domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Brasil enfrenta desafios ambientais com o descarte inadequado de óleo lubrificante

Vilão ambiental: descarte incorreto de óleo lubrificante usado ameaça saúde e meio ambiente.

Com uma extensa frota de 2,16 milhões de caminhões e 387 mil ônibus no Brasil, a troca regular de óleo lubrificante desses veículos gera um consumo anual de aproximadamente 90 milhões de litros do produto. Contudo, o descarte inadequado desse óleo, considerado resíduo perigoso, continua sendo uma preocupação ambiental significativa, apesar dos esforços para coleta e rerrefino. A Lwart Soluções Ambientais destaca a importância do destino correto desse resíduo.

O Brasil, com sua vasta frota de 2,16 milhões de caminhões e 387 mil ônibus, enfrenta um desafio ambiental significativo relacionado ao descarte inadequado do óleo lubrificante desses veículos.

- Publicidade -

Segundo o relatório de frota circulante do Sindipeças, a troca regular de óleo resulta em um consumo anual de cerca de 90 milhões de litros. O problema é particularmente pronunciado no setor de veículos pesados, contribuindo para a produção de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC).

Dados da ANP indicam que, em 2023, mais de 574 milhões de litros de OLUC foram coletados em todo o país, abrangendo diversas fontes, desde veículos de passeio até máquinas agrícolas. No entanto, uma parte significativa ainda é descartada de maneira incorreta. Considerado um resíduo perigoso Classe I, o OLUC é altamente poluente e pode gerar danos significativos à saúde e ao meio ambiente se não for destinado corretamente.

Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais, enfatiza a necessidade de descartar corretamente o OLUC para garantir a saúde das pessoas e do meio ambiente. O rerrefino é apontado como a solução ambientalmente correta, onde o OLUC passa por um processo para se tornar óleo básico, matéria-prima para novos lubrificantes.

- Publicidade -

Stock Car 2024 – A Stock Car Pro Series reforça seu compromisso ambiental para a temporada de 2024 ao renovar sua parceria com a Lwart Soluções Ambientais para a coleta e reciclagem responsável do óleo lubrificante usado nos carros das equipes. Pelo segundo ano consecutivo, a categoria busca a sustentabilidade através do rerrefino, contribuindo para a economia circular e reduzindo o impacto ambiental do óleo lubrificante contaminado.

A Stock Car Pro Series, principal evento do automobilismo brasileiro, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao renovar sua parceria com a Lwart Soluções Ambientais para a temporada de 2024. Pelo segundo ano consecutivo, a categoria implementará a coleta segura e responsável do óleo lubrificante usado nos carros das equipes em todas as etapas.

O óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC), considerado um vilão ambiental, está presente em motores de automóveis e diversas indústrias. A legislação brasileira determina a coleta obrigatória desse resíduo nas fontes geradoras, como postos de combustíveis e oficinas, para destinação correta através do rerrefino. O rerrefino é um processo de reciclagem que transforma o OLUC em óleo básico de alta performance, completando um ciclo sustentável.

- Publicidade -

Em 2023, a Lwart Soluções Ambientais, coletora oficial da Stock Car, coletou cerca de 1,7 mil litros de óleo lubrificante ao longo da temporada. Todo o resíduo passou pelo processo de rerrefino na fábrica da empresa em Lençóis Paulista (SP), uma das mais modernas do mundo.

Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais, destaca o compromisso contínuo da empresa em apoiar as metas de ESG da Stock Car, fortalecendo a modalidade na causa da economia circular. A coleta responsável e a destinação correta do óleo lubrificante desempenham um papel crucial na preservação do meio ambiente.

O projeto na Stock Car envolve a instalação de tambores próximos aos boxes das equipes para a coleta do óleo. Após cada fim de semana de corrida, o resíduo coletado é transportado para a fábrica da Lwart em Lençóis Paulista/SP. A categoria recebe certificados de coleta e destinação final, garantindo conformidade com as normas ambientais.

O processo de rerrefino transforma o OLUC em óleo básico de alta performance do Grupo II, utilizado na produção de diversos lubrificantes. Este ciclo sustentável demonstra o compromisso da Stock Car em promover práticas ambientalmente responsáveis no automobilismo brasileiro.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008