sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Audi e Porsche abrem inscrições do Projeto Pescar para capacitação gratuita de jovens

Programa organizado pela Fundação Projeto Pescar tem apoio da Universidade São Judas e das concessionárias das marcas. Iniciativa que retorna em 2024 já formou 75 jovens em cinco edições entre 2017 e 2021.

A Audi do Brasil e a Porsche Brasil anunciam a abertura das inscrições para o Projeto E-ducar, um curso de capacitação automotiva para jovens da rede pública de ensino que atendam aos requisitos de pré-seleção disponíveis no site da Fundação Projeto Pescar.

- Publicidade -

O programa é organizado pela Fundação Projeto Pescar e, na edição de 2024, terá o apoio da Universidade São Judas, que cederá salas de aula em sua unidade de Santo Amaro, em São Paulo, para receber os participantes e proporcionar a vivência de um ambiente universitário. As inscrições podem ser realizadas de 26/12/2023 a 28/01/2024.

Durante o próximo ano, a turma de quinze jovens selecionados terá atividades diárias ao longo da semana, das 13h às 17h, de março a dezembro de 2024. O conteúdo será ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por funcionários voluntários das marcas.

O programa do curso inclui disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, passando por conteúdos técnicos como Mecânica, Comunicação Empresarial, Atendimento ao Cliente, e inclusive abordando questões contemporâneas e sociais pertinentes neste momento de trabalho remoto e híbrido, como Gestão de Tempo e Aprendizagem Autônoma.

O curso tem a duração de 960 horas, com iniciação profissional em Mecânica Veicular. Estão aptos a participar jovens com idade de 16 a 19 anos, com escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em andamento ou Ensino Médio em andamento ou completo. Para pessoas com deficiência, não há limitação de idade e escolaridade.

- Publicidade -

Além das aulas teóricas a serem realizadas no Centro Técnico das marcas em São Paulo (Rua África do Sul, 349 – Santo Amaro), o curso oferece gratuitamente alimentação, transporte e uniforme. O cronograma contará ainda com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.

O Projeto Pescar dentro da Audi teve início em 2017 e, após cinco edições (2017 a 2021), capacitou 75 jovens, sendo quinze por turma, dos quais 23 estão trabalhando atualmente na rede de concessionárias da Audi do Brasil. O programa teve uma breve pausa nos anos de 2022 e 2023 para reorganização do projeto, no entanto, com o retorno em 2024, fará a seleção com base em equidade de gênero, para fomentar o acesso das mulheres ao universo automotivo, historicamente ocupado pelos homens.

“Reativar o projeto ao lado da Audi e da Porsche nos enche de entusiasmo. O histórico exitoso que temos juntos é a prova de que transformar vidas e gerar impacto social é um sonho possível. A nova turma somará aos mais de 36 mil jovens impactados pelo Pescar durante seus 47 anos de atuação”, ressalta Paulo Roberto Centeno, presidente-voluntário da Fundação Projeto Pescar.

“O Projeto Pescar transforma a vida dos jovens, fornecendo uma nova perspectiva em suas vidas, seja para ingressar no mercado de trabalho ou avançar na carreira acadêmica. É gratificante observar a mudança dos participantes, muitos deles atuando em nossa rede de concessionários. Por isso, anunciamos com orgulho a retomada desse projeto tão especial”, destaca Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

“Porsche é uma marca para aqueles que buscam realizar os seus sonhos. Neste sentido, acreditamos que a educação de qualidade tem um papel transformacional na vida das pessoas. Este programa vocacional foi desenvolvido para capacitar estes jovens a ingressarem com sucesso no mercado de trabalho, dando o primeiro passo em suas jornadas profissionais”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.

- Publicidade -

“Para nós é um orgulho imenso poder apoiar o Projeto Pescar, que tem um valor social reconhecido e possibilita maior equidade de oportunidades a jovens da rede pública de ensino. A São Judas, que tem como compromisso transformar o país pela educação, se alia à iniciativa pela convergência dos valores e compromisso social”, Guilherme Daflon, Diretor da São Judas.

“O projeto Pescar foi o pontapé inicial de minha jornada profissional. Além do aprendizado técnico automotivo, o curso contribui para o desenvolvimento pessoal dos alunos e me ensinou a falar melhor em público”, afirma Jennifer Conceição da Silva, que participou da terceira turma do Projeto Pescar, em 2019, e atualmente trabalha com mecânica na Audi Center Morumbi.

Audi do Brasil – Compromisso com diversidade, sustentabilidade e inclusão – A Audi AG possui uma estrutura global de ESG que integra a estratégia de negócios da companhia e o posicionamento de marca. No Brasil, esse pilar envolve iniciativas de diversidade, sustentabilidade, inclusão e respeito ao meio ambiente.

Em 2022, a marca espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia. Além das unidades distribuídas pelo ar, outras seis milhões de sementes foram entregues em uma comunidade indígena da região. Em 2023, a Audi do Brasil, a Audi Environmental Foundation e a ONG Litro de Luz entregaram soluções de iluminação com energia solar em 12 comunidades indígenas de São Paulo, beneficiando 147 famílias na região litorânea com acesso intermitente à energia. No ano anterior, a marca já havia fornecido quase 200 soluções de iluminação que beneficiaram mais de 600 moradores de comunidades ribeirinhas na Amazônia.

No fim de 2021, a Audi do Brasil se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para deficientes até o final dos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024. Além de estampar uniformes oficiais, equipamentos e materiais publicitários da equipe, a marca das quatro argolas forneceu o utilitário de luxo Audi Q5 adaptado para o transporte dos atletas.

No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil investiu ainda R$ 20 milhões na instalação de carregadores elétricos nas 42 concessionárias da marca no Brasil, compatíveis com veículos de todas as marcas.

Por fim, o projeto Mulheres Audi conta com diversas oficinas, palestras e workshops, visando ampliar a participação e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança