A Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste – Autonor, realizada de 13 a 16 de setembro, registrou recorde de público alcançando uma marca histórica de mais de 55 mil visitantes.
Surpreendendo os organizadores, expositores e o público em geral, a feira conseguiu gerar ainda mais expectativas de melhorias para o setor automotivo e de autopeças.
Para a grande maioria dos participantes, a feira foi um sucesso, o que motivou um aumento na procura por estandes para o próximo evento.
Segundo Bruna Miranda, diretora da Autonor Empreendimentos, empresa responsável pela organização da feira, um grande número de empresas expositoras já confirmou participação em 2025. “Isso mostra que as empresas estão acreditando no mercado e na força do evento como instrumento de promoção de negócios”, afirma Bruna Miranda.
Bruna conta que um fator que contribuiu para o sucesso da feira, foi a segmentação do público visitante que, em sua maioria, era constituído de empresários e profissionais ligados a cadeia de reparação automotiva vindos de vários estados da região nordeste e do Brasil.
Contando com mais de 750 marcas expositoras, a Autonor 2023 gerou aproximadamente R$ 80 milhões em negócios. “Edição após edição, sempre ouvimos que a atual foi melhor que a anterior. A gente vê como dever cumprido quando nossos expositores comemoram os bons resultados. Com isso constatamos que cumprimos nosso propósito de facilitar negócios e a interação entre fornecedores e compradores”, afirmou Emanuel Luna, diretor e idealizador da Autonor.
Emanuel conta que os resultados positivos da feira destacam um momento importante da economia estadual e nacional. “É um período de crescimento. É hora de acelerar, gerar novos negócios, emprego e renda. O setor de autopeças mostrou força, uma vitória para Pernambuco e para o setor”, concluiu.
A Autonor contou com o apoio de importantes parceiros como o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, além do Sincopeças, Sindirepa, e Sebrae. Vale ressaltar também o papel importantíssimo e indiscutível do conselho da Autonor para o sucesso do evento.
Leonardo Figueiredo, gerente de produtos da Lumiledes, representante da marca Philips, conta que a feira é muito boa para se fazer negócios. “Percebemos um aumento crescente de pessoal da área automotiva, tanto de distribuição quanto de reparação, instalação, varejo e distribuição. Muito importante para o crescimento da feira”, destacou.
Destacando a evolução constante da Autonor, Luiz Hartner, diretor de demandas e experiência do cliente da Takao, diz que a feira deste ano deu um show de organização. “Sempre participamos das feiras pelo Brasil e participamos da Autonor há vários anos. Acredito que depois da pandemia conseguimos dar um salto importante em organização, em número de participantes e parcerias, e isso reflete diretamente na importância do evento”, finalizou.
Na opinião de Adalex Borges, gerente regional de vendas da Tecfill, Pernambuco é um eixo significativo e a Autonor se tornou muito importante para todo o Brasil. “Participamos de várias feiras e sabemos a importância de estarmos também na Autonor, inclusive, encontrei muitos clientes do Ceará, Piauí, Maranhão, que estavam aqui. Até alguns clientes do Rio de Janeiro estavam percorrendo os corredores da feira”, disse.
Davi Cruz, supervisor técnico da Dayco, ressaltando que a Autonor é o evento mais importante do calendário do mercado de autopeças regional. diz que a empresa participa há várias edições da feira e que aproveita o momento para dar suporte aos clientes, mostrar novos produtos e prestigiar o relacionamento duradouro com os empresários.
Gustavo Prucce, diretor de marketing da Só Motor, conta que expõe na Autonor desde 2007 e diz que em mais um ano, a organização foi impecável, o credenciamento, a entrada, tudo que se refere a estrutura da feira foi incrível. “Estande lotado, muitos negócios acontecendo, tudo isso foi muito positivo pra gente. Fizemos muitas vendas de máquinas, realmente a Autonor não deve em nada para nenhuma feira do Brasil”, relatou Gustavo.
Jeferson Silva, mecânico de Caruaru, conta que é a primeira vez que participa de uma feira automotiva, mesmo tendo mais de 10 anos de experiência na área. “Fiquei impressionado com as novidades, quem consegue adaptar a oficina, sai na frente da concorrência”, falou entusiasmado.
Carla Patrícia, que trabalha na administração de uma oficina na Paraíba, contou que veio para a Autonor para aumentar os seus conhecimentos através dos cursos promovidos pelo Sebrae e também O Mecânico. “Minha meta é me destacar no mercado, para isso, entendo que a capacitação é fundamental. Mesmo que as pessoas do meu local de trabalho não tenham vindo, meu compromisso é com meu crescimento”, contou Carla.
CAPACITAÇÃO – Além de promover um ambiente propício à realização de negócios, a Autonor proporcionou aos empresários do setor de autopeças, mecânicos e balconistas a oportunidade de participar de eventos gratuitos de capacitação.
Um dos realizadores dos seminários foi o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas que, nos quatro dias de feira, promoveu, no seu estande, palestras apresentando temas sobre inovações tecnológicas aplicadas aos veículos recém-lançados no mercado. Assim como O Mecânico, que trouxe palestras das mais variadas para a feira, tendo lotado em todos os momentos.