A divisão de tecnologia do Hyundai Group e a fornecedora de automóveis Hyundai Mobis está atingindo suas metas no desenvolvimento de seu módulo e-Corner.
O módulo agrupa as necessidades de suspensão, frenagem e direção da roda do veículo, por meio de um motor elétrico em cada roda, que trabalha de forma independente ou em conjunto conforme a necessidade do motorista.
São quatro módulos atuando em cada roda e controlados por uma central eletrônica.
A mágica do sistema é o grau de rotação permitido pela omissão de elos como semieixos e cremalheiras de direção. O sistema foi demonstrado em vias públicas ao redor do campus da empresa no modelo Hyundai Ioniq 5.
Com cada módulo capaz de girar 90 graus fora do eixo, as manobras resultantes capazes para o protótipo Ioniq 5 parecem que estão mais para o TikTok ou ficção científica, mas já são uma realidade.
Observamos no veículo de teste que os módulos levantam um pouco a carroceria e empurram os pneus um pouco para fora. As caixas de rodas possuem recortes adicionais para abrir espaço para o giro da roda.
Quando a Hyundai Mobis atingir uma unidade de produção, planejada para 2025, esses pequenos problemas devem ser facilmente resolvidos com um módulo mais compacto ou um design de chassi que leve em conta o módulo.
Na demonstração vemos que o sistema permite girar todos os módulos 90 graus na mesma direção, movendo o Ioniq 5 lateralmente para uma vaga de estacionamento paralela.
Também é possível girar no próximo eixo do veículo. O sistema gira as rodas em 45 graus, as dianteiras girando para dentro e as rodas traseiras girando para fora, para que o veículo possa girar no mesmo lugar.
Girar em torno de um eixo também é possível com os módulos traseiros girando em 90 graus e mais uma roda dianteira para que o carro possa girar em torno de uma roda dianteira estacionária como se a roda estacionária fosse o novo eixo de referência.
É até mesmo possível dirigir de forma diagonal, o que diria Chico Science vendo um carro agindo “como um caranguejo” na estrada? Ele com certeza diria que os caranguejos marinhos andam de lado ou para frente, não na diagonal.
Se o planejamento se tornar realidade, a Hyundai Mobis quer começar a receber pedidos em 2025.
Confira o vídeo para ver o que a tecnologia é possível de fazer sobre as rodas com motores elétricos.
Mecânica Online®
A GWM anunciou recentemente que São Paulo pode ganhar rota para veículos pesados a hidrogênio. Durante os próximos 12 meses a marca e o Estado de São Paulo vão promover (1) estudos de viabilidade de uma rota de logística com a utilização de veículos movidos a hidrogênio, (2) a identificação de potenciais parceiros para produção e fornecimento de hidrogênio a partir de fontes renováveis e (3) o engajamento de universidades paulistas no processo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para novas rotas tecnológicas de descarbonização da mobilidade no Estado de SP.
Se você é MEI, fique esperto na possibilidade de adquirir automóveis e motocicletas com descontos que variam de 2,5% a 30% do valor do veículo é uma das vantagens mais atraentes da regularização do trabalhador como Microempreendedor Individual (MEI). Cada concessionária define suas próprias regras para que o abatimento seja feito. Portanto, é interessante que o profissional MEI visite as lojas e converse diretamente com o responsável. Atualmente, quatro marcas concedem essa possibilidade: Renault, Fiat, Volkswagen e Chevrolet.
+Admirado Colunista da Imprensa Automotiva – Após apuração dos resultados, o colunista que vos escreve ficou no TOP3 dos +Admirados Colunistas da Imprensa Automotiva em 2023. Meu agradecimento a todos vocês que participaram e nos indicaram nessa premiação. Fico muito feliz pelo reconhecimento, combustível que motiva para buscar evoluir sempre na qualidade do que faço. Obrigado.