Trinta anos depois, finalmente chega a 5ª geração da Jeep Grand Cherokee, desta vez é a versão metade combustão e metade eletrificada, denominada de 4Xe (lê-se: “four by e”). Como foi dito no lançamento, em São Paulo no último dia 04 de outubro, um carro inigualável, que traz consigo um motor turbo a gasolina de 2.0 litros com injeção direta, cujo tanque possui uma capacidade de 72 litros e dois motores elétricos de alta tensão, um localizado a frente da caixa de transmissão e o outro após à caixa, sendo este responsável por gerar mais força ao cardã que fica no eixo traseiro.
A bateria que alimentam estes dois motores elétricos possui um carregamento total de 2h30min e uma autonomia de 17,3 KWh, onde os dois tipos de motorização, juntos entregam 380 cv de potência, um torque combinado de 637NM e 6,3 segundos de 0 à 100 km/h, tudo isso através de uma transmissão de 8 marchas.
Mas, antes de tudo, vamos falar do que impressiona à primeira vista, que é o design. Ele possui uma coluna A inclinado que combina com o ângulo de inclinação da coluna D, como se houvesse uma simetria. Possui uma linha de cintura baixa e reta que parte do capô e contorna todo o veículo, mantendo a identidade do modelo da marca, que foi lançado aqui no Brasil em 1993 e apresentado pela primeira vez no Salão de Detroit nos EUA um ano antes.
A linha de caráter é paralela a linha de cintura, sendo esta, começando no farol dianteiro e interrompida pela lanterna traseira, que inclusive estas duas se “conversam”, pois, elas são mais finas e alongadas horizontalmente, mantendo a elegância de um SUV que faz bonito na cidade e fora dela. As caixas de rodas têm um desenho trapezoidal com um aplique de plástico preto fosco, dando uma impressão de ser mais alto, proporcionando ainda mais robustez, características da marca.
E por falar em robustez, este é um detalhe presente no capô, sendo ela bem horizontal e mais alongado, onde ao dirigir dá uma impressão de infinito. Mas, se em uma mudança de uma subida íngreme para uma decida, há uma câmera localizada na grade do motor que facilita neste momento de percurso e caso ela esteja suja, basta ligar um pequeno lavador para melhorar a nitidez da imagem. A grade frontal, deixou de ter uma inclinação obliqua e passou a ter uma inclinação aguda, porém muito próxima aos 90°, proporcionando uma sensação de ataque.
Durante o lançamento, eu, Willames Verçoza, repórter do Mecânica Online®, tive a oportunidade de dirigir o veículo por quase 50 quilômetros, em trânsito pesado, vias esburacas e ruas bastante íngremes.
Com uma disposição incrível, os motores elétricos e a combustão deram juntos força suficiente para deixar muitos carros para trás. O ruído interno praticamente não existe, proporcionando a satisfação de ouvir uma música através dos 9 alto-falantes com subwoofer, amplificador de 506 watts de potência. Esta música ou a navegação pode ser escolhida não apenas pelo motorista, mas quem anda no banco do passageiro, isto porque há uma tela exclusiva no painel frontal, sendo que esta fica escura para o motorista, com a finalidade de não tirar a atenção enquanto dirige.
As duas telas são sensíveis ao toque e o passageiro pode espelhar seu smartphone, escolher uma música e ouvi-las por um fone de ouvido conectado via bluetooth. Para aumentar o pacote de conforto este Jeep tem tela digital no painel frontal, tela central e também tela no retrovisor interno que é conectada à uma câmera localizada no aerofólio traseiro, totalizando assim mais de 40 polegadas de tela.
Além disso, possui ar-condicionado de duas zonas, aquecimento ou esfriamento dos bancos dianteiro, aquecimento para o volante, wireless charger, 8 portas USB-A e USB-C, sendo 4 para acesso aos ocupantes do banco traseiro, rotare shifter e um acabamento premium alpine, com detalhes semelhantes a madeira.
Não foi apresentado durante o lançamento, mas ao dirigir percebi que o carro possui HUD (Head-up display), onde a informação da velocidade é projetada no para-brisa em tempo real, permitindo que o motorista a observe sem desviar o olhar do caminho à frente, sendo este podendo ser ativado ou desativado.
No quesito segurança a Jeep melhorou ainda mais neste novo veículo, pois possui comutação automática dos faróis, que é quando a câmera detecta a luminosidade dos faróis de um outro veículo que está se aproximando no sentido contrário e, automaticamente, ele se adapta a intensidade e o facho dos faróis.
Tem também, assistência de colisão de interseção, frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego com detectores de tráfego cruzado, piloto automático adaptativo, câmera 360.º, onde mostra a aproximação de outros veículos e centralização auxiliar de faixas.
Além disso, a suspensão faz a combinação de conforto e segurança através do sistema multi-link, que se assemelha na suspensão de triângulo duplo, porém ao invés de dois braços, o sistema faz uso de três ou mais, onde são mais espaçadas entre si, promovendo liberdade de movimentos, isso mantém a banda de rodagem do pneu sempre em contato com o solo.
Mecânica Online – A Grand Cherokee possui três modos de dirigir, sendo estes acionados através de botões que fica localizado à esquerda do volante, que são: a HYBRID, é o modo onde o motor turbo de 2.0 litros, mais o motor elétrico, proporciona mais potência e torque de forma instantânea e uma aceleração que impressiona; o modo ELECTRIC, onde este a emissão é quase zero e o torque é instantâneo; e por fim o modo E-SAVE, neste 100% do funcionamento do motor térmico é acionado, desta forma há uma maior economia da bateria.
Este novo Jeep impressiona nas suas dimensões. Com 1.968 mm de largura, 4.914 mm de comprimento, sendo entre eixos de 2.964 mm, proporciona um ângulo de ataque de 25,7°, 26,6° de ângulo de saída e uma altura em relação ao solo de 214 mm.
Segundo a marca, será fabricada nos EUA e disponível para o Brasil nas seguintes cores: Bright White (branco); Baltic Grey Metallic (grafite); Diamond Black (preto) e Silver Zynith (prata). Ele chegará ao mercado brasileiro em uma única versão por R$ 569.990,00. Valor que fica entre o Volvo XC90 (R$ 519.950,00) e a BMW X5 (a partir de R$ 709.950,00), que são os seus concorrentes diretos.
Novidades da 5º Geração
Motores eco-friendly – com a tecnologia 4xe (PHEV), este é o Grand Cherokee com maior capacidade 4×4 e mais sustentável até agora, trazendo o compromisso da marca Jeep de “Zero Emission Freedom” (Liberdade de Emissões Zero).
Mais tecnológico – Uconnect™ 5 é o primeiro do segmento com tela na frente do passageiro na primeira fileira, e tecnologias semiautônomas ADAS nível 2.
Mais espaço e versatilidade – o novo Jeep Grand Cherokee 4xe oferece níveis aprimorados de conforto e espaço, uma vez que é mais longo, mais alto e com maior entre eixos.
Recursos inovadores – Se destacam o sistema semiautônomo de direção ADAS L2, além da tela frontal exclusiva e interativa de 10,25” para o passageiro.
Mais Seguro – com diversos recursos avançados de segurança, incluindo ADAS L2, mais a câmera com visão 360º.
Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in | Dados técnicos gerais
- Motor 2.0 Turbo a gasolina
- Potência total combinada: 380 cv
- Torque combinado: 637 Nm
- Transmissão: automática de 8 marchas
- Bateria: íons de lítio, 400 Volts
- Tempo total de carregamento: 2h30 (tomada de 220V, carregador Jeep nível 2)
- Tanque de combustível: 72 litros
- Capacidade de carga: 609 kg
- Capacidade máxima de reboque: 2.332 kg
- Capacidade do porta-malas: 580 litros
Confira alguns dos principais itens de série do Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in:
- Abertura eletrônica do porta-malas
- Acabamento dos logotipos externos “4xe” no exclusivo tom azul
- Acendimento automático dos faróis
- Ajuste do volante em altura e profundidade
- Ajustes Elétricos do Volante de Altura e Profundidade
- Alarme de segurança
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
- Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio
- Ar-condicionado digital dual zone
- Assistência de Colisão em Interseções
- Banco do Motorista com Memória
- Banco Traseiro com Aquecimento
- Bancos com Acabamento Premium
- Bancos dianteiros ventilados e aquecidos
- Bancos do Motorista e Passageiro com 8 Ajustes
- Câmbio automático de 8 marchas
- Câmera 360°
- Central multimídia de 10,1″
- Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros – Keyless Enter ‘n Go
- Comutação automática do farol alto
- Controle de Tração
- Espelho retrovisor interior digital
- Faróis Full LED com assinatura em LED
- Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold
- HDC – Hill Descent Control
- Head-up display (projeção de informações no parabrisa)
- Lanternas traseiras Full LED
- Modo sport
- Monitoramento de pontos cegos
- Off-road Pages na central multimídia
- Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)
- Painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25″
- Piloto automático adaptativo
- Retrovisores Externos com Memória
- Retrovisores externos com rebatimento automático
- Retrovisores externos elétricos
- Rodas diamantadas 20″ e pneus de 265/50 R20
- Seletor de terrenos com modos auto, sand/mud, snow, rock e sport
- Seletor do modo de condução (Híbrido/Elétrico/e-Save)
- Sensor de chuva
- Sensor de monitoramento da pressão dos pneus
- Sistema ativo de permanência na faixa de rodagem
- Sistema de lavagem da câmera de ré
- Sistema de lavagem da câmera do retrovisor interno
- Sistema de navegação GPS
- Sistema de Som Premium de 506w (8 alto falantes + subwoofer)
- Tela interativa de 10″ para o passageiro
- Teto solar panorâmico
- Tração 4×4 Jeep com 4WD LOCK e 4WD LOW
- TrailCam – Câmera Frontal Off-Road
- Vidros Acústicos
- Volante revestido em couro e com aquecimento
- Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
- 8 Airbags (motorista e passageiro, laterais, cortinas e joelho)
Com Willames Verçoza, de São Paulo, atendendo convite da Jeep