Dentre as tecnologias disponíveis no mercado de veículos leves eletrificados no Brasil, foram os elétricos plug-in (PHEV) que apresentaram o maior crescimento nos últimos 12 meses.
No primeiro semestre de 2023, o mercado brasileiro vendeu 11.475 veículos PHEV, o que representa um aumento expressivo de 206% sobre o mesmo período de 2022 (3.751).
O segmento de veículos híbridos não plug-in (HEV) ainda lidera o número total de emplacamentos no semestre, mas a entrada de novas montadoras no segmento de PHEV agitou o mercado e mudou a participação (market share) entre as tecnologias.
Diversos fatores podem explicar esse aumento dos PHEV, entre eles, o maior número de modelos disponíveis, a ampliação dos pontos de recarga e mais informação ao mercado.
As principais tecnologias são as seguintes:
- HEV (Hybrid Electric Vehicle) – veículo elétrico híbrido convencional sem recarga externa da bateria;
- PHEV (Hybrid Electric Plug-in Vehicle) – veículo elétrico híbrido com recarga externa (plug-in);
- BEV (Battery Electric Vehicle) – veículo 100% elétrico com recarga externa da bateria (plug-in).
ELETRIFICADOS
O Brasil emplacou 32.239 veículos leves eletrificados (HEV+PHEV+BEV) de janeiro a junho de 2023. Os veículos leves incluem automóveis, comerciais leves e utilitários (SUV).
Esse total representa um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427), e se encontra muito próximo das vendas de todo o ano de 2021 (34.990).
Só em junho foram 6.225 emplacamentos – 53% acima de junho de 2022 (4.073).
Foi o melhor mês de junho e o terceiro melhor mês de toda a série histórica, só superado por maio/23 (6.435) e setembro/22 (6.391).
Os números indicam que o mercado tem boa possibilidade de superar a previsão da ABVE de 70 mil emplacamentos até o final do ano.
A frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades, de janeiro de 2012 a junho de 2023.
BEV + PHEV
Os veículos 100% elétricos (BEV) também ganharam mercado no primeiro semestre de 2023, com 3.777 emplacamentos, porém num ritmo muito menor: crescimento de 11% sobre o primeiro semestre de 2022 (3.397).
Mas essa evolução dos BEV, apesar de muito inferior à dos PHEV, também pode ser considerada significativa.
Isso porque o valor de aquisição dos BEV tende a ser maior em relação às demais tecnologias, o que pode ser considerado uma barreira para a expansão da tecnologia.
Já os híbridos convencionais (HEV a gasolina + HEV flex a etanol) apresentaram um crescimento de 28% em 2023, na comparação com o primeiro semestre de 2022 (16.987, contra 13.279), e ainda detêm a maior participação do mercado de eletrificados no Brasil.
Somados, os veículos que requerem recarga externa da bateria por meio de eletropostos (PHEV+BEV) apresentaram um excelente crescimento nos últimos 12 meses.
Os chamados PEV (Plug-in Electric Vehicles) alcançaram a marca expressiva de 15.252 emplacamentos no primeiro semestre de 2023, contra 7.148 no mesmo período de 2022 – aumento de 113%.
Os números demonstram que o mercado plug-in cresceu nos últimos 12 meses no Brasil, seguindo a tendência do mercado europeu e asiático, onde os PEV são predominantes.
O crescimento do uso de veículos elétricos em frotas tem dinamizado esse mercado. Um exemplo é o aplicativo 99, que incorporou veículos BEV da BYD em sua frota em circulação na cidade de São Paulo.
A participação das tecnologias no total de vendas de eletrificados no primeiro semestre de 2023 foi a seguinte:
- HEV flex: 38% (12.317);
- HEV a gasolina: 14,5% (4.670 veículos);
- PHEV: 35,5% (11.475);
- BEV: 12% (3.777).
MARKET SHARE
Já a participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre o total de veículos leves emplacados no mercado doméstico brasileiro também cresceu, chegando a 3,4% no semestre.
Foram 32.234 eletrificados em 2023 sobre 934.579 vendas totais de leves no mercado doméstico (Fenabrave).
Esses 3,4% representam um crescimento significativo sobre os 2,4% do primeiro semestre de 2022 (20.427 eletrificados sobre vendas domésticas totais de 851.136).
GEOGRAFIA
A geografia da eletromobilidade no país se concentra massivamente na região Sudeste, principalmente, no estado de São Paulo, que lidera todos os emplacamentos por tipo de tecnologia.
Ela é também mais intensa nas capitais, pela maior demanda e maior oferta de infraestrutura de recarga.
Os maiores percentuais de emplacamentos por município se encontram naqueles com alto valor de Produto Interno Bruto (PIB).
São Paulo ocupa a primeira posição no ranking das cidades que mais emplacaram veículos eletrificados no 1º semestre de 2023, com 17,5% do total.
Em segundo lugar, Brasília, com 6% – destaque para o emplacamento de veículos elétricos BEV.
EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS POR ESTADOS
1º SEMESTRE/2023
Ranking | Estado | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Total |
1º | SP | 1.430 | 1.291 | 2.153 | 1.690 | 2.415 | 2.169 | 11.148 |
2º | RJ | 397 | 293 | 438 | 342 | 499 | 494 | 2.463 |
3º | SC | 319 | 265 | 434 | 307 | 484 | 436 | 2.245 |
4º | MG | 326 | 264 | 385 | 315 | 443 | 394 | 2.127 |
5º | DF | 304 | 276 | 339 | 285 | 416 | 388 | 2.008 |
6º | PR | 291 | 354 | 356 | 280 | 343 | 353 | 1.977 |
7º | GO | 143 | 206 | 400 | 305 | 297 | 424 | 1.775 |
8º | RS | 269 | 195 | 296 | 225 | 340 | 314 | 1.639 |
9º | ES | 96 | 313 | 165 | 180 | 132 | 146 | 1.032 |
10º | BA | 159 | 139 | 167 | 157 | 195 | 186 | 1.003 |
11º | PE | 136 | 97 | 101 | 93 | 147 | 140 | 714 |
12º | CE | 77 | 99 | 81 | 86 | 129 | 148 | 620 |
13º | MT | 75 | 80 | 114 | 88 | 91 | 109 | 557 |
14º | MS | 77 | 58 | 93 | 68 | 78 | 61 | 435 |
15º | AM | 40 | 72 | 70 | 57 | 44 | 61 | 344 |
16º | PA | 37 | 50 | 63 | 56 | 55 | 67 | 328 |
17º | AL | 50 | 42 | 54 | 38 | 59 | 59 | 302 |
18º | MA | 58 | 41 | 65 | 35 | 40 | 56 | 295 |
19º | PB | 54 | 29 | 51 | 39 | 49 | 60 | 282 |
20º | RN | 46 | 36 | 44 | 36 | 50 | 37 | 249 |
21º | PI | 34 | 32 | 40 | 28 | 45 | 42 | 221 |
22º | SE | 30 | 22 | 19 | 29 | 15 | 23 | 138 |
23º | RO | 13 | 13 | 26 | 18 | 25 | 21 | 116 |
24º | TO | 20 | 12 | 18 | 21 | 22 | 17 | 110 |
25º | AP | 6 | 9 | 8 | 6 | 8 | 9 | 46 |
26º | AC | 7 | 2 | 7 | 3 | 8 | 6 | 33 |
27º | RR | 9 | 4 | 2 | 6 | 6 | 5 | 32 |
EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS BEV POR ESTADO
1º SEMESTRE/2023
Ranking | Estado | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Total Geral |
1º | SP | 195 | 122 | 184 | 190 | 188 | 209 | 1088 |
2º | PR | 95 | 131 | 59 | 45 | 71 | 49 | 450 |
3º | DF | 69 | 44 | 60 | 75 | 76 | 32 | 356 |
4º | RJ | 106 | 26 | 45 | 34 | 43 | 102 | 356 |
5º | RS | 54 | 31 | 43 | 36 | 44 | 44 | 252 |
6º | SC | 40 | 32 | 37 | 39 | 39 | 48 | 235 |
7º | ES | 13 | 144 | 16 | 15 | 11 | 13 | 212 |
8º | MG | 37 | 25 | 35 | 32 | 29 | 34 | 192 |
9º | PE | 41 | 12 | 22 | 18 | 18 | 20 | 131 |
10º | CE | 25 | 13 | 8 | 19 | 17 | 10 | 92 |
11º | GO | 10 | 9 | 9 | 15 | 13 | 10 | 66 |
12º | BA | 13 | 5 | 10 | 10 | 12 | 8 | 58 |
13º | AM | 6 | 11 | 10 | 13 | 6 | 7 | 53 |
14º | MT | 8 | 8 | 11 | 6 | 8 | 7 | 48 |
15º | RN | 7 | 9 | 6 | 5 | 9 | 2 | 38 |
16º | MA | 6 | 1 | 6 | 2 | 4 | 6 | 25 |
17º | AL | 5 | 1 | 8 | 1 | 6 | 3 | 24 |
18º | MS | 5 | 3 | 4 | 4 | 6 | 2 | 24 |
19º | PA | 5 | 5 | 5 | 4 | 2 | 1 | 22 |
20º | PI | 5 | 4 | 3 | 4 | 6 | 22 | |
21º | PB | 3 | 2 | 4 | 3 | 3 | 15 | |
22º | SE | 2 | 1 | 1 | 3 | 2 | 9 | |
23º | RO | 1 | 1 | 3 | 5 | |||
24º | RR | 3 | 3 | |||||
25º | TO | 1 | 1 | 2 |
EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS PHEV POR ESTADO
1º SEMESTRE/2023
Ranking | Estado | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Total Geral |
1º | SP | 624 | 511 | 943 | 514 | 986 | 840 | 4.418 |
2º | SC | 151 | 97 | 215 | 95 | 257 | 221 | 1.036 |
3º | MG | 144 | 94 | 159 | 82 | 177 | 162 | 818 |
4º | PR | 109 | 100 | 150 | 79 | 130 | 138 | 706 |
5º | RJ | 102 | 103 | 129 | 69 | 156 | 121 | 680 |
6º | RS | 104 | 51 | 114 | 55 | 144 | 116 | 584 |
7º | DF | 93 | 58 | 79 | 51 | 144 | 138 | 563 |
8º | GO | 41 | 35 | 71 | 42 | 100 | 226 | 515 |
9º | ES | 47 | 115 | 57 | 57 | 56 | 57 | 389 |
10º | BA | 43 | 30 | 41 | 26 | 45 | 62 | 247 |
11º | CE | 17 | 30 | 28 | 20 | 50 | 74 | 219 |
12º | MT | 27 | 27 | 40 | 18 | 36 | 48 | 196 |
13º | PE | 31 | 30 | 21 | 21 | 49 | 43 | 195 |
14º | MS | 43 | 19 | 25 | 21 | 21 | 20 | 149 |
15º | AL | 24 | 12 | 22 | 14 | 18 | 26 | 116 |
16º | AM | 5 | 19 | 18 | 9 | 11 | 24 | 86 |
17º | PB | 16 | 9 | 14 | 4 | 13 | 19 | 75 |
18º | RN | 14 | 8 | 9 | 10 | 12 | 13 | 66 |
19º | PI | 10 | 7 | 11 | 4 | 16 | 14 | 62 |
20º | PA | 5 | 7 | 16 | 4 | 13 | 15 | 60 |
21º | MA | 12 | 5 | 7 | 5 | 11 | 16 | 56 |
22º | SE | 12 | 9 | 5 | 10 | 5 | 8 | 49 |
23º | RO | 4 | 4 | 2 | 12 | 9 | 31 | |
24º | TO | 5 | 2 | 1 | 2 | 2 | 5 | 17 |
25º | AP | 2 | 1 | 2 | 5 | |||
26º | RR | 1 | 1 | 1 | 3 |
EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS HEV POR ESTADO
1º SEMESTRE/2023
Ranking | Estado | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Total Geral |
1º | SP | 611 | 658 | 1.026 | 986 | 1.241 | 1.120 | 5.642 |
2º | RJ | 189 | 164 | 264 | 239 | 300 | 271 | 1.427 |
3º | GO | 92 | 162 | 320 | 248 | 184 | 188 | 1.194 |
4º | MG | 145 | 145 | 191 | 201 | 237 | 198 | 1.117 |
5º | DF | 142 | 174 | 200 | 159 | 196 | 218 | 1.089 |
6º | SC | 128 | 136 | 182 | 173 | 188 | 167 | 974 |
7º | PR | 87 | 123 | 147 | 156 | 142 | 166 | 821 |
8º | RS | 111 | 113 | 139 | 134 | 152 | 154 | 803 |
9º | BA | 103 | 104 | 116 | 121 | 138 | 116 | 698 |
10º | ES | 36 | 54 | 92 | 108 | 65 | 76 | 431 |
11º | PE | 64 | 55 | 58 | 54 | 80 | 77 | 388 |
12º | MT | 40 | 45 | 63 | 64 | 47 | 54 | 313 |
13º | CE | 35 | 56 | 45 | 47 | 62 | 64 | 309 |
14º | MS | 29 | 36 | 64 | 43 | 51 | 39 | 262 |
15º | PA | 27 | 38 | 42 | 48 | 40 | 51 | 246 |
16º | MA | 40 | 35 | 52 | 28 | 25 | 34 | 214 |
17º | AM | 29 | 42 | 42 | 35 | 27 | 30 | 205 |
18º | PB | 35 | 18 | 33 | 35 | 33 | 38 | 192 |
19º | AL | 21 | 29 | 24 | 23 | 35 | 30 | 162 |
20º | RN | 25 | 19 | 29 | 21 | 29 | 22 | 145 |
21º | PI | 19 | 21 | 26 | 24 | 25 | 22 | 137 |
22º | TO | 14 | 10 | 17 | 18 | 20 | 12 | 91 |
23º | RO | 12 | 9 | 21 | 16 | 10 | 12 | 80 |
23º | SE | 16 | 13 | 13 | 18 | 7 | 13 | 80 |
24º | AP | 6 | 7 | 7 | 6 | 8 | 7 | 41 |
25º | AC | 7 | 2 | 7 | 3 | 8 | 6 | 33 |
26º | RR | 6 | 4 | 2 | 5 | 5 | 4 | 26 |
AS 20 CIDADES QUE MAIS EMPLACARAM VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS
1º SEMESTRE/2023
Ranking | Município | Estado | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Total |
1º | SÃO PAULO | SP | 654 | 661 | 1.095 | 900 | 1.209 | 1.110 | 5.629 |
2º | BRASÍLIA | DF | 304 | 276 | 339 | 285 | 416 | 388 | 2.008 |
3º | RIO DE JANEIRO | RJ | 199 | 183 | 286 | 235 | 328 | 302 | 1.533 |
4º | BELO HORIZONTE | MG | 177 | 143 | 214 | 190 | 265 | 217 | 1.206 |
5º | CURITIBA | PR | 109 | 210 | 172 | 132 | 191 | 163 | 977 |
6º | ANÁPOLIS | GO | 13 | 90 | 207 | 175 | 101 | 275 | 861 |
7º | GOIÂNIA | GO | 91 | 78 | 130 | 79 | 137 | 105 | 620 |
8º | PORTO ALEGRE | RS | 96 | 69 | 113 | 85 | 116 | 123 | 602 |
9º | SALVADOR | BA | 85 | 65 | 91 | 94 | 100 | 104 | 539 |
10º | CAMPINAS | SP | 96 | 48 | 82 | 60 | 98 | 115 | 499 |
11º | FORTALEZA | CE | 55 | 84 | 65 | 67 | 103 | 113 | 487 |
12º | RECIFE | PE | 83 | 61 | 58 | 64 | 99 | 102 | 467 |
13º | FLORIANÓPOLIS | SC | 55 | 47 | 76 | 55 | 97 | 84 | 414 |
14º | CARIACICA | ES | 8 | 226 | 22 | 99 | 4 | 9 | 368 |
15º | MANAUS | AM | 39 | 69 | 70 | 56 | 43 | 61 | 338 |
16º | RIBEIRAO PRETO | SP | 49 | 30 | 63 | 39 | 60 | 44 | 285 |
17º | CUIABÁ | MT | 38 | 35 | 57 | 33 | 37 | 58 | 258 |
18º | BALNEÁRIO CAMBORIÚ | SC | 45 | 30 | 46 | 40 | 55 | 40 | 256 |
19º | CAMPO GRANDE | MS | 41 | 40 | 54 | 43 | 40 | 33 | 251 |
20º | VITÓRIA | ES | 23 | 37 | 50 | 35 | 49 | 56 | 250 |
EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS POR MODELO
1º SEMESTRE /2023
Ranking | Grupo de Modelo | Montadora | Tecnologia | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | total | ||||||
1º | COROLLA CROSS | TOYOTA | HEV | 698 | 879 | 1.184 | 1.037 | 912 | 890 | 5.600 | ||||||
2º | COROLLA ALTIS | TOYOTA | HEV | 535 | 538 | 583 | 529 | 591 | 626 | 3.402 | ||||||
3º | TIGGO 5X | CAOA CHERY | HEV/PHEV | 202 | 229 | 355 | 429 | 552 | 525 | 2.292 | ||||||
4º | XC60 | VOLVO | PHEV | 578 | 197 | 504 | 157 | 380 | 392 | 2.208 | ||||||
5º | HAVAL H6 | GWM | HEV/PHEV | 0 | 0 | 139 | 92 | 960 | 969 | 2.160 | ||||||
6º | TIGGO 8 | CAOA CHERY | PHEV | 334 | 299 | 287 | 209 | 294 | 363 | 1.786 | ||||||
7º | SONG PLUS | BYD | PHEV/BEV | 33 | 145 | 205 | 39 | 321 | 352 | 1.095 | ||||||
8º | TIGGO 7 | CAOA CHERY | HEV | 115 | 88 | 150 | 234 | 243 | 208 | 1.038 | ||||||
9º | XC40 | VOLVO | PHEV/BEV | 156 | 180 | 117 | 140 | 191 | 119 | 903 | ||||||
10º | CAYENNE | PORSCHE | PHEV | 72 | 95 | 152 | 132 | 242 | 200 | 893 | ||||||
11º | Q5 | AUDI | PHEV | 63 | 92 | 157 | 139 | 96 | 123 | 670 | ||||||
12º | XC90 | VOLVO | PHEV | 57 | 86 | 120 | 123 | 113 | 88 | 587 | ||||||
13º | DISCOVERY | LAND ROVER | HEV | 24 | 66 | 170 | 94 | 109 | 101 | 564 | ||||||
14º | STONIC | KIA | HEV | 88 | 68 | 116 | 96 | 92 | 61 | 521 | ||||||
15º | DEFENDER | LAND ROVER | HEV | 40 | 34 | 103 | 131 | 76 | 124 | 508 | ||||||
16º | RANGE ROVER | LAND ROVER | PHEV/HEV | 52 | 23 | 36 | 87 | 141 | 99 | 438 | ||||||
16º | RAV4 | TOYOTA | HEV | 27 | 82 | 176 | 46 | 55 | 52 | 438 | ||||||
17º | SPORTAGE | KIA | HEV | 79 | 69 | 69 | 93 | 108 | 13 | 431 | ||||||
18º | YUAN PLUS | BYD | BEV | 79 | 64 | 85 | 83 | 38 | 57 | 406 | ||||||
19º | 330E | BMW | PHEV | 77 | 71 | 120 | 57 | 24 | 7 | 356 | ||||||
20º | CIVIC | HONDA | HEV | 42 | 157 | 76 | 33 | 7 | 5 | 320 | ||||||
21º | ARRIZO 6 | CAOA CHERY | HEV | 57 | 44 | 59 | 69 | 49 | 33 | 311 | ||||||
22º | CLASSE C | MERCEDES-BENZ | HEV | 108 | 81 | 36 | 31 | 41 | 9 | 306 | ||||||
23º | C40 | VOLVO | BEV | 30 | 59 | 27 | 53 | 73 | 48 | 290 | ||||||
24º | COOPER COUNTRYMAN | MINI | PHEV | 74 | 61 | 80 | 23 | 24 | 22 | 284 | ||||||
25º | X3 | BMW | PHEV | 114 | 52 | 55 | 15 | 31 | 5 | 272 | ||||||
26º | X5 | BMW | PHEV | 68 | 31 | 67 | 43 | 39 | 5 | 253 | ||||||
27º | VELAR | LAND ROVER | PHEV | 30 | 27 | 66 | 34 | 33 | 49 | 239 | ||||||
28º | E-JS1 | JAC | BEV | 23 | 29 | 38 | 34 | 62 | 33 | 219 | ||||||
29º | COMPASS | JEEP | PHEV | 79 | 23 | 39 | 30 | 25 | 17 | 213 | ||||||
30º | IX | BMW | BEV | 35 | 42 | 47 | 20 | 15 | 22 | 181 | ||||||
31º | IX3 | BMW | BEV | 26 | 10 | 37 | 48 | 31 | 25 | 177 | ||||||
32º | PANAMERA | PORSCHE | PHEV | 20 | 12 | 44 | 41 | 31 | 27 | 175 | ||||||
33º | KWID | RENAULT | BEV | 127 | 18 | 9 | 3 | 3 | 5 | 165 | ||||||
34º | LEAF | NISSAN | BEV | 80 | 6 | 8 | 5 | 6 | 56 | 161 | ||||||
35º | COOPER | MINI | BEV | 19 | 20 | 40 | 27 | 30 | 24 | 160 | ||||||
36º | NX350H | LEXUS | HEV | 4 | 16 | 8 | 13 | 53 | 57 | 151 | ||||||
37º | TAYCAN | PORSCHE | BEV | 20 | 26 | 24 | 25 | 23 | 26 | 144 | ||||||
38º | FPACE | JAGUAR | PHEV | 23 | 20 | 35 | 19 | 17 | 17 | 131 | ||||||
39º | NIRO | KIA | HEV | 11 | 13 | 23 | 33 | 23 | 17 | 120 | ||||||
40º | GLE | MERCEDES-BENZ | PHEV | 8 | 5 | 39 | 33 | 12 | 11 | 108 | ||||||
41º | UX250H | LEXUS | HEV | 13 | 18 | 10 | 17 | 21 | 20 | 99 | ||||||
42º | FORESTER | SUBARU | HEV | 0 | 11 | 38 | 0 | 15 | 30 | 94 | ||||||
43º | JUMPY | CITROEN | BEV | 2 | 71 | 2 | 0 | 0 | 0 | 75 | ||||||
43º | TAN | BYD | BEV | 13 | 9 | 15 | 13 | 12 | 13 | 75 | ||||||
44º | I4 | BMW | BEV | 11 | 8 | 4 | 4 | 24 | 21 | 72 | ||||||
45º | XV | SUBARU | HEV | 0 | 0 | 62 | 0 | 0 | 6 | 68 | ||||||
46º | BOLT | GM | BEV | 4 | 4 | 14 | 0 | 12 | 33 | 67 | ||||||
47º | E TRON | AUDI | HEV/BEV | 10 | 8 | 23 | 13 | 7 | 4 | 65 | ||||||
47º | E-J7 | JAC | BEV | 4 | 10 | 0 | 6 | 1 | 44 | 65 | ||||||
47º | E-JS4 | JAC | BEV | 4 | 6 | 10 | 17 | 15 | 13 | 65 | ||||||
48º | HAN | BYD | BEV | 17 | 6 | 12 | 6 | 8 | 5 | 54 | ||||||
49º | MAVERICK | FORD | HEV | 0 | 0 | 1 | 30 | 0 | 20 | 51 | ||||||
50º | ICAR | CAOA CHERY | BEV | 5 | 2 | 7 | 13 | 11 | 12 | 50 | ||||||
51º | RX500H | LEXUS | PHEV | 0 | 0 | 0 | 7 | 23 | 15 | 45 | ||||||
52º | 530E | BMW | PHEV | 3 | 1 | 2 | 6 | 17 | 15 | 44 | ||||||
52º | E2008 | PEUGEOT | BEV | 18 | 9 | 6 | 6 | 3 | 2 | 44 | ||||||
53º | 500E | FIAT | BEV | 8 | 9 | 7 | 4 | 8 | 2 | 38 | ||||||
54º | ES300 | LEXUS | HEV | 3 | 3 | 12 | 6 | 4 | 9 | 37 | ||||||
55º | T3 | BYD | BEV | 7 | 11 | 4 | 8 | 3 | 1 | 34 | ||||||
56º | GLS | MERCEDES-BENZ | PHEV | 3 | 2 | 9 | 3 | 11 | 1 | 29 | ||||||
57º | ARTURA | MCLAREN | PHEV | 0 | 3 | 0 | 5 | 10 | 10 | 28 | ||||||
58º | CAMRY | TOYOTA | HEV | 4 | 2 | 9 | 1 | 9 | 1 | 26 | ||||||
59º | SCUDO | FIAT | BEV | 12 | 4 | 5 | 0 | 1 | 1 | 23 | ||||||
60º | D1 | BYD | BEV | 1 | 8 | 3 | 2 | 0 | 6 | 20 | ||||||
60º | EQA 250 | MERCEDES-BENZ | BEV | 1 | 2 | 1 | 5 | 5 | 6 | 20 | ||||||
61º | 208 | PEUGEOT | BEV | 8 | 3 | 5 | 3 | 0 | 0 | 19 | ||||||
61º | E TRON GT | AUDI | BEV | 1 | 2 | 7 | 2 | 5 | 2 | 19 | ||||||
62º | DOLPHIN | BYD | BEV | 0 | 0 | 0 | 0 | 10 | 7 | 17 | ||||||
63º | IONIQ | HYUNDAI | HEV/BEV | 0 | 1 | 0 | 0 | 11 | 4 | 16 | ||||||
64º | I3 | BMW | BEV | 9 | 1 | 0 | 0 | 1 | 1 | 12 | ||||||
65º | 296 GTB | FERRARI | PHEV | 0 | 3 | 2 | 3 | 1 | 2 | 11 | ||||||
65º | IPACE | JAGUAR | BEV | 1 | 2 | 2 | 3 | 2 | 1 | 11 | ||||||
66º | EJV5.5 | JAC | BEV | 3 | 0 | 1 | 3 | 2 | 1 | 10 | ||||||
66º | MODEL Y | TESLA | BEV | 1 | 1 | 4 | 0 | 2 | 2 | 10 | ||||||
67º | EXPERT | PEUGEOT | BEV | 1 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 9 | ||||||
67º | F150 | FORD | BEV/HEV | 0 | 0 | 3 | 2 | 0 | 4 | 9 | ||||||
67º | IEV 330P | JAC | BEV | 3 | 0 | 1 | 0 | 1 | 4 | 9 | ||||||
68º | EQB 250 | MERCEDES-BENZ | BEV | 2 | 2 | 1 | 2 | 0 | 1 | 8 | ||||||
68º | EQC400 | MERCEDES-BENZ | BEV | 0 | 1 | 5 | 0 | 1 | 1 | 8 | ||||||
68º | HUMMER EV EDITION 1 | GMC | BEV | 3 | 0 | 1 | 2 | 0 | 2 | 8 | ||||||
68º | IEV750 | JAC | BEV | 3 | 1 | 1 | 2 | 0 | 1 | 8 | ||||||
68º | MODEL 3 | TESLA | BEV | 4 | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 8 | ||||||
69º | EQE 300 | MERCEDES-BENZ | BEV | 0 | 0 | 5 | 0 | 1 | 1 | 7 | ||||||
69º | MODEL X | TESLA | BEV | 2 | 1 | 1 | 1 | 0 | 2 | 7 | ||||||
70º | CLASSE S | MERCEDES-BENZ | PHEV | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 5 | ||||||
70º | EQS | MERCEDES-BENZ | BEV | 0 | 0 | 2 | 0 | 1 | 2 | 5 | ||||||
70º | PACIFICA | CHRYSLER | PHEV | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 4 | 5 | ||||||
70º | SIENNA | TOYOTA | HEV | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 2 | 5 | ||||||
71º | ECOTECH 2 | HITECH | BEV | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 1 | 4 | ||||||
71º | LEVANTE | MASERATI | HEV | 1 | 1 | 0 | 1 | 1 | 0 | 4 | ||||||
71º | SF90 SPIDER | FERRARI | PHEV | 2 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 4 | ||||||
72º | ECOCARGO | HITECH | BEV | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 0 | 3 | ||||||
72º | MODEL S | TESLA | BEV | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 3 | ||||||
72º | SF90 STRADALE | FERRARI | PHEV | 2 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 3 | ||||||
72º | TUNDRA | TOYOTA | HEV | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | ||||||
73º | 296 GTS | FERRARI | PHEV | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 2 | ||||||
73º | ACCORD | HONDA | PHEV | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 2 | ||||||
73º | BENTAYGA | BENTLEY | PHEV | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 2 | ||||||
73º | FLYING SPUR | BENTLEY | PHEV | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | ||||||
73º | MUSTANG MACH-E | FORD | BEV | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 | ||||||
73º | R1T | RIVIAN | BEV | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 2 | ||||||
73º | SERES 5 | DONGFENG | PHEV/BEV | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 | ||||||
73º | ID.4 | VOLKSWAGEN | BEV | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 | ||||||
74º | 812 GTS | FERRARI | PHEV | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | ||||||
74º | AMG GT 63S | MERCEDES-BENZ | HEV | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | ||||||
74º | EX7 | KEYTON | BEV | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | ||||||
74º | FRONTIER | NISSAN | PHEV | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | ||||||
74º | GHIBLI | MASERATI | HEV | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | ||||||
74º | KANGOO | RENAULT | BEV | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | ||||||
74º | P1 | MCLAREN | BEV | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | ||||||
74º | SERES 3 | SERES | BEV | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | ||||||
T40 | JAC | BEV | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | ||||||||
EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS BEVS – 1º SEMESTRE/2023
Ranking | Grupo de Modelo | Montadora | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Total |
1º | XC40 | VOLVO | 156 | 180 | 117 | 140 | 191 | 119 | 903 |
2º | YUAN PLUS | BYD | 79 | 64 | 85 | 83 | 38 | 57 | 406 |
3º | C40 | VOLVO | 30 | 59 | 27 | 53 | 73 | 48 | 290 |
4º | E-JS1 | JAC | 23 | 29 | 38 | 34 | 62 | 33 | 219 |
5º | IX | BMW | 35 | 42 | 47 | 20 | 15 | 22 | 181 |
6º | IX3 | BMW | 26 | 10 | 37 | 48 | 31 | 25 | 177 |
7º | KWID | RENAULT | 127 | 18 | 9 | 3 | 3 | 5 | 165 |
8º | LEAF | NISSAN | 80 | 6 | 8 | 5 | 6 | 56 | 161 |
9º | COOPER | MINI | 19 | 20 | 40 | 27 | 30 | 24 | 160 |
10º | TAYCAN | PORSCHE | 20 | 26 | 24 | 25 | 23 | 26 | 144 |
11º | JUMPY | CITROËN | 2 | 71 | 2 | 0 | 0 | 0 | 75 |
11º | TAN | BYD | 13 | 9 | 15 | 13 | 12 | 13 | 75 |
12º | I4 | BMW | 11 | 8 | 4 | 4 | 24 | 21 | 72 |
13º | BOLT | GM | 4 | 4 | 14 | 0 | 12 | 33 | 67 |
14º | E-J7 | JAC | 4 | 10 | 0 | 6 | 1 | 44 | 65 |
14º | E-JS4 | JAC | 4 | 6 | 10 | 17 | 15 | 13 | 65 |
15º | E TRON | AUDI | 9 | 8 | 23 | 13 | 7 | 4 | 64 |
16º | HAN | BYD | 17 | 6 | 12 | 6 | 7 | 5 | 53 |
17º | ICAR | CAOA CHERY | 5 | 2 | 7 | 13 | 11 | 12 | 50 |
18º | E2008 | PEUGEOT | 18 | 9 | 6 | 6 | 3 | 2 | 44 |
19º | 500E | FIAT | 8 | 9 | 7 | 4 | 8 | 2 | 38 |
20º | T3 | BYD | 7 | 11 | 4 | 8 | 3 | 1 | 34 |
21º | SCUDO | FIAT | 12 | 4 | 5 | 0 | 1 | 1 | 23 |
21º | D1 | BYD | 1 | 8 | 3 | 2 | 0 | 6 | 20 |
21º | EQA 250 | MERCEDES-BENZ | 1 | 2 | 1 | 5 | 5 | 6 | 20 |
22º | 208 | PEUGEOT | 8 | 3 | 5 | 3 | 0 | 0 | 19 |
22º | E TRON GT | AUDI | 1 | 2 | 7 | 2 | 5 | 2 | 19 |
23º | DOLPHIN | BYD | 0 | 0 | 0 | 0 | 10 | 7 | 17 |
24º | I3 | BMW | 9 | 1 | 0 | 0 | 1 | 1 | 12 |
25º | IPACE | JAGUAR | 1 | 2 | 2 | 3 | 2 | 1 | 11 |
26º | EJV5.5 | JAC | 3 | 0 | 1 | 3 | 2 | 1 | 10 |
26º | MODEL Y | TESLA | 1 | 1 | 4 | 0 | 2 | 2 | 10 |
27º | EXPERT | PEUGEOT | 1 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 9 |
27º | IEV 330P | JAC | 3 | 0 | 1 | 0 | 1 | 4 | 9 |
28º | EQB 250 | MERCEDES-BENZ | 2 | 2 | 1 | 2 | 0 | 1 | 8 |
28º | EQC400 | MERCEDES-BENZ | 0 | 1 | 5 | 0 | 1 | 1 | 8 |
28º | F150 | FORD | 0 | 0 | 3 | 1 | 0 | 4 | 8 |
28º | HUMMER EV EDITION 1 | GMC | 3 | 0 | 1 | 2 | 0 | 2 | 8 |
28º | IEV750 | JAC | 3 | 1 | 1 | 2 | 0 | 1 | 8 |
28º | MODEL 3 | TESLA | 4 | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 8 |
29º | EQE 300 | MERCEDES-BENZ | 0 | 0 | 5 | 0 | 1 | 1 | 7 |
29º | MODEL X | TESLA | 2 | 1 | 1 | 1 | 0 | 2 | 7 |
30º | EQS | MERCEDES-BENZ | 0 | 0 | 2 | 0 | 1 | 2 | 5 |
31º | ECOTECH 2 | HITECH | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 1 | 4 |
32º | ECOCARGO | HITECH | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 0 | 3 |
32º | MODEL S | TESLA | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 3 |
33º | ID.4 | VOLKSWAGEN | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 |
33º | MUSTANG MACH-E | FORD | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 |
33º | R1T | RIVIAN | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 2 |
34º | EX7 | KEYTON | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
34º | IONIQ | HYUNDAI | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
34º | KANGOO | RENAULT | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
34º | SERES 3 | SERES | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
34º | SERES 5 | DONGFENG | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
34º | SONGPLUS | BYD | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS PHEV – 1º SEMESTRE/2023
Ranking | Grupo de modelo | Montadora | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Total |
1º | XC60 | VOLVO | 578 | 197 | 504 | 157 | 380 | 392 | 2.208 |
2º | TIGGO 8 | CAOA CHERY | 334 | 299 | 287 | 209 | 294 | 363 | 1.786 |
3º | HAVAL H6 | GWM | 0 | 0 | 139 | 45 | 685 | 647 | 1.516 |
4º | SONG PLUS | BYD | 33 | 145 | 205 | 39 | 320 | 352 | 1.094 |
5º | CAYENNE | PORSCHE | 72 | 95 | 152 | 132 | 242 | 200 | 893 |
6º | Q5 | AUDI | 63 | 92 | 157 | 139 | 96 | 123 | 670 |
7º | XC90 | VOLVO | 57 | 86 | 120 | 123 | 113 | 88 | 587 |
8º | RANGE ROVER | LAND ROVER | 52 | 23 | 36 | 86 | 125 | 35 | 357 |
9º | 330E | BMW | 77 | 71 | 120 | 57 | 24 | 7 | 356 |
10º | CIVIC | HONDA | 42 | 157 | 76 | 33 | 7 | 5 | 320 |
11º | COOPER COUNTRYMAN | MINI | 74 | 61 | 80 | 23 | 24 | 22 | 284 |
12º | X3 | BMW | 114 | 52 | 55 | 15 | 31 | 5 | 272 |
13º | X5 | BMW | 68 | 31 | 67 | 43 | 39 | 5 | 253 |
14º | VELAR | LAND ROVER | 30 | 27 | 66 | 34 | 33 | 49 | 239 |
15º | COMPASS | JEEP | 79 | 23 | 39 | 30 | 25 | 17 | 213 |
16º | PANAMERA | PORSCHE | 20 | 12 | 44 | 41 | 31 | 27 | 175 |
17º | FPACE | JAGUAR | 23 | 20 | 35 | 19 | 17 | 17 | 131 |
18º | GLE | MERCEDES-BENZ | 8 | 5 | 39 | 33 | 12 | 11 | 108 |
19º | RX500H | LEXUS | 0 | 0 | 0 | 7 | 23 | 15 | 45 |
20º | 530E | BMW | 3 | 1 | 2 | 6 | 17 | 15 | 44 |
21º | GLS | MERCEDES-BENZ | 3 | 2 | 9 | 3 | 11 | 1 | 29 |
22º | ARTURA | MCLAREN | 0 | 3 | 0 | 5 | 10 | 10 | 28 |
23º | 296 GTB | FERRARI | 0 | 3 | 2 | 3 | 1 | 2 | 11 |
24º | CLASSE S | MERCEDES-BENZ | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 5 |
24º | PACIFICA | CHRYSLER | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 4 | 5 |
25º | SF90 SPIDER | FERRARI | 2 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 4 |
26º | SF90 STRADALE | FERRARI | 2 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 3 |
26º | TIGGO 5X | CAOA CHERY | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 1 | 3 |
27º | 296 GTS | FERRARI | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 2 |
27º | ACCORD | HONDA | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 2 |
27º | BENTAYGA | BENTLEY | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 2 |
27º | FLYING SPUR | BENTLEY | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
28º | 812 GTS | FERRARI | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
28º | AMG GT 63S | MERCEDES-BENZ | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
28º | E TRON | AUDI | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
28º | F150 | FORD | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
28º | FRONTIER | NISSAN | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
28º | P1 | MCLAREN | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
28º | SERES 5 | SERES | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS HEV – 1º SEMESTRE/2023
Ranking | Grupo de modelo | Montadora | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Total |
1º | COROLLA CROSS | TOYOTA | 698 | 879 | 1.184 | 1.037 | 912 | 890 | 5.600 |
2º | COROLLA | TOYOTA | 535 | 538 | 583 | 529 | 591 | 626 | 3.402 |
3º | TIGGO 5X | CAOA CHERY | 202 | 229 | 355 | 429 | 550 | 524 | 2.289 |
4º | TIGGO 7 | CAOA CHERY | 115 | 88 | 150 | 234 | 243 | 208 | 1.038 |
5º | HAVAL H6 | GWM | 0 | 0 | 0 | 47 | 275 | 322 | 644 |
6º | DISCOVERY | LAND ROVER | 24 | 66 | 170 | 94 | 109 | 101 | 564 |
7º | STONIC | KIA | 88 | 68 | 116 | 96 | 92 | 61 | 521 |
8º | DEFENDER | LAND ROVER | 40 | 34 | 103 | 131 | 76 | 124 | 508 |
9º | RAV4 | TOYOTA | 27 | 82 | 176 | 46 | 55 | 52 | 438 |
10º | SPORTAGE | KIA | 79 | 69 | 69 | 93 | 108 | 13 | 431 |
11º | ARRIZO 6 | CAOA CHERY | 57 | 44 | 59 | 69 | 49 | 33 | 311 |
12º | CLASSE C | MERCEDES-BENZ | 108 | 81 | 36 | 31 | 41 | 9 | 306 |
13º | NX350H | LEXUS | 4 | 16 | 8 | 13 | 53 | 57 | 151 |
14º | NIRO | KIA | 11 | 13 | 23 | 33 | 23 | 17 | 120 |
15º | UX250H | LEXUS | 13 | 18 | 10 | 17 | 21 | 20 | 99 |
16º | FORESTER | SUBARU | 0 | 11 | 38 | 0 | 15 | 30 | 94 |
17º | RANGE ROVER | LAND ROVER | 0 | 0 | 0 | 1 | 16 | 64 | 81 |
18º | XV | SUBARU | 0 | 0 | 62 | 0 | 0 | 6 | 68 |
19º | MAVERICK | FORD | 0 | 0 | 1 | 30 | 0 | 20 | 51 |
20º | ES300 | LEXUS | 3 | 3 | 12 | 6 | 4 | 9 | 37 |
21º | CAMRY | TOYOTA | 4 | 2 | 9 | 1 | 9 | 1 | 26 |
22º | IONIQ | HYUNDAI | 0 | 0 | 0 | 0 | 11 | 4 | 15 |
23° | SIENNA | TOYOTA | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 2 | 5 |
24° | LEVANTE | MASERATI | 1 | 1 | 0 | 1 | 1 | 0 | 4 |
25° | TUNDRA | TOYOTA | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
26° | F150 | FORD | 1 | 0 | 0 | 1 | |||
26° | HAN | BYD | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
EMPLACAMENTOS DE LEVES ELETRIFICADOS POR MONTADORA
1º SEMESTRE/2023
Ranking | Montadora | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Total |
1º | TOYOTA | 1.266 | 1.505 | 1.952 | 1.613 | 1.567 | 1.571 | 9.474 |
2º | CAOA CHERY | 713 | 662 | 858 | 954 | 1.149 | 1.141 | 5.477 |
3º | VOLVO | 821 | 522 | 768 | 473 | 757 | 647 | 3.988 |
4º | GWM | 0 | 0 | 139 | 92 | 960 | 969 | 2.160 |
5º | LAND ROVER | 146 | 150 | 375 | 346 | 359 | 373 | 1.749 |
6º | BYD | 150 | 243 | 324 | 151 | 392 | 441 | 1.701 |
7º | BMW | 343 | 216 | 332 | 193 | 182 | 101 | 1.367 |
8º | PORSCHE | 112 | 133 | 220 | 198 | 296 | 253 | 1.212 |
9º | KIA | 178 | 150 | 208 | 222 | 223 | 91 | 1.072 |
10º | AUDI | 74 | 102 | 187 | 154 | 108 | 129 | 754 |
11º | MERCEDES-BENZ | 123 | 94 | 99 | 75 | 73 | 33 | 497 |
12º | MINI | 93 | 81 | 120 | 50 | 54 | 46 | 444 |
13º | JAC | 40 | 47 | 51 | 62 | 81 | 96 | 377 |
14º | LEXUS | 20 | 37 | 30 | 43 | 101 | 101 | 332 |
15º | HONDA | 42 | 158 | 76 | 33 | 8 | 5 | 322 |
16º | JEEP | 79 | 23 | 39 | 30 | 25 | 17 | 213 |
17º | RENAULT | 127 | 18 | 9 | 4 | 3 | 5 | 166 |
18º | NISSAN | 80 | 6 | 8 | 6 | 6 | 56 | 162 |
18º | SUBARU | 0 | 11 | 100 | 0 | 15 | 36 | 162 |
19º | JAGUAR | 24 | 22 | 37 | 22 | 19 | 18 | 142 |
20º | CITROEN | 2 | 71 | 2 | 0 | 0 | 0 | 75 |
21º | PEUGEOT | 27 | 13 | 12 | 12 | 4 | 4 | 72 |
22º | GM | 4 | 4 | 14 | 0 | 12 | 33 | 67 |
23º | FORD | 0 | 0 | 4 | 34 | 0 | 24 | 62 |
24° | FIAT | 20 | 13 | 12 | 4 | 9 | 3 | 61 |
25° | MCLAREN | 0 | 4 | 0 | 5 | 10 | 10 | 29 |
26° | TESLA | 8 | 2 | 7 | 2 | 3 | 6 | 28 |
27º | FERRARI | 4 | 3 | 4 | 6 | 2 | 2 | 21 |
28º | HYUNDAI | 0 | 1 | 0 | 0 | 11 | 4 | 16 |
29º | GMC | 3 | 0 | 1 | 2 | 0 | 2 | 8 |
30º | HITECH | 0 | 0 | 0 | 1 | 5 | 1 | 7 |
31º | CHRYSLER | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 4 | 5 |
31º | MASERATI | 1 | 1 | 0 | 2 | 1 | 0 | 5 |
32º | BENTLEY | 1 | 1 | 1 | 1 | 0 | 0 | 4 |
33º | DONGFENG | 1 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 3 |
34º | VOLKSWAGEN | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 |
34º | RIVIAN | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 2 |
35º | CAIO | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
35º | KEYTON | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Fonte: ABVE DATA