quarta-feira, 21 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Mesmo com tecnologias, fabricantes de automóveis planejam aumentar pessoal

Pesquisa global revela os principais desafios, considerações e oportunidades com relação às novas tecnologias para o setor automotivo, com destaque para os obstáculos da falta de mão de obra e interrupções na cadeia de fornecimento.

- Advertisement -

A Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK), maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e à transformação digital, acaba de divulgar o “8º Relatório anual do estado da produção inteligente: edição especial para o setor automotivo”. O estudo global conta com respostas de 197 líderes de montadoras e fornecedores automotivos, bem como fabricantes de veículos elétricos, em 13 países de destaque.

O relatório enfatiza a evolução do setor automotivo com foco na busca pela qualidade, no impacto da automação de processos, na adoção da produção inteligente e no papel essencial da tecnologia ao mitigar riscos, enfrentar os desafios da força de trabalho, minimizar custos e aumentar a produção.

As conclusões centrais do relatório global revelam que:

- Advertisement -
  • 85% dos fabricantes automotivos preveem manter ou até mesmo aumentar sua força de trabalho atual devido à adoção da tecnologia. Além disso, 64% das empresas utilizam software para automatizar processos e 54% dos líderes estão aumentando a automação para lidar com a falta de mão de obra.
  • “Minimizar os custos” e “melhorar a qualidade” são os principais fatores da aceleração da transformação digital.
  • 31% dos fabricantes automotivos pretendem investir ou já investiram em tecnologias de IA e aprendizado de máquina, o que deve continuar crescendo à medida que mais casos de uso se desenvolvem, juntamente com soluções de fácil utilização.
  • 42% dos fabricantes de automóveis preveem redirecionar o pessoal existente e 27% acreditam que contratarão mais funcionários como resultado da adoção da tecnologia, indicando que a tecnologia pode resolver os problemas atuais e catalisar o crescimento.
  • Na prática, 35% dessas empresas relatam que a produção inteligente ajudou a mitigar problemas com a implantação e integração de novas tecnologias. Além disso, 29% acreditam que ajudou com o impacto prolongado da pandemia.
  • 97% dos fabricantes e fornecedores automotivos relatam contar com ações de sustentabilidade e ESG implementadas, sendo que 49% busca iniciativas sustentáveis como um diferencial competitivo.
  • De acordo com o vice-presidente de Indústria Global – Automotivo, Pneus e Mobilidade Avançada na Rockwell Automation, Paul Epperson, o setor automotivo tem enfrentado diversos desafios e obstáculos nos últimos anos e a tecnologia tem sido uma importante aliada. “Desde mudanças na demanda dos consumidores e problemas na cadeia de fornecimento, até a escassez de microchips e desafios no pessoal de fabricação, o setor tem sido obrigado a permanecer ágil. Por exemplo, com a mudança do setor automotivo para veículos elétricos, os fabricantes estão tendo que aumentar sua força de trabalho à medida que realizam essa transição, não apenas em suas instalações existentes, mas também ao abrir novas fábricas”, explica.

“Ao analisar os resultados da pesquisa, fica evidente que enfrentar esses desafios adotando novas tecnologias e, ao mesmo tempo, equilibrando a qualidade com o crescimento lucrativo, é uma prioridade para os líderes do setor automotivo”, completa Epperson.

Segundo o especialista, o mercado automotivo está ciente dos papéis essenciais que a tecnologia e a automação desempenham ao enfrentar riscos e buscar um crescimento lucrativo, tendo em vista que 59% estão mitigando os riscos internos com a adoção de tecnologia e 50% estão fazendo o mesmo com os riscos externos. Da mesma forma, quando questionados sobre como pretendem gerar resultados comerciais positivos, a principal resposta foi aumentar a automação.

“A Rockwell Automation está em uma posição única para atuar como consultora de confiança no setor automotivo para empresas de todo o mundo, não apenas devido ao nosso portfólio dinâmico de soluções industriais, mas também ao nosso amplo ecossistema de parceiros”, comenta Epperson. “Onde quer que as empresas se encontrem em suas jornadas de transformação digital e produção inteligente, a Rockwell Automation pode encontrá-las lá e ajudar a impulsionar o crescimento inovador”, acrescenta o executivo.

- Advertisement -

Metodologia – O relatório baseia-se nas respostas de 197 gerentes e executivos de fabricantes automotivos, de suprimentos e de veículos elétricos em 13 países. A pesquisa faz parte do 8º relatório anual do estado da produção inteligente que analisou o feedback de 1.353 entrevistados em 13 dos principais países fabricantes e foi realizado em conjunto com a Sapio Research e a Rockwell Automation.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Lançamentos