O sábado, 06 de maio de 2023 marca a cerimônia de coroação do Rei Carlos III (ou também Charles III, as duas formas estão corretas) na Inglaterra. Além dos seus súditos, o monarca também vai receber o comando da frota de veículos da família real, com modelos exclusivos e valiosos.
Os dois carros mais caros da coleção são quase idênticos: são dois modelos Bentley State Limousine construídos para a rainha Elizabeth II, mãe do rei Charles III, em 2002.
Apenas duas unidades foram feitas, e ambas são parte da frota da Família Real, sendo difícil avaliar o valor de mercado, ainda assim, a empresa britânica Nationwide Vehicle Contracts estima que cada sedã blindado vale pelo menos £ 10.000.000 (cerca de US$ 12,6 milhões / 62 milhões de reais).
O segundo carro mais valioso da frota da família real não é realmente um carro. É o Gold State Coach, do qual a Matchbox lançou recentemente uma réplica em escala 1/64. É maior que a limusine Bentley e pesa cerca de 4 toneladas. Tem 261 anos e foi projetado para ser puxado por oito cavalos, e faz parte de todas as coroações desde 1831.
O resto dos veículos da Família Real são relativamente “normais”. Temos um Aston Martin DB6 1965 que a rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Phillip, compraram para o Rei Charles III em seu aniversário de 21 anos.
A coleção também inclui um Rolls-Royce Phantom VI, um Bentley Bentayga, um Land Rover Range Rover Landaulet, um Jaguar XE e um Land Rover Defender.
Mas nem tudo é vantagem de exercer a função de Rei numa família real e numa nação automobilística. Todos os veículos da frota do Rei Charles III são britânicos.
Ele aparentemente gosta de carros, e há uma grande quantidade de carros desejáveis não construídos no Reino Unido, mas claro que o Rei não vai estragar a festa por causa de um carro, não é verdade? O importante é que a lista de carros novos e antigos com a etiqueta “made in England” é extraordinariamente diversificada e divertida. Bom reinado e Deus salve o Rei!