domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Lexus anuncia colaboração com Marjan van Aubel para Miami Art & Design Week 2023

Renomada designer solar apresentará instalação interativa no ICA Miami, celebrando os projetos pioneiros e sustentáveis da Lexus e da artista.

A Lexus anunciou uma nova colaboração com a aclamada designer solar holandesa Marjan van Aubel para criar uma instalação vibrante movida a energia solar no jardim de esculturas do Instituto de Arte Contemporânea de Miami (ICA Miami).

- Publicidade -

Inspirada no novo e avançado carro-conceito LF-ZC Lexus Battery Electric Vehicle (BEV) e realizada em conjunto com o estúdio de design de experiência espacial Random Studio, a instalação interativa elevará o investimento da Lexus e Marjan em expandir os limites do design e da tecnologia em direção a um futuro neutro em carbono. Ela será inaugurada no início de dezembro e estará exposta durante a Miami Art & Design Week 2023.

Intitulada 8 Minutos e 20 Segundos, em referência ao tempo que a luz do Sol leva para chegar à Terra, essa instalação mostrará de forma brilhante o incrível potencial de aproveitamento de energia neutra em carbono.

Representa uma interpretação escultural do novo modelo inovador de eletrificação da Lexus, construído em torno do uso exclusivo de células fotovoltaicas orgânicas (OPV) de Marjan, comumente empregadas em aplicações de energia solar.

Por meio da perspectiva da experiência em design solar da artista, essa instalação não só presta homenagem à viagem do Sol, mas também amplifica a engenhosidade do veículo eletrificado da Lexus, ambientalmente consciente e tecnologicamente pioneiro.

- Publicidade -

O compromisso inabalável da Lexus com a responsabilidade social no design de mobilidade e em contextos sociais mais amplos orienta a marca, impulsionando-a a desafiar as convenções e a transcender as limitações, mantendo ao mesmo tempo uma visão abrangente para a sustentabilidade.

O conceito LF-ZC (Lexus Future Zero-emission Catalyst) faz parte da próxima geração de veículos BEV da Lexus. Tal como o nome sugere, o modelo constitui o catalisador para novas experiências na era elétrica, incluindo dinâmica de condução elevada, design descomprometido e novos serviços exclusivos – o epítome da promessa da marca Lexus de criar automóveis que enriqueçam a vida dos clientes mais exigentes.

A instalação é o primeiro projeto público de Marjan van Aubel em Miami. A Lexus traz instalações para a Miami Art & Design Week desde 2018, e esse projeto marca o segundo ano de sua parceria com o ICA Miami.Juntos, eles estão empenhados em construir experiências que inspirem os visitantes a considerar o impacto positivo do design criativo.

Para realizar a instalação, o estúdio de Marjan está colaborando com o Random Studio, a aclamada Certified B Corporation®, que cria experiências espaciais imersivas em todo o mundo.

A instalação modelará o LF-ZC em escala, construído com folhas OPV (filme fotovoltaico orgânico) que projetam sombras coloridas à medida que a luz solar as atinge ao longo do dia.

- Publicidade -

Sensores de luz e movimento dentro da escultura vão contribuir para a natureza envolvente e interativa da instalação, criando um espetáculo visual que ativa os sentidos e incorpora as possibilidades inspiradoras da revolução elétrica da Lexus.

Marjan van Aubel ganhou reconhecimento global por trazer a energia solar para a vida cotidiana por meio de soluções esteticamente agradáveis.

Como defensora apaixonada da sustentabilidade no setor da arte e do design, a sua prática e investigação produziram designs premiados de mobiliário e iluminação, junto com impressionantes instalações públicas.

Além disso, ela é cofundadora da primeira Bienal Solar do mundo, e seus trabalhos notáveis são exibidos em instituições de prestígio, incluindo o MoMA, o Vitra Design Museum, o Stedelijk Museum e o Victoria and Albert Museum.

“A dedicação da Lexus à inovação e ao artesanato ressoa com o espírito da minha prática, o de que o design funcional pode ser sustentável e esteticamente bonito. Com essa colaboração, espero que possamos trazer luz ao conceito de que soluções de design sustentável são obras de arte”, disse Marjan.

“Estamos honrados por Marjan van Aubel, pioneira na área de design solar, estar trabalhando conosco para trazer sua experiência e seu brilhantismo para imaginar o carro-conceito BEV. Seu compromisso inabalável com o design sustentável que prioriza o ser humano é uma característica que valorizamos fortemente aqui na Lexus. Não poderíamos pensar em um local melhor para a inauguração de sua instalação do que no ICA Miami, uma instituição de classe mundial”, afirmou Brian Bolain, chefe global de marketing da Lexus.

“A sustentabilidade ambiental é uma prioridade para o ICA Miami, uma vez que assumimos um compromisso durante todo o ano para minimizar e compensar a nossa pegada de carbono. O poderoso trabalho de Marjan van Aubel com a Lexus representa avanços significativos no design sustentável inovador e como a preocupação ecológica global impulsiona soluções contemporâneas. Estamos muito satisfeitos por fornecer uma plataforma importante para Marjan van Aubel e seu poderoso trabalho durante a Miami Art Week”, declarou Alex Gartenfeld, diretor artístico de Irma e Norman Braman do ICA Miami.

Coincidindo com a instalação, a Lexus vai mais uma vez acolher o Lexus Art Series: Art and Innovation Talks with Whitewall, um programa de discussões e conversas entre embaixadores da Lexus e líderes da indústria nos mundos da arte e do design. Detalhes adicionais serão fornecidos ainda este mês.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança