Leitura rápida – A Stellantis N.V. surpreende o mercado automotivo ao apresentar hoje sua mais recente aposta na eletrificação, a plataforma STLA Large. Projetada para ser altamente flexível e nativa do BEV, a plataforma promete ser a base de uma ampla gama de veículos nos segmentos D e E, marcando oito lançamentos entre 2024 e 2026 nos Estados Unidos. As marcas Dodge e Jeep® serão as pioneiras a oferecer veículos de tamanho real baseados nessa inovação, refletindo o compromisso da Stellantis com a eletrificação e a flexibilidade para atender às demandas dos consumidores.
A Stellantis N.V., conglomerado automotivo líder mundial, revelou hoje sua mais recente aposta na revolução dos veículos elétricos (BEV) com o lançamento da plataforma STLA Large. Essa plataforma, totalmente nova e altamente flexível, servirá como base para uma série de veículos futuros nos segmentos D e E, prometendo recursos de topo de segmento, incluindo energia incorporada, eficiência de carregamento, alto desempenho e capacidade off-road com classificação Trail.
O anúncio destaca a visão ambiciosa da Stellantis para o futuro da mobilidade, com oito veículos baseados na STLA Large programados para chegar ao mercado entre 2024 e 2026. A estratégia inicial se concentrará no mercado norte-americano, com marcas proeminentes como Dodge e Jeep® liderando o caminho, seguidas por outras, incluindo Alfa Romeo, Chrysler e Maserati.
A flexibilidade da plataforma STLA Large é uma das características mais marcantes, permitindo ajustes nas dimensões essenciais, como distância entre eixos, comprimento total, largura e altura, além da distância ao solo. Essa adaptabilidade oferece aos engenheiros a liberdade de ajustar as especificações do veículo para atender a diferentes necessidades de desempenho, desde condução e manuseio até conforto do usuário.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, enfatizou a ambição por trás das plataformas STLA, destacando a flexibilidade como um diferencial crucial. Ele afirmou: “Criar uma família de veículos a partir de um conjunto bem projetado de componentes que é flexível o suficiente para cobrir vários tipos de veículos e propulsões, superando qualquer um de nossos produtos atuais, atenderá aos clientes de cada uma de nossas marcas icônicas. A flexibilidade e agilidade desta plataforma são sua marca registrada e serão uma força motriz para o nosso sucesso na América do Norte.”
A STLA Large é a segunda plataforma a ser revelada pela Stellantis, seguindo o lançamento bem-sucedido da STLA Medium em julho de 2023. Ela será implementada em diversas fábricas na Europa e América do Norte, oferecendo variantes multienergéticas, incluindo opções de combustão híbrida e interna. As marcas da Stellantis adaptarão os veículos STLA Large para atender às necessidades específicas de seus consumidores, abrangendo desde modelos de alto desempenho até opções off-road 4×4 e luxo.
Principais métricas STLA Large:
- Faixa de comprimento total: 4.764-5.126 mm (187,6-201,8 polegadas)
- Faixa de largura total: 1.897-2.030 mm (74,7-79,9 polegadas)
- Distância entre eixos: 2.870-3.075 mm (113,0-121,1 polegadas)
- Faixa de afastamento à terra: 5,5-11,3 polegadas (140-288 mm)
- Diâmetro máximo do pneu: 858 mm (32,6 polegadas)
Além disso, a STLA Large incorpora avanços tecnológicos significativos, como sistemas de propulsão monobloco e a flexibilidade de configurações elétricas de 400 volts e 800 volts.
A plataforma é projetada para suportar atualizações de software over-the-air, garantindo que o desempenho do sistema de propulsão possa ser aprimorado ao longo da vida útil do veículo.
Com metas ousadas delineadas no plano estratégico Stellantis Dare Forward 2030, a empresa está investindo mais de €50 bilhões na próxima década em eletrificação. A STLA Large representa mais um passo significativo para alcançar essas metas, com a Stellantis planejando ter 48 BEVs no mercado até 2024.
O investimento inclui a garantia de aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, suportando seis fábricas de baterias na América do Norte e Europa. O conglomerado está a caminho de se tornar uma corporação carbono líquido zero até 2038, incluindo compensação percentual de um dígito das emissões restantes.