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De olho no escapamento – 5 dicas para a manutenção da peça

A principal função do escapamento é eliminar os gases gerados depois da queima do combustível pelos cilindros. É essa peça que “conduz” os gases que foram filtrados por todo o sistema para fora do veículo, isso evita que gases tóxicos fiquem retidos. Também é função do escapamento reduzir os barulhos e manter o bom funcionamento do carro. Mas para preservá-lo e fazer com que ele execute sua função, é preciso estar atento à sua manutenção.

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Pensando nisso, a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separou 5 dicas indispensáveis. Confira a seguir.

Manutenção do escapamento – O indicado é que o escapamento seja revisado por completo a cada quatro meses ou a cada 20 mil quilômetros rodados.

Nessas revisões, é importante olhar todas as peças que fazem parte deste sistema: coletor de escape, tubulação, silenciador, catalisador e abafador. Se qualquer uma dessas peças estiver danificada, pode aumentar o gasto com combustível do veículo e reduzir o rendimento.

E se engana quem pensa que veículos que rodam pouco vão aumentar o tempo de duração do escape. Na verdade, carros que circulam pouco podem ter uma vida útil mais curta dessa peça. Isso porque em trajetos curtos pode ser que não haja tempo suficiente para o sistema atingir a temperatura ideal para combustão. Dessa forma, há acúmulo de água na tubulação, o que pode causar a corrosão do escape.

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Importância do catalisador – Ainda há donos de veículos que, para ter uma melhor performance do veículo, retiram o catalisador. Mas essa peça é essencial para transformar os gases poluentes liberados pelo motor em um composto seguro, que não será tão prejudicial para o meio ambiente.

Fumaça do escapamento – A fumaça do escapamento é um bom indicador da saúde do veículo. Quando a fumaça está incolor, isso mostra que o carro está fazendo uma queima adequada de ar e combustível. Mas se a fumaça for visível, atenção: isso pode indicar que há algo errado.

  • A fumaça azulada é sinal de que seu carro está queimando lubrificante;
  • A fumaça preta é sinal de que o carro está queimando mais combustível que o necessário;
  • A fumaça branca pode ser inofensiva. Em dias frios, assim que você liga o carro, essa fumaça pode ser só efeito do ar frio sendo condensado. Mas, se a fumaça branca persistir, isso pode mostrar que o motor está fervendo água dentro da câmara de combustão junto com o ar e o combustível.

Escapamento esportivo – Esse tipo de escapamento deixa o som mais intenso e, teoricamente, melhoraria a performance do veículo. Uma dúvida comum é se esse tipo de escapamento seria permitido por lei. E a resposta é sim!

Alterações são permitidas por lei, a única ressalva é que essa modificação não pode ir contra outras exigências do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, é fundamental que o sistema de escapamento respeite os limites de emissão de poluentes e ruídos.

Um grande problema do escapamento esportivo é quando a alteração é feita fora das especificações. Isso pode tornar o veículo mais poluente e contribuir para um aumento do consumo de combustível.

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O que é difusor? Quando falamos em escapamento esportivo, também é importante falar sobre o difusor. Esse é um componente eletrônico que muda o barulho do motor através de uma válvula instalada junto ao escapamento, comum em motos.

Por um controle remoto, é possível abrir a válvula para um barulho mais forte e esportivo, ou então fechá-la para retornar ao som original. O uso dessa peça é permitido por lei – se forem seguidas as especificações do CTB.

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