A Pirelli apresenta o P Zero Trofeo RS: a versão mais recente do pneu semi slick, projetado para montadoras com o objetivo de destacar o desempenho de seus modelos mais esportivos. Um exemplo é a Pagani Automobili, que foi a primeira a solicitar uma versão específica do novo pneu para o Utopia; seu mais recente hipercarro.
O novo pneu nasceu como uma evolução técnica do P Zero Trofeo R e distingue-se também pela sua posição no mercado. O P Zero Trofeo R foi originalmente projetado como um pneu de reposição para melhorar o desempenho na pista, enquanto o P Zero Trofeo RS é principalmente destinado como equipamento original, dando às montadoras a possibilidade de disponibilizar carros já preparados para uma nova experiência de direção esportiva.
Esta nova geração de pneus semi slicks Pirelli oferece ainda mais desempenho no seco, com ainda mais consistência. Mesmo com o uso mais intenso do pneu, o desempenho é mantido por mais tempo, para permitir mais velocidade e segurança em várias sessões de pista diferentes: um resultado obtido graças à ampla experiência da Pirelli nas principais categorias do motorsport mundial. Os materiais utilizados, especialmente no composto padrão da banda de rodagem, fazem pleno uso desse know-how, adaptando-o ao uso tanto nas ruas quanto em pista. Como esse pneu é equipamento original para hipercarros e supercarros homologados para s ruas, os engenheiros da Pirelli também se concentraram na segurança em condições de asfalto molhado.
Tecnologias sob demanda – O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli conseguiu aplicar uma série de tecnologias inovadoras ao P Zero Trofeo RS, desenvolvido também graças ao envolvimento da Pirelli nas competições de alto nível, encontradas nas principais categorias mundiais.
Estes pneus estão disponíveis a partir de um portfólio sob demanda, para atingir as metas definidas pelos fabricantes para cada modelo específico. Como exemplo temos o Multi-Compound Tread, tecnologia que permite que os pneus sejam personalizados para complementar as características individuais de cada carro, combinando-os com diferentes compostos de padrão de banda de rodagem do catálogo Prestige da Pirelli.
Para o Pagani Utopia, foram solicitados os P Zero Trofeo RS desenvolvidos para elevar o desempenho em pilotagens mais agressivas, em comparação com o P Zero Corsa, sem comprometer o equilíbrio do carro ou a sensação de dirigibilidade nas ruas. Esta missão foi cumprida graças especialmente aos compostos selecionados. Para os pneus traseiros, os mais focados no desempenho, os compostos foram desenvolvidos para oferecer velocidade e segurança na pista, bem como conforto e previsibilidade nas ruas.
Outra inovação implantada pelos engenheiros da Pirelli foi o Virtual Geometry Development, que permitiu avaliar um grande número de perfis de direção diferentes por meio de modelagem virtual, a fim de definir a reação em relação aos diferentes tipos de condução encontrados nas ruas, com máxima precisão.
Este processo de desenvolvimento virtual foi usado extensivamente para o Utopia Pagani, antes que os primeiros protótipos físicos fossem produzidos. Muito trabalho foi feito na banda de rodagem em particular, para oferecer o máximo em aderência e controle.
O novo Pirelli P Zero Trofeo RS já está disponível para os carros que o utilizam como equipamento original e, no futuro, uma ampla gama de pneus de reposição estará disponível. O P Zero Trofeo R permanecerá disponível em uma relação específica de dimensões.