domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Quando trocar as pastilhas de freios?

Que a Cobreq é uma marca do grupo TMD Friction, mundialmente reconhecido como uma das maiores fabricantes em itens para fricção e que é uma indústria 100% brasileira, com muito orgulho e mais de 60 anos de tradição, todo mundo já sabe.

- Publicidade -

Com mais de 6.000 aplicações, a Cobreq dispõe de um dos portfólios mais completos e atualizados do mercado e é líder em fornecimento original para as maiores e melhores montadoras. Por esse motivo, a marca vem responder uma das perguntas mais frequentes quando o carro entra na oficina: quando trocar as pastilhas?

Existem alguns fatores que podem levar a durabilidade das pastilhas variarem: a forma como o motorista conduz o veículo, locais onde o carro mais trafega (cidade ou estrada), plano de manutenção preventiva.

Geralmente nas grandes cidades as pastilhas se desgastam mais rapidamente, devido ao trânsito exigir o acionamento do pedal do freio mais vezes do que quando o veículo trafega mais por estradas, por exemplo.

Fabricadas com matérias-primas de alta tecnologia, as pastilhas são peças projetadas para suportar altas temperaturas, além do atrito constante com o disco de freio, função que desempenha para auxiliar na parada do veículo quando o pedal do freio é acionado.

- Publicidade -

A perda da eficiência na frenagem é um ponto importante a ser observado. Quando o pedal for acionado, principalmente em uma freada brusca e a resposta do veículo na parada for mais lenta que o normal, é hora de fazer uma revisão no sistema de freios.

Estar atendo as luzes do painel também pode ser um bom indicativo, pois quando a luz indicativa do freio acender, significa que há algo errado no sistema e entre eles, pode ser a necessidade de troca das pastilhas.

Se ao pisar no pedal do freio, existe um desconforto, é hora de dar uma olhada nas pastilhas. O pedal deve ser sempre macio e não haver nenhum tipo de barulho nas rodas quando acionado, como por exemplo, semelhante a batida de ferro com ferro ou um barulho como um chiado agudo.

A Cobreq recomenda a verificação do sistema completo de freios a cada 10 mil km ou conforme indicado no plano de manutenção contido no Manual do Proprietário do veículo ou sempre que qualquer anomalia for sentida (como trepidação do veículo ou demora na resposta da frenagem), ouvida (chiado ou zumbido no momento da frenagem) ou indicação no painel de instrumentos através das luzes de advertência.

Vale lembrar que o sistema de freios faz parte da segurança do veículo e o mau funcionamento de quaisquer um dos componentes pode colocar em risco os ocupantes do veículo e quem estiver ao redor.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança