vantagem desse formato é que tudo isso pôde ser acessado a qualquer hora e lugar por meio do celular, notebook ou tablet. O reparador passou a ter na palma da mão conteúdos exclusivos, gratuitos e com certificado para sua qualificação profissional.
Também vale mencionar o eXtra, um sistema de pontuação simples e transparente desenvolvido pela Bosch para oficinas que atuam no mercado de veículos leves e pesados, sejam integrantes da rede Bosch Service ou independentes.
Na Automec deste ano apresentou-se uma novidade, o eXtra Play. Desde seu lançamento no país, o eXtra apresentou resultados positivos e, no comparativo realizado entre os anos de 2021 e 2022, houve um crescimento de 236% no total de pontos gerados no programa. Além disso, já foram mais de oito mil usuários cadastrados na plataforma.
A transformação digital também vem ocorrendo no setor de reposição automotiva. Quais as iniciativas da Bosch neste contexto?
Na Bosch, a transformação digital e a digitalização começaram há muito tempo, inclusive no que se refere a mudança de mindset dos seus colaboradores. No mercado de reposição podemos dizer que a Bosch tem muito a contribuir com a digitalização de todos os elos da cadeia.
No caso de oficinas, por exemplo, sabemos que, hoje em dia, oferecer um serviço a um público tão exigente envolve também um melhor atendimento, uma estrutura com informações e processos conectados. Além disso, também é preciso ampliar a nossa oferta de peças, equipamentos e serviços nas plataformas de vendas digitais.
Na divisão de Reposição Automotiva da Bosch no Brasil, este processo de transformação digital começou efetivamente em 2017 com o objetivo de identificar as demandas do mercado e propor soluções baseadas nas novas tecnologias e soluções digitais.
Para isso, foram utilizadas metodologias centradas no ser humano, como design thinking e user experience, a fim de trazer elementos fundamentais para construção da estratégia da Bosch seja para o curto ou para o longo prazo.
Ademais, as vendas online no setor automotivo têm crescido acima da média da maioria dos segmentos, sinalizando uma grande tendência para o segmento. Com isso, o e-commerce de autopeças tem crescido e se tornado cada vez mais relevante, fato que tem chamado a atenção desde grandes players até empresas mais tradicionais e aumentou a busca por soluções que melhorem a experiência de vendedores e compradores no universo digital.
Quando olhamos para as oficinas, essa tendência também está bastante presente: uma pesquisa da Oficina Brasil mostra um aumento da compra de peças online mês após mês durante 2022 e, atualmente, mais de 50% das oficinas afirmam utilizar esse recurso no seu dia a dia, o que faz com que mais de 7% das peças compradas pelas oficinas do Brasil venham do comércio online, um crescimento de mais de 300% frente o período pré-pandemia.
Entendemos que essa é uma tendência de grande força e que irá impulsionar e moldar o setor nos próximos anos, é de grande importância para os distribuidores, varejos e oficinas estarem preparados e ativos no ambiente digital para se manterem relevantes no mercado e garantirem o sucesso de suas empresas no médio e longo prazo.
Pensando nisso, a Bosch lançou, em novembro, a Linha de Digitalização do Varejo, a primeira plataforma de ensino com foco em e-commerce e digitalização direcionada ao mercado de autopeças. As vendas de autopeças no comércio eletrônico crescem ano a ano, por isso, o objetivo desta novidade é fomentar a transformação digital e a profissionalização dos varejistas do segmento, fornecendo as ferramentas necessárias para que esse processo ocorra de forma simples e organizada para impulsionar o crescimento dos negócios.
Esta iniciativa é realizada em parceria com empresas que são referências em performance digital, por meio do InterAção, programa relacionamento e geração de demanda entre a Bosch e as lojas de autopeças. Os cursos disponíveis na plataforma vão do básico ao avançado, abordando diferentes assuntos, entre eles: como ter um e-commerce próprio, precificação de produtos online, atendimento na era digital, redes sociais para o mercado automotivo, logística avançada e outros. Semanalmente, novos cursos serão disponibilizados.
A rede Bosch Service é uma das maiores redes de oficinas do Brasil. Quais os benefícios de fazer parte deste programa?
A Rede Bosch Service tem mais de cem anos de existência e foi, sem dúvida, a maior, melhor e mais preparada rede de serviços independente no mercado. Participar desta rede foi a garantia de estar na vanguarda da tecnologia, da informação e qualificação técnica, recebendo todo o suporte necessário para o negócio.
Para isso, a Bosch ofereceu às oficinas da rede padrões de qualidade, atendimento exclusivo de garantia, apoio técnico (Hotline e visitas de campo), investimentos em comunicação e layouts para materiais de propaganda e política comercial diferenciada. Ainda mais importante, oferecemos a marca Bosch como sinônimo de qualidade e suporte para o futuro. Tivemos um excelente pacote de valor que foi oferecido à nossa rede de serviços.
Os funcionários da rede de oficinas Bosch Service tiveram a possibilidade de participar de treinamentos técnicos, que envolveram todos os produtos e sistemas Bosch. Já os proprietários e colaboradores dos setores administrativos da oficina participaram de treinamentos comerciais e de gestão, que visaram o aprimoramento tanto na área administrativa-financeira quanto comercial.
Na Automec, a Rede Bosch Car Service contou com uma estrutura representando a proposta de uma oficina da rede com plantonistas disponíveis para esclarecer dúvidas e apresentar os diferenciais de conceito das oficinas e de valor da marca.