Com 6.435 emplacamentos, maio de 2023 assinalou um novo recorde para a eletromobilidade no Brasil, ao atingir a melhor marca mensal de vendas de veículo leves eletrificados da série histórica da ABVE.
Com esse número, o total de veículos leves eletrificados em circulação no Brasil, desde janeiro de 2012, passou a marca dos 150 mil veículos, chegando em maio a 152.453.
Ao superar o recorde anterior, de 6.391 emplacamentos em setembro de 2022, o mercado de eletrificados confirmou seu vigor no primeiro semestre deste ano, atingindo o total de 26.014 unidades vendidas nos cinco primeiros meses do ano.
Esse número (26.014) significa um aumento de 59% sobre os 16.354 emplacamentos do mesmo período de 2022.
Os 6.435 emplacamentos de maio também representam um aumento de 90% sobre os 3.387 de maio de 2022 e de 34% sobre os 4.793 de abril deste ano.
Os números consolidam o primeiro semestre de 2023 (até maio) como o melhor da série histórica da ABVE.
MARKET SHARE – A participação de mercado dos eletrificados leves continua a crescer. Em maio, atingiu o recorde de 3,86% de market share sobre o total de vendas domésticas de veículos leves no Brasil (6.435, sobre um total de 166.365).
Nos cinco primeiros meses de 2023, a participação de mercado foi de 3,4% (26.014, sobre um total no período de 754.851 vendas totais de leves no mercado doméstico-dados da Fenabrave).
Evolução da participação dos eletrificados no mercado doméstico total de veículos leves – market share (HEV+PHEV+BEV):
Jan-dez 2020: 1% (19.745 eletrificados, sobre 1.950.889)
Jan-dez 2021: 1,8% (34.990, sobre 1.974.431)
Jan 2022: 2,2% (2.558, sobre 116.601)
2022: 2,8% (3.435, sobre 120.192)
2022: 2,8% (3.851, sobre 134.904)
1º trim. 2022: 2,6% (9.844, sobre 374.533)
Jan-dez 2022: 2,5% (49.245, sobre 1.957.699)
Maio 2023: 3,86% (6.435, sobre 166.365)
Jan-maio 2023: 3,4% (26.014, sobre 754.851).
FONTE: ABVE Data/Fenabrave
CONTRASTES – O crescimento das vendas de eletrificados leves contrasta, mais uma vez, com a estagnação ou retração das vendas do conjunto das vendas de veículos leves no mercado doméstico.
Estas caíram 5% em maio de 2023 sobre o mesmo mês de 2022, segundo os números da Fenabrave (166.361, contra 174.942).
Nos primeiros cinco meses de 2023, as vendas totais de veículos leves no mercado doméstico brasileiro cresceram apenas 10% sobre o mesmo período de 2022 (754.851 em 2023, contra 685.944 em 2022.
No mesmo período de comparação, no entanto, as vendas de eletrificados leves cresceram 59% sobre os cinco primeiros meses de 2022 (26.014, contra 16.354).
Veículos eletrificados leves = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV). Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).
Híbrido mais vendido do Brasil é da GWM – Foram vendidas 960 unidades do Haval H6 no mês de maio, antes mesmo do lançamento das campanhas e da inauguração da rede de concessionárias.
A GWM é uma das boas novidades que chegou no mercado brasileiro e já tem um resultado para se orgulhar. Em seu balanço de resultados, a montadora chinesa divulgou ter emplacado 960 unidades do modelo Haval H6 no mês de maio, antes mesmo do lançamento da campanha publicitária e da inauguração de sua rede de concessionárias.
Os carros já foram entregues aos clientes. Com o resultado, o modelo se tornou o carro híbrido mais vendido do país, à frente de montadoras estabelecidas no Brasil, como Audi, Kia, Land Rover, Mercedes-Benz, Toyota e Volvo.