O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução que torna obrigatória a presença de determinados equipamentos de segurança nos carros novos vendidos no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2024.
As luzes de condução diurna passaram a ser itens de série em todos os carros novos, assim como controle de estabilidade, alerta de cinto de segurança afivelado no painel e teste de impacto lateral.
O controle de estabilidade é um assistente que atua em conjunto com o ABS para oferecer maior segurança em situações extremas de curvas, usando os freios e cortando a aceleração para evitar derrapagens.
É cada vez mais importante termos a tecnologia sendo empregada na segurança do veículo, para o motorista, passageiros, do trânsito como um todo, evitando acidentes e salvando vidas.
Esses requisitos adicionais para a segurança dos carros novos estavam previstos para 2021, mas em função da pandemia o governo acatou o pedido dos fabricantes e adiou essa implementação para agora.
O controle de estabilidade pode ser considerado o segundo item mais importante na proteção dos ocupantes de um automóvel depois dos cintos de segurança.
É um sistema de segurança ativa projetado para evitar derrapagens e perda de controle do veículo em situações de direção adversas por meio de sensores e movimento do volante.
Isso vale, por exemplo ao surgir um objeto repentino na pista ou mesmo um animal cruzando a rodovia e você precise fazer uma manobra rápida para corrigir a trajetória do veículo, situações de perda de aderência dos pneus.
Esse sistema vai agir de forma independente no freio de cada roda para corrigir/manter a trajetória do veículo conforme direcionado pelo motorista.
Infelizmente, a obrigatoriedade do controle de estabilidade para vans, ônibus e caminhões foi postergada para 1º de janeiro de 2025
Luzes de condução diurna – Também conhecido no meio automotivo como DRL o item permite que o carro seja visualizado durante o dia, sem que o condutor acione o farol baixo. O DRL independe da ação do motorista.
Alerta de cinto de segurança afivelado no painel – Já são mais de 25 anos de obrigatoriedade do cinto de segurança no Brasil e a partir de agora o ALERTA que o item não foi afivelado passa a ser item de série obrigatório em todos os veículos novos. (Emite alertas sonoros e visuais de que o cinto do motorista e demais passageiros não está afivelado).
Indicação de frenagem brusca – Sistema emite alertas como piscar as luzes para avisar o motorista que vem atrás que o veículo fez uma frenagem brusca. Ativa o pisca-alerta automaticamente quando detecta frenagem repentina.
Repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas – Indicadores de setas nas laterais do veículo, seja no retrovisor ou no painel lateral, à frente das portas.
Teste de impacto lateral – O teste torna-se norma para a homologação de veículos no País a partir deste ano.
Participação no telejornal SBT Brasil – Tarcisio Dias, gerente de conteúdo do Mecânica Online®, participou de matéria relacionada no principal programa de notícias do SBT, o SBT Brasil, na edição de 11 de janeiro de 2024, 20 horas.
Confira no vídeo abaixo matéria relacionada: