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Novos resultados do Latin NCAP: VW Taigun e Jeep Renegade

Latin NCAP divulga primeiros resultados de 2023 com um encorajador cinco estrelas para o Volkswagen Taigun e um decepcionante resultado de uma estrela para o Jeep Renegade.

A primeira apresentação dos resultados de 2023 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi apresentada com um encorajador resultado de cinco estrelas para o Volkswagen Taigun e um decepcionante resultado de uma estrela para o Jeep Renegade.

Volkswagen Taigun, produzido na Índia, ganhou cinco estrelas. O Taigun, que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 92,47% para Proteção do Ocupante Adulto, 91,84% para Proteção do Ocupante Infantil, 55,14% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 83,28% para Sistemas de Assistência à Segurança.

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O veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) em cidade e em alta velocidade, assistência à velocidade e ESC.

Pelo menos 60% do volume de vendas do Taigun na região é equipado com AEB. O veículo também oferece o AEB para usuários vulneráveis das estradas, que poderia melhorar a proteção de pedestres, mas não foi avaliado por não atender aos pré-requisitos de disponibilidade. Todos os equipamentos de série avaliados apresentaram bom desempenho, permitindo que o Taigun ganhasse cinco estrelas.

Jeep Renegade, produzido no Brasil, recebeu uma estrela. O Renegade, que oferece dois airbags e ESC como equipamento padrão, obteve 48,71% para Proteção do Ocupante Adulto, 66,71% para Proteção do Ocupante Infantil, 45,32% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Sistemas de Assistência à Segurança.

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O veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC.

No impacto frontal, a cabeça da criança de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, causando perda de pontos. O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. O impacto lateral de poste não foi realizado, pois os airbags de cortina laterais e os airbags laterais de corpo são opcionais para esse modelo. As tecnologias AEB e ADAS são oferecidas como opcionais, mas não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.

A versão testada foi adquirida no Panamá e está disponível em muitos outros mercados. O fabricante do veículo recusou a avaliação voluntária para realizar mais testes de colisão no equipamento de segurança opcional para mostrar seu desempenho aos consumidoresLeia a Política de Voluntariado do Latin NCAP

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O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem as versões equipadas com tecnologia ADAS avaliadas e com bom desempenho dos modelos apresentados.

Uso indevido de informações do consumidor – O Jeep Renegade foi avaliado pelo Latin NCAP em 2015 e obteve cinco estrelas de acordo com os protocolos de avaliação vigentes (2013-2015). Os fabricantes de veículos podem usar os resultados da classificação por estrelas do Latin NCAP até quatro anos após a data de publicação para fins de publicidade e marketing.

O Jeep continuou a usar o resultado de 2015 após o período de quatro anos e também continua a usá-lo para o modelo de 2023, fazendo adaptações de design incorretas e não autorizadas, apesar de o modelo ter sido avaliado há quase oito anos e sob dois protocolos de avaliação anteriores.

Agora é demonstrado que as adaptações dos resultados do Latin NCAP feitas pelo Jeep não só não foram aprovadas pelo Latin NCAP, mas também mostram um desempenho de uma estrela pelo Latin NCAP, em contraste com as cinco estrelas usadas pelo fabricante do veículo. Portanto, é questionável qual é a real intenção do fabricante com esse uso enganoso dos resultados que confunde o consumidor.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“A Volkswagen demonstra mais uma vez seu compromisso com veículos mais seguros na região, obtendo confortavelmente cinco estrelas. A Stellantis decepciona novamente e fica atrás de seus concorrentes em termos de desempenho e equipamentos de segurança padrão. Também é decepcionante a comunicação enganosa que a Stellantis faz aos consumidores da América Latina e do Caribe. O Latin NCAP insta a Stellatis a mudar esse enfoque, a melhorar o equipamento básico de segurança dos veículos e a oferecê-los voluntariamente para que o Latin NCAP avalie e mostre aos consumidores seu desempenho. Os resultados recentes dos modelos da Stellatis, como o Fiat Strada, o Peugeot 208 e o Fiat Argo / Cronos, bem como o Renegade, mostram que a fraca estratégia do fabricante em relação a veículos mais seguros na região é inaceitável. Esse caso demonstra mais uma vez a necessidade de padronizar a rotulagem de segurança dos veículos, incluindo a classificação por estrelas do Latin NCAP.”

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:

“É lamentável que a Stellantis esteja enganando os consumidores da região ao usar um resultado do Latin NCAP que simplesmente não pode ser aplicado ao Jeep Renegade recém-avaliado. A Stellantis deveria, pelo menos, retificar essa situação imediatamente e se oferecer para avaliar quaisquer melhorias de segurança no modelo. Considerando que o corpo humano é igualmente vulnerável a colisões em qualquer lugar do mundo, pedimos encarecidamente à marca que interrompa as práticas perniciosas de publicidade enganosa e padrões duplos de segurança veicular e que respeite os consumidores de toda a região, fornecendo o mesmo nível mínimo de proteção em todos os mercados em que comercializa o Jeep Renegade. Em contraste com o modelo anterior, a Volkswagen é reconhecida pela consistência na segurança do veículo com a qual equipou o Taigun em sua atualização mais recente, a marca manteve um nível destacado de padrões de proteção”.

Volkswagen Taigun (6 airbags)

No impacto frontal, o Taigun apresentou proteção marginal a boa para adultos. A estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. O impacto lateral mostrou boa proteção, o impacto lateral de poste exibiu proteção marginal para o peito e boa proteção para a cabeça e as demais regiões do corpo. A proteção contra chicotada cervical foi boa.

O ocupante infantil apresentou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação total para a instalação do sistema de retenção infantil. A proteção de pedestres ganhou proteção adequada a boa para a cabeça na maioria das áreas, com algumas áreas de proteção fraca. A parte inferior das pernas obteve boa proteção e a parte superior das pernas apresentou proteção fraca.

O veículo oferece frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis das estradas, o que poderia aumentar a proteção dos pedestres. O Latin NCAP incentiva a Volkswagen a cumprir os requisitos do equipamento e a testar seu desempenho em breve.

O veículo oferece SBR de série nas filas de assentos dianteiros e traseiros. Também oferece assistência de limitação de velocidade padrão. O Taigun não possui LSS e RED.

Os AEB urbano e de alta velocidade mostraram bom desempenho e cumprem os requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. O ESC padrão apresentou bom desempenho e atingiu uma velocidade máxima de 85 km/h e 75 km/h nos testes da ADAC e do consumidor, respectivamente.

Leia o relatório completo
Assista ao vídeo dos testes

Jeep Renegade (2 airbags)

No impacto frontal, o Renegade apresentou proteção adequada a boa para adultos. A estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão.

O impacto lateral de poste não foi realizado porque o veículo não oferece proteção lateral padrão para a cabeça. A proteção contra chicotada cervical foi boa. O ocupante infantil apresentou proteção quase total para a criança de 3 anos e proteção limitada para a criança de un ano e meio, o que se explica pelo contato da cabeça com o banco dianteiro. A instalação do SRI apresentou pontuação máxima.

A proteção de pedestres apresentou proteção ruim para a parte inferior da perna, proteção adequada a boa para a parte superior da perna e proteção fraca a ruim em algumas áreas do capô para a cabeça, enquanto o centro ganhou proteção boa a adequada.

O ESC teve bom desempenho e atingiu uma velocidade máxima de 85 km/h e 70 km/h nos testes da ADAC e do consumidor, respectivamente. Os SBRs são padrão apenas para a primeira fila. As tecnologias AEB e ADAS são equipamentos opcionais, mas não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.

Leia o relatório completo
Assista ao vídeo dos testes


Sobre o Latin NCAP – O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região.

O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 150 veículos.

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative. O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash.

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