quinta-feira, 12 dezembro , 2024
28 C
Recife

Dicas importantes para não ficar na estrada com seu carro

Precisamos ter em mente que a revisão do carro deve ser sempre preventiva. Cuidando preventivamente do seu veículo, você evita os problemas e gastos de uma manutenção corretiva.

É amigos, não tá fácil. O aumento no valor de aquisição de um novo veículo ficou distante do orçamento de muitas pessoas. Nem mesmo oferecer o veículo como entrada pode compensar num mercado com juros tão altos. Com isso, o motorista vai precisar ampliar o uso do seu veículo e ter mais atenção, para não ficar na estrada por falta de manutenção.

Já imaginou numa viagem e você ficar pelo caminho por problemas mecânicos? Ao viajar com o carro, efetuar uma revisão antes de sair de casa é fundamental, é o que comenta Cleber Willian Gomes, professor de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), que ressalta os cuidados que se deve ter antes de pegar estrada.

- Publicidade -

Para a segurança do motorista e dos passageiros é de extrema importância a realização da revisão preventiva, dando preferência por fazer a manutenção com profissionais preparados para diagnosticar, avaliar e corrigir as falhas dos sistemas.

A revisão além de garantir segurança e conforto, também pode ajudar na economia financeira, evitando que as peças tenham que ser substituídas antes do recomendado, evitando gastos desnecessários.

Os principais sistemas que necessitam ser avaliados numa revisão são: pneus, óleo lubrificante do motor, fluído de freio e as pastilhas de freio.

- Publicidade -

Em relação aos pneus, podemos dizer que eles são os componentes mais importantes a serem verificados e o principal elemento para se atentar é a profundidade dos sulcos do pneu. Quanto menor, pior a condição de frenagem, principalmente em condições de pista molhada. A calibragem dos pneus também deve ser considerada, pois dependendo do destino da sua viagem, a pressão dos pneus deve ser ajustada. Em áreas com lama e areia é indicado reduzir a pressão, já em estradas e ruas pavimentadas, a pressão deve ser a recomenda pelo manual do fabricante.

Óleo lubrificante do motor: o período de troca e o nível de óleo deve ser respeitado e neste caso é importante seguir a recomendação do fabricante, e a indicação na vareta do volume de óleo deve ser considerada. O professor reforça para que desconsiderem a “avaliação com as pontas dos dedos” feitas em alguns postos de gasolina, já que pode ser uma recomendação sem critério, somente para vender serviços sem a real necessidade de troca.

Apesar de pouco lembrado, o fluído de freio tem um intervalo de troca e muitas pessoas só lembram que a manutenção é necessária quando acontece a contaminação por água e perda das propriedades de funcionamento, que comprometem o desempenho de frenagem. Nesta condição, este cuidado é vital para a vida de todos. Vale lembrar que mais importante do que o risco de multa e perda financeira, é a segurança dos ocupantes do veículo.

- Publicidade -

Por mais moderno que seja o veículo, a condição das pastilhas de freio e dos pneus são vitais e por isso o nível de desgaste precisa ser avaliado antes de pegar estradas ou até mesmo para rodagem dentro das cidades. Uma forma do dono do veículo perceber o fim da vida útil das pastilhas é quando se ouve um ruído no momento em que o freio é acionado com o veículo em movimento.

“Precisamos ter em mente que a revisão do carro deve ser sempre preventiva. Cuidando preventivamente do seu veículo, você evita os problemas e gastos de uma manutenção corretiva, que geralmente é o momento em que houve algo mais sério, como acidentes, em decorrência da má condição dos componentes do carro que não foram verificados antes de rodar com o automóvel”, completa o professor da FEI.

Fique esperto nas dicas:
1 – Calibragem: deve ser realizada semanalmente e com os pneus frios. Consulte a pressão recomenda pelo fabricante no manual do proprietário. Alguns veículos possuem sensores que auxiliam os condutores sobre as condições dos pneus. Caso haja alguma anormalidade, realize a manutenção ou a troca do produto com defeito.
2 – Rodas amassadas: influenciam no balanceamento dos veículos, aumentam a vibração e aceleram o desgaste dos pneus. É importante verificar periodicamente o estado das rodas. Ao observar alguma anormalidade, procure auxílio especializado e realize o reparo ou a troca da peça imediatamente.
3 – Bolhas nos pneus: um grande perigo para os ocupantes do veículo. Um produto nessas condições pode estourar a qualquer momento. As bolhas costumam surgir a partir do impacto severo do pneu com buracos ou guias. Caso identifique essa alteração, substitua-o imediatamente.
4 – Teste de desgaste do pneu: o limite legal para se trafegar com um pneu é de 1,6 milímetros. Para testar se estão desgastados ou não, basta encaixar uma moeda de R$ 1 em um dos sulcos no centro da banda de rodagem, identificada como a parte mais grossa do pneu. Quanto mais fundo a moeda for, melhor será a condição dos pneus. Caso consiga ver toda sua parte dourada, está na hora de trocar os produtos.
5 – Excesso de peso no veículo: além da diminuição da vida útil da borracha em contato com o solo, o sobrepeso pode danificar a estrutura interna dos pneus. Desgastes dos freios, nos componentes da suspensão e maior consumo de combustível são outros prejuízos do excesso de peso. Consulte o manual do proprietário e certifique-se sobre o peso total adequado para o veículo.
6 – Amortecedores: componentes essenciais para o funcionamento da suspensão do veículo. Instalados em todos os eixos, eles são responsáveis por preservar e garantir a segurança, estabilidade, aderência e a vida útil dos pneus. É essencial realizar a manutenção adequada dos amortecedores, verificando regularmente sua condição e substituindo-os quando necessário.
7 – Estepe: imprevistos podem acontecer durante a viagem. Dessa forma, o estepe deve estar em perfeitas condições de uso e calibrado corretamente. Verifique as condições do pneu substituto e realize a calibragem semanalmente.

Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno