domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen do Brasil e Senai Paraná realizam parceria inédita

Fabricante de automóveis e instituição inauguram o Centro de Treinamento para Formação de Jovens Profissionais. Instalado dentro da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, espaço terá ensino profissional de nível técnico em Mecatrônica e Administração.

Em uma parceria inédita, a fábrica de automóveis da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) e a unidade Afonso Pena do Senai Paraná, ambos na Região Metropolitana de Curitiba, inauguraram o primeiro Centro de Desenvolvimento Técnico paranaense para ensino de Aprendizagem Técnica Profissional em Mecatrônica e Administração. O centro de ensino foi instalado dentro da fábrica da Volkswagen.

- Publicidade -

Com duração de dois anos e formação de nível técnico, a iniciativa vai beneficiar 43 jovens, sendo 23 no programa de Aprendizagem Técnica em Mecatrônica e 20 no programa de Aprendizagem Técnica em Administração.

Para Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, essa inauguração representa a forte parceria entre a Volkswagen e Senai. “Neste ano, completamos 50 anos de colaboração com o Senai. Celebrar este marco inaugurando o Centro de Desenvolvimento Técnico dentro da nossa fábrica de São José dos Pinhais é muito especial. Eu também sou ex-aluno do Senai e posso dizer que, mais do que um ambiente de aprendizagem profissional, passar por um programa como esse é uma transformação de vida”, afirma Douglas.

“Este é o futuro curitibano e da nossa indústria. Muitos que estão aqui na Volkswagen hoje, começaram pelo programa de Aprendizagem Técnica Profissional do Senai. Termos este Centro de Desenvolvimento Técnico dentro da fábrica é uma grande alegria para nós. Estamos muito animados em construir esse futuro junto dos nossos aprendizes, e em incentivar o potencial de cada um deles”, diz Cesar Drazul, plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais.

“O nosso propósito é servir a indústria. A Volkswagen é uma instituição parceira e, para nós, é um privilégio e motivo de grande orgulho estarmos presentes dentro da indústria, apoiando e fazendo com que o conhecimento seja compartilhado, cumprindo a missão de formar estes jovens profissionais”, diz Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep. “Estamos aqui para caminhar lado a lado, entregando soluções educacionais alinhadas aos verdadeiros anseios da indústria”, completa.

- Publicidade -

Por se tratar de um Programa de Aprendizagem, no período da manhã os alunos desempenham atividades profissionais dentro da indústria, relacionadas à sua área de formação, e, no período da tarde, participam de aulas teóricas e práticas dentro do Centro de Desenvolvimento Técnico. Para integrar ainda mais o conceito sala de aula e laboratórios com a prática, o espaço foi estruturado com os mesmos componentes tecnológicos que os Jovens Aprendizes encontram nas linhas de produção.

A escolha dos 43 aprendizes foi definida por meio de processo seletivo, o que garante que todos estejam engajados e preparados para os desafios dos dois próximos anos e também para buscar o mesmo caminho de algum membro da família que já trabalha na empresa.

“Foi muito gratificante quando eu vi meu nome na lista de aprovados e isso foi motivo de orgulho para toda a minha família. Meu pai é a minha maior inspiração. Ele está há 23 anos aqui na Volkswagen e sempre me ensinou muito sobre o setor automotivo. Eu sempre gostei muito disso, por isso escolhi a mecatrônica. Quero aproveitar ao máximo esse curso e as aulas, fazer uma faculdade e seguir carreira como meu pai”, diz Gabriela Furtado, 20 anos, aprovada no programa de Aprendizagem Técnica em Mecatrônica.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança