terça-feira, 27 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Show de manobras coloca à prova vários componentes dos carros. Testamos na prática na Automec 2023

A RX, organizadora da Automec, a maior feira do mercado de reparação e reposição automotiva da América Latina, preparou uma experiência inédita para o público, que eu tive a oportunidade de conhecer na prática.

A RX, organizadora da Automec, a maior feira do mercado de reparação e reposição automotiva da América Latina, preparou uma experiência inédita para o público, que eu tive a oportunidade de conhecer na prática.

Além das várias novidades apresentadas pelas 1.500 marcas que ocupam os 8 pavilhões da exposição, tivemos a estreia, em parceria com a empresa Ultimate Drift, uma programação diária de drifts, onde pilotos experientes em carros esportivos colocam à prova vários componentes dos veículos.

O drift é relativamente novo no Brasil e consiste na técnica de direção que faz os carros deslizarem nas curvas, deixando escapar a traseira e girando o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em direção oposta à curva.

A manobra faz com que o carro ande de lado. O objetivo não é a velocidade, mas sim o de demonstrar o desempenho do piloto e a eficiência do carro na pista, transformando a experiência num emocionante espetáculo para o público.

“O drift veio ampliar a experiência dos visitantes na Automec, que poderão conhecer mais sobre a performance de muitos componentes na pista, além de proporcionar boa diversão durante a feira”, diz Eduardo Marchetti, gerente da Automec, que destacou a ação do Drift na edição 2023.

Quando o assunto é Mecânica Online, observamos que a participação da Ultimate Drift na Automec cria um show emocionante para o público e ainda coloca em prova a qualidade das peças utilizadas nos carros que obrigatoriamente, em sua grande maioria, são as mesmas dos carros de rua, inclusive os pneus, freios, peças de suspensão entre outros.

A modalidade é uma das que mais vem crescendo no mundo nos últimos 10 anos, de acordo com o sócio da Ultimate Drift, que também é piloto da categoria principal da Fórmula Drift, considerada a “Fórmula 1” do drift mundial.

No Brasil, ela também vem avançando e estima-se que conte atualmente com cerca de 250 pilotos profissionais e 500 amadores. Já o número de fãs da modalidade surpreende.

A soma de seguidores apenas dos pilotos da Ultimate Drift, o campeonato brasileiro da categoria, já supera 40 milhões de pessoas. De acordo com Barion,  o drift já supera também todas as categorias esportivas em números e transmissões em plataformas online e leva um público expressivo aos eventos.

“A nossa missão e experiência global de conectar expositores e visitantes em busca de oportunidades de networking e geração de negócios também avança para oferecer novas experiências que agregam valor e emoção para o público presente em nossos eventos”, afirma Luiz Bellini, Diretor de Portfólio da RX.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn