domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Plataforma nativa e flexível para VE da Stellantis promete 800 km de autonomia

Os veículos projetados no STLA Large serão produzidos e vendidos globalmente com oito lançamentos de veículos em cinco marcas planejados de 2024 a 2026 em cinco marcas diferentes

Leitura rápida – A Stellantis N.V. surpreende o mercado automotivo ao apresentar hoje sua mais recente aposta na eletrificação, a plataforma STLA Large. Projetada para ser altamente flexível e nativa do BEV, a plataforma promete ser a base de uma ampla gama de veículos nos segmentos D e E, marcando oito lançamentos entre 2024 e 2026 nos Estados Unidos. As marcas Dodge e Jeep® serão as pioneiras a oferecer veículos de tamanho real baseados nessa inovação, refletindo o compromisso da Stellantis com a eletrificação e a flexibilidade para atender às demandas dos consumidores.

- Publicidade -

A Stellantis N.V., conglomerado automotivo líder mundial, revelou hoje sua mais recente aposta na revolução dos veículos elétricos (BEV) com o lançamento da plataforma STLA Large. Essa plataforma, totalmente nova e altamente flexível, servirá como base para uma série de veículos futuros nos segmentos D e E, prometendo recursos de topo de segmento, incluindo energia incorporada, eficiência de carregamento, alto desempenho e capacidade off-road com classificação Trail.

O anúncio destaca a visão ambiciosa da Stellantis para o futuro da mobilidade, com oito veículos baseados na STLA Large programados para chegar ao mercado entre 2024 e 2026. A estratégia inicial se concentrará no mercado norte-americano, com marcas proeminentes como Dodge e Jeep® liderando o caminho, seguidas por outras, incluindo Alfa Romeo, Chrysler e Maserati.

A flexibilidade da plataforma STLA Large é uma das características mais marcantes, permitindo ajustes nas dimensões essenciais, como distância entre eixos, comprimento total, largura e altura, além da distância ao solo. Essa adaptabilidade oferece aos engenheiros a liberdade de ajustar as especificações do veículo para atender a diferentes necessidades de desempenho, desde condução e manuseio até conforto do usuário.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, enfatizou a ambição por trás das plataformas STLA, destacando a flexibilidade como um diferencial crucial. Ele afirmou: “Criar uma família de veículos a partir de um conjunto bem projetado de componentes que é flexível o suficiente para cobrir vários tipos de veículos e propulsões, superando qualquer um de nossos produtos atuais, atenderá aos clientes de cada uma de nossas marcas icônicas. A flexibilidade e agilidade desta plataforma são sua marca registrada e serão uma força motriz para o nosso sucesso na América do Norte.”

- Publicidade -

A STLA Large é a segunda plataforma a ser revelada pela Stellantis, seguindo o lançamento bem-sucedido da STLA Medium em julho de 2023. Ela será implementada em diversas fábricas na Europa e América do Norte, oferecendo variantes multienergéticas, incluindo opções de combustão híbrida e interna. As marcas da Stellantis adaptarão os veículos STLA Large para atender às necessidades específicas de seus consumidores, abrangendo desde modelos de alto desempenho até opções off-road 4×4 e luxo.

Principais métricas STLA Large:

  • Faixa de comprimento total: 4.764-5.126 mm (187,6-201,8 polegadas)
  • Faixa de largura total: 1.897-2.030 mm (74,7-79,9 polegadas)
  • Distância entre eixos: 2.870-3.075 mm (113,0-121,1 polegadas)
  • Faixa de afastamento à terra: 5,5-11,3 polegadas (140-288 mm)
  • Diâmetro máximo do pneu: 858 mm (32,6 polegadas)

Além disso, a STLA Large incorpora avanços tecnológicos significativos, como sistemas de propulsão monobloco e a flexibilidade de configurações elétricas de 400 volts e 800 volts.

A plataforma é projetada para suportar atualizações de software over-the-air, garantindo que o desempenho do sistema de propulsão possa ser aprimorado ao longo da vida útil do veículo.

Com metas ousadas delineadas no plano estratégico Stellantis Dare Forward 2030, a empresa está investindo mais de €50 bilhões na próxima década em eletrificação. A STLA Large representa mais um passo significativo para alcançar essas metas, com a Stellantis planejando ter 48 BEVs no mercado até 2024.

- Publicidade -

O investimento inclui a garantia de aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, suportando seis fábricas de baterias na América do Norte e Europa. O conglomerado está a caminho de se tornar uma corporação carbono líquido zero até 2038, incluindo compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança