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Eletrificação, Mobilidade sustentável e ESG são destaques do Renault E-Tech 100% electric days

A segunda edição do evento contou com a participação de ONGs, empresas, associações, institutos, Cobertura Mecânica Online®, especialistas do setor privado e do poder público para discutir eletrificação, soluções de mobilidade e ESG..

O Parque Ibirapuera recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Renault E-Tech 100% electric days, um grande seminário de eletrificação e soluções de mobilidade, promovido pela Renault do Brasil, que contou com a participação de ONGs, empresas, associações, institutos, especialistas do setor privado e do poder público para discutir importantes temas do setor, como eletrificação, soluções de mobilidade e ESG.

“O Renault E-Tech days surgiu para promover discussões sobre eletrificação, soluções de mobilidade e ESG.A Renault do Brasil liderou esta iniciativa de reunir os vários atores do ecossistema da mobilidade, para discutir abertamente sobre o futuro da mobilidade no Brasil”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault.

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Durante os dois dias de evento, mais de mil pessoas acompanharam os painéis no Pavilhão das Culturas Brasileiras e de forma on-line.

Em dois dias de evento, mais de mil pessoas acompanharam os painéis no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, e de forma on-line.

O futuro da eletrificação no Brasil – Após a abertura oficial do evento, realizada pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, apresentou a visão da entidade para o futuro da eletrificação no Brasil. Em sua palestra, o executivo destacou a importância do Brasil e da produção industrial doméstica de ponta, contribuindo de forma robusta com a descarbonização do planeta.

Márcio de Lima Leite enfatizou as múltiplas soluções de engenharia de propulsão, a ousadia e inovação dos engenheiros brasileiros: “Os associados da Anfavea têm trazido tecnologia de ponta para a descarbonização, desde o uso de biocombustíveis como o etanol, biodiesel e biogás, até as soluções de eletrificação híbridas e puras, respondendo às demandas ambientais da sociedade”, enfatizou Márcio.

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Para concluir a cerimônia de abertura, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima, destacou o potencial do Brasil no desenvolvimento de novas rotas tecnológicas, produção industrial para o mercado interno e exportação, e inovação no cenário das grandes transformações da mobilidade.

Também participaram do evento o Consul Geral da França em São Paulo, Yves Teysser d’Orfeuil, o secretário de Mobilidade e Trânsito da cidade de São Paulo, Celso Gonçalves Barbosa, o conselheiro para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França no Brasil, Mathieu Rivallain, o diretor de Economia e Mercados do Sindipeças, George Rugitsky, e Edson Luciani de Oliveira, representando Rene Garcia Junior, secretário de Estado da Fazenda do Paraná.

O caminho da descarbonização no setor automotivo – O primeiro dia de palestras contou com a apresentação de Masao Ukon, managing diretor & senior partner da consultoria Boston Consulting Group (BCG), trazendo a visão do Boston Consulting Group para a descarbonização no setor automotivo.

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Masao destacou os diferentes estágios dos mercados internacionais para a eletrificação, e a aceleração global sobre este tema, promovendo uma mudança completa no setor automotivo. A longo prazo, na visão do executivo, a aplicação de tecnologias de eletrificação, combinada a uma matriz energética limpa, parecem ser um caminho sem volta para a descarbonização.

Desafios da eletrificação nas cidades – Mediado pelo jornalista Marcos Rozen, editor do canal Use Elétrico, o painel trouxe a visão de empresas, fornecedores e fabricantes para as diferentes soluções de mobilidade, a partir de cases implementados no Brasil.

Caio Ramos, diretor de sustentabilidade da AMBEV, apresentou a estratégia da marca para a neutralização das emissões de carbono dos escopos 1, 2 e 3 da operação brasileira e a jornada de descarbonização da empresa por meio da logística verde, que contempla a eletrificação de empilhadeiras, e o uso de 253 caminhões elétricos que conectam os 21 centros de distribuição da marca, com mais de 500 mil quilômetros rodados em 2022.

A WEG, representada pelo gerente de estações de recarga Eloir Pagnan, compartilhou a visão e estratégia da empresa na instalação de carregadores em condomínios, garagens e estacionamentos para contribuir com o ecossistema da mobilidade elétrica no país.

Já para o diretor de power mobility da Raízen, Rafael Rebello, a eletromobilidade é chave na discussão sobre soluções de descarbonização. Para a marca, a jornada de recarga está presente em momentos diferentes da rotina do consumidor. A empresa já conta com mil carregadores em todo o país, além de oferecer um portfólio completo de soluções de energia limpa.

Para concluir o painel, Ricardo Mendes, head da Mobilize, marca de energia e serviços financeiros do Renault Group, compartilhou pesquisas que demonstram o crescimento da preferência do consumidor por serviços compartilhados de mobilidade. Para atender a esta demanda a marca oferece serviços como o Mobilize Share, um serviço de mobilidade compartilhada disponível sete dias por semana, 24 horas por dia, por meio de um aplicativo que permite mais facilidade ao consumidor e uma melhor gestão da frota para as empresas. A POC implementada no Complexo Ayrton Senna, sede das fabricas da Renault do Brasil, no Paraná, demonstrou uma redução da frota de 40% desde a sua implementação.

A segunda edição do evento contou com a participação de ONGs, empresas, associações, institutos, especialistas do setor privado e do poder público para discutir eletrificação, soluções de mobilidade e ESG.

A descarbonização como estratégia de negócio – O painel que contou com a participação de sistemistas, consultores e fabricantes do setor automotivo, sob a moderação da editora-chefe da Automotive Business, Giovanna Riato.

Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, apresentou a visão holística da montadora sobre o tema da descarbonização, que considera todo o ciclo de vida do veículo, desde o transporte das peças, o processo de produção, a utilização e o fim de vida. Na visão do executivo, além do processo produtivo, a marca tem uma importante contribuição na redução das emissões pelos clientes, através da oferta de produtos que estão na vanguarda da tecnologia, como os veículos Renault E-Tech 100% elétricos e os motores flex mais eficientes.

Para Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina, a estratégia para ser competitivo e inovador passa por explorar a vocação brasileira em biocombustíveis para promover a descarbonização, e utilizar as competências da marca como fornecedora global de serviços. A visão da marca para o Brasil é utilizar todas as tecnologias e ferramentas disponíveis no país, como a matriz energética limpa, os biocombustíveis, o hidrogênio verde e tecnologias para motores mais eficientes.

Completando o painel, Masao Ukon, managing diretor & senior partner da consultoria Boston Consulting Group (BCG), apresentou as perspectivas da eletrificação automotiva, sob a ótica da cadeia de suprimentos no Brasil. Os estudos do BCG apontam que os próximos anos no Brasil serão marcados pela convivência de diferentes tecnologias, conforme a evolução da demanda. Apesar da eletrificação seguir um caminho mais gradual no país, Masao aponta que o momento já é oportuno para a cadeia de fornecedores local se preparar para participar ativamente desta transição energética.

Instituto Ayrton Senna 30 anos – Durante o Renault E-Tech 100% electric days, o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini falou sobre as ações realizadas nos 30 anos da instituição. As ações de educação representam uma raiz de influência de todos os índices socioeconômicos e da agenda ESG, e se traduzem em uma ferramenta principal para combater as desigualdades sociais, a violência nas cidades e a falta de oportunidades. As ações do Instituto Ayrton Senna, nos últimos 30 anos, proporcionaram 36 milhões de atendimentos a estudantes em todo o Brasil, mais de 250 mil formações oferecidas a educadores, resultando em uma aceleração de três a dez vezes nos resultados educacionais de mais de mil municípios.

ESG, da teoria à prática dentro das empresas e o seu impacto na sociedade – O evento também foi palco para discussões sobre ESG, com a participação do Instituto Renault, da consultoria em sustentabilidade SEED, do Grupo CCR e da Enel Brasil, com a moderação de Denise Hills, pioneira dos ODS para Finanças Sustentáveis da ONU.

O vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira compartilhou a estratégia ESG do Renault Group, baseada nos pilares de meio ambiente, segurança, inclusão e governança. Na Renault os conceitos ESG estão no centro da construção da estratégia de negócios. Dentre as diversas iniciativas ESG, o executivo destacou o pioneirismo global da marca em veículos elétricos, com mais de dez anos de experiência na concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos com essa tecnologia. No Brasil este pioneirismo se revela por meios dos diferentes projetos de mobilidade implementados no país, com serviços de compartilhamento de veículos, projetos de mobilidade elétrica e a transformação de Fernando de Noronha em uma smart island.

Mayra Tavares, consultora de sustentabilidade na SEED apresentou um estudo desenvolvido pela Wat Carbon para as mudanças climáticas e seu impacto social, refletidos na segurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a palestrante, a criação de ecossistemas mais saudáveis passa por temas de equidade de gênero, atuação em comunidades locais, agricultura sustentável, conhecimento indígena e tradicional, e conscientização das pessoas sobre as mudanças climáticas.

Para Onara Oliveira, superintendente de sustentabilidade ESG no Grupo CCR, a mobilidade humana está no centro das ações voltadas ao ESG. Por meio da infraestrutura, a empresa conecta cidades e comunidades, levando cultura e oportunidades por meio de ações sociais de educação e saúde. Segundo a executiva, as atividades do Instituto CCR incentivam a economia circular, a geração de renda, a formação continuada de professores, buscando ampliar o potencial humano e promover a inclusão social.

Na visão da ENEL Brasil, apresentada por Ricardo Bomfim, head de economia circular da marca, a criação de valor compartilhado deve considerar a criação de projetos sem resíduos e sem poluição, mantendo produtos e materiais em uso e regenerando sistemas naturais. O executivo reforça que esses elementos fazem parte da estratégia da marca para a construção de um futuro por uma nova economia, a de cidades circulares.

As oportunidades do “S” dentro do ESG gerando impacto social – Para concluir a segunda edição do Renault E-tech 100% electric days o painel “As oportunidades do ‘S’, dentro do ESG gerando impacto social”, teve a participação de autoridades no tema, sob a moderação da jornalista Lana Pinheiro, editora do canal “ESG por Lana Pinheiro”.

O Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e fundador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Prof. Dr. José Vicente destacou a importância das políticas

públicas para promover a igualdade racial. A Universidade Zumbi dos Palmares tem como objetivo realizar a inclusão da pessoa negra e/ou de baixa renda no ensino superior, viabilizando a integração de negros e não negros em ambiente favorável à discussão da diversidade social, no contexto da realidade nacional e internacional, formando profissionais qualificados para atender à demanda do mercado.

No Instituto Renault, as ações de inclusão e segurança já beneficiaram mais de 865 mil pessoas nos últimos 12 anos. A diretora executiva Graziela Pontes destacou as iniciativas de formação profissional, estímulo ao empreendedorismo e busca por parceiros para gerar impacto social positivo na comunidade Borda do Campo, bairro onde estão sediadas as fábricas da Renault do Brasil, no Paraná. Um exemplo é a Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault com foco na segurança alimentar das crianças, no desenvolvimento social das famílias e no empoderamento feminino através do empreendedorismo social e geração de renda. O faturamento do projeto em 2022 atingiu R$ 1,3 milhão, representando um aumento de 13 vezes em relação à 2015.

Parceiro do Instituto Renault, o Instituto Patricia Medrado compartilhou os projetos de inclusão por meio do esporte, que transformam vidas por meio do tênis, esporte que consagrou a ex-atleta profissional e diretora executiva Patricia Medrado. Nos últimos 20 anos, cerca de 7.200 crianças e jovens foram atendidos, mais de 1.100 professores foram capacitados, em 14 municípios brasileiros.

A ONG Gastromotiva, representada pela gerente de novos negócios Thamires Pedra Rica, e também parceira de negócio social do Instituto Renault, compartilhou os projetos de transformação social, fundamentados nos pilares de clima e meio ambiente, geração de renda, desenvolvimento humano e segurança alimentar. Nos últimos 18 anos, mais de 2,2 milhões de pessoas foram impactadas pela Gastromotiva, mais de 3 milhões de refeições foram doadas no programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva e mais de sete mil alunos foram formados pelos cursos gratuitos.

Apoio institucional ao Renault E-Tech 100% electric days – A segunda edição do Renault E-Tech 100% electric days recebeu o apoio, pelo segundo ano consecutivo, da Mobilize, Raízen Power e WEG. Neste ano, o evento também teve apoio da Robert Bosch América Latina.

A Raízen Power, participou garantindo zero emissões líquidas de carbono relacionadas à energia elétrica, por meio do registro de créditos de carbono, uma forma certificada internacionalmente que contribui para a mitigação do efeito estufa na atmosfera.

Os carregadores para abastecer os Megane E-Tech 100% elétricos durante o evento foram disponibilizados pela WEG e e-mob, com instalação realizada pela Neoenergia. Também são apoiadoras do evento AMBEV, Nestlé e Splash bebidas urbanas.

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