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Brasil enfrenta desafios ambientais com o descarte inadequado de óleo lubrificante

Vilão ambiental: descarte incorreto de óleo lubrificante usado ameaça saúde e meio ambiente.

Com uma extensa frota de 2,16 milhões de caminhões e 387 mil ônibus no Brasil, a troca regular de óleo lubrificante desses veículos gera um consumo anual de aproximadamente 90 milhões de litros do produto. Contudo, o descarte inadequado desse óleo, considerado resíduo perigoso, continua sendo uma preocupação ambiental significativa, apesar dos esforços para coleta e rerrefino. A Lwart Soluções Ambientais destaca a importância do destino correto desse resíduo.

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O Brasil, com sua vasta frota de 2,16 milhões de caminhões e 387 mil ônibus, enfrenta um desafio ambiental significativo relacionado ao descarte inadequado do óleo lubrificante desses veículos.

Segundo o relatório de frota circulante do Sindipeças, a troca regular de óleo resulta em um consumo anual de cerca de 90 milhões de litros. O problema é particularmente pronunciado no setor de veículos pesados, contribuindo para a produção de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC).

Dados da ANP indicam que, em 2023, mais de 574 milhões de litros de OLUC foram coletados em todo o país, abrangendo diversas fontes, desde veículos de passeio até máquinas agrícolas. No entanto, uma parte significativa ainda é descartada de maneira incorreta. Considerado um resíduo perigoso Classe I, o OLUC é altamente poluente e pode gerar danos significativos à saúde e ao meio ambiente se não for destinado corretamente.

Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais, enfatiza a necessidade de descartar corretamente o OLUC para garantir a saúde das pessoas e do meio ambiente. O rerrefino é apontado como a solução ambientalmente correta, onde o OLUC passa por um processo para se tornar óleo básico, matéria-prima para novos lubrificantes.

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Stock Car 2024 – A Stock Car Pro Series reforça seu compromisso ambiental para a temporada de 2024 ao renovar sua parceria com a Lwart Soluções Ambientais para a coleta e reciclagem responsável do óleo lubrificante usado nos carros das equipes. Pelo segundo ano consecutivo, a categoria busca a sustentabilidade através do rerrefino, contribuindo para a economia circular e reduzindo o impacto ambiental do óleo lubrificante contaminado.

A Stock Car Pro Series, principal evento do automobilismo brasileiro, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao renovar sua parceria com a Lwart Soluções Ambientais para a temporada de 2024. Pelo segundo ano consecutivo, a categoria implementará a coleta segura e responsável do óleo lubrificante usado nos carros das equipes em todas as etapas.

O óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC), considerado um vilão ambiental, está presente em motores de automóveis e diversas indústrias. A legislação brasileira determina a coleta obrigatória desse resíduo nas fontes geradoras, como postos de combustíveis e oficinas, para destinação correta através do rerrefino. O rerrefino é um processo de reciclagem que transforma o OLUC em óleo básico de alta performance, completando um ciclo sustentável.

Em 2023, a Lwart Soluções Ambientais, coletora oficial da Stock Car, coletou cerca de 1,7 mil litros de óleo lubrificante ao longo da temporada. Todo o resíduo passou pelo processo de rerrefino na fábrica da empresa em Lençóis Paulista (SP), uma das mais modernas do mundo.

Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais, destaca o compromisso contínuo da empresa em apoiar as metas de ESG da Stock Car, fortalecendo a modalidade na causa da economia circular. A coleta responsável e a destinação correta do óleo lubrificante desempenham um papel crucial na preservação do meio ambiente.

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O projeto na Stock Car envolve a instalação de tambores próximos aos boxes das equipes para a coleta do óleo. Após cada fim de semana de corrida, o resíduo coletado é transportado para a fábrica da Lwart em Lençóis Paulista/SP. A categoria recebe certificados de coleta e destinação final, garantindo conformidade com as normas ambientais.

O processo de rerrefino transforma o OLUC em óleo básico de alta performance do Grupo II, utilizado na produção de diversos lubrificantes. Este ciclo sustentável demonstra o compromisso da Stock Car em promover práticas ambientalmente responsáveis no automobilismo brasileiro.

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