A última divulgação dos resultados de 2023 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, conhecido como Latin NCAP, revelou que o Fiat Pulse, apesar de obter duas estrelas, apresenta áreas que podem ser aprimoradas em termos de segurança.
Pontos como a proteção lateral limitada para a cabeça dos ocupantes, baixa pontuação na segurança infantil e questões relacionadas aos lembretes de cinto de segurança traseiro, bem como a disponibilidade restrita do ADAS, contribuíram para as limitações nas classificações de estrelas do veículo.
Produzido no Brasil, o Fiat Pulse, avaliado com duas estrelas, oferece quatro airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série. Seus resultados nos diferentes aspectos de avaliação incluem 67,18% para Ocupante Adulto, 55,88% para Ocupante Infantil, 45,39% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Assistência à Segurança.
O veículo foi testado em várias categorias, incluindo impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose. Vale ressaltar que o modelo testado era equipado com o conjunto de segurança passiva mais básico, enquanto outras versões oferecem opções adicionais, como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS) como equipamentos opcionais.
Durante os testes, o Fiat Pulse demonstrou uma estrutura estável, com a área dos pés considerada estável no impacto frontal. O impacto lateral proporcionou proteção total para adultos, embora a cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça tenha afetado a pontuação geral de proteção do ocupante adulto. A ausência de airbags de cortina, restringindo a proteção aos assentos dianteiros, foi destacada como uma limitação significativa.
A proteção infantil também foi prejudicada pela proteção limitada da cabeça do dummy de 3 anos em impactos frontal e lateral. A disponibilidade e instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) ISOFIX maiores e a presença desses sistemas impactaram negativamente a pontuação de proteção infantil.
O Latin NCAP ofereceu ao fabricante, Fiat, a oportunidade de incluir a avaliação dos sistemas AEB em seu relatório de desempenho, proporcionando informações adicionais aos consumidores. No entanto, a Fiat optou por não seguir essa recomendação. O Latin NCAP destaca a importância de aprimorar a segurança passiva, considerando a inclusão do AEB para Usuários Vulneráveis das Estradas para atender aos padrões do programa.
O desempenho do ESC e do limitador de velocidade foi elogiado, enquanto sugestões foram feitas para atualizações nos lembretes de cinto de segurança traseiro. Além disso, os AEB, classificados como equipamentos opcionais, não cumpriram os requisitos mínimos para avaliação pelo Latin NCAP.
Esses resultados proporcionam uma visão detalhada do desempenho de segurança do Fiat Pulse 2023, destacando áreas para possíveis melhorias e reforçando a importância contínua da segurança veicular.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“O Stellantis demonstrou com o Fiat Pulse que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o início do desenvolvimento de um novo modelo. Entretanto, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade do AEB, que precisam ser melhorados. Esses recursos de segurança e os esforços relacionados para aprimorá-los devem definitivamente ser disponibilizados como padrão para os modelos mais baratos e mais populares, como já foi feito por outros concorrentes. Mais uma vez, pedimos ao Stellantis que melhore os recursos básicos de segurança em toda a sua linha de modelos. O Latin NCAP demonstrou que a informação independente ao consumidor em um sistema de rotulagem obrigatório mudaria o mercado para veículos mais seguros sem atrito político. Os consumidores, gestores de frotas e governos não devem comprar carros que não estejam classificados pelo Latin NCAP”.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“Pedimos à Fiat e ao grupo Stellantis que melhorem a segurança básica em toda a sua frota, que não consegue pontuar acima de duas estrelas de acordo com o atual protocolo de avaliação do Latin NCAP. Em particular, se deve concentrar em melhorar a proteção da cabeça em caso de impacto lateral e a proteção dos passageiros crianças para evitar impactos na cabeça. Dada a orientação de carro familiar que o Fiat Pulse está tentando alcançar, queremos que esse modelo melhore drasticamente a proteção de pedestres, a proteção lateral da cabeça e o equipamento padrão de Frenagem Autônoma de Emergência. Todas as famílias e usuários das estradas merecem melhor proteção nas ruas da América Latina e sabemos que o Stellantis pode oferecer isso”.