sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Computador automotivo centralizado impulsiona a próxima geração de transporte

BYD, Hyper, XPENG, Plus, Nuro, Waabi e WeRide adotam DRIVE Thor, que apresenta novos recursos de IA generativa da arquitetura Blackwell.

A NVIDIA anuncia que as principais empresas do setor de transporte adotam o computador automotivo centralizado NVIDIA DRIVE Thor™ para alimentar suas frotas comerciais e de consumo de próxima geração — desde veículos e caminhões de nova energia até robotáxis, robô-ônibus e veículos de entrega autônomos de última milha.

- Publicidade -

DRIVE Thor é uma plataforma de computação veicular projetada para aplicações generativas de IA, que estão se tornando fundamentais na indústria automotiva. O sistema, o sucessor do DRIVE Orin, pode oferecer capacidades de cockpit ricas em recursos, além de condução segura e altamente automatizada e autônoma, tudo em uma plataforma centralizada. Esta plataforma AV de próxima geração integrará a nova arquitetura NVIDIA Blackwell – projetada para cargas de trabalho de transformador, LLM e IA generativa – que foi anunciada durante a palestra do fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, no GTC.

“A computação acelerada levou a avanços transformadores, incluindo IA generativa, que está redefinindo a autonomia e a indústria global de transportes em geral”, diz Xinzhou Wu, vice-presidente automotivo da NVIDIA. “O DRIVE Orin continua a ser o computador automotivo com IA preferido para as frotas inteligentes de hoje, mas agora vemos líderes em mobilidade ansiosos para trazer o NVIDIA DRIVE Thor para seus roteiros de veículos habilitados para IA de próxima geração.”

Frotas de IA da próxima geração adotam computação acelerada – NVIDIA DRIVE Thor está preparado para revolucionar o cenário automotivo, inaugurando uma era em que a IA generativa define a experiência de direção. No GTC, vários fabricantes líderes de veículos elétricos estão revelando suas frotas de veículos de IA de próxima geração equipadas com DRIVE Thor:

  • BYD, maior fabricante mundial de veículos elétricos, está expandindo sua colaboração contínua com a NVIDIA do carro para a nuvem. Além de construir suas frotas de veículos elétricos de próxima geração no DRIVE Thor, a BYD planeja usar a infraestrutura de IA da NVIDIA para desenvolvimento de IA baseada em nuvem e tecnologias de treinamento, juntamente com as plataformas NVIDIA Isaac™ e NVIDIA Omniverse™ para desenvolver ferramentas e aplicações para fábricas virtuais, planejamento e configuradores de varejo.
  • Hyper, uma marca de luxo premium de propriedade da GAC AION, anuncia que selecionou DRIVE Thor para seus veículos elétricos de próxima geração, que iniciarão a produção em 2025 com capacidades de direção de nível 4. Atualmente, a Hyper está usando o NVIDIA DRIVE Orin para alimentar seu modelo principal Hyper GT, que apresenta recursos avançados de direção de nível 2+.
  • XPENG também anuncia que usará a plataforma NVIDIA DRIVE Thor como o cérebro de IA de suas frotas de EV de próxima geração. O computador automotivo de última geração alimentará o sistema de direção assistida por IA XNGP proprietário do fabricante de EV, permitindo recursos de direção e estacionamento autônomos, monitoramento de motorista e passageiros e outras funcionalidades.

Esses fabricantes de veículos elétricos juntam-se à Li Auto e a ZEEKR, que já anunciaram que estão construindo seu futuro roteiro de veículos no DRIVE Thor.

- Publicidade -

“A tecnologia está revolucionando o setor automotivo, e estamos testemunhando uma crescente adoção de veículos autônomos em todo o mundo. Com empresas líderes do setor de transporte adotando o computador automotivo centralizado NVIDIA DRIVE Thor™, fica evidente o papel crucial da NVIDIA nessa transformação”, destaca Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Fornecendo energia para caminhões de longo curso, veículos de entrega e robotáxis – Além dos veículos de passageiros, o DRIVE Thor atende às diversas necessidades de outros segmentos onde a computação de alto desempenho e a IA são essenciais para garantir operações de direção seguras, incluindo caminhões, robotáxis, veículos de entrega de mercadorias e muito mais.

Vários desses provedores de mobilidade estão liderando o movimento no GTC, incluindo:

  • Nuro, que desenvolve tecnologia de direção autônoma de nível 4 para veículos comerciais e de consumo, selecionou o DRIVE Thor para alimentar o Nuro Driver™, um sistema de direção autônoma integrado que consiste no software e sensores de IA de propriedade da Nuro, combinados com computação de nível automotivo da NVIDIA e hardware de rede. O sistema começará a ser testado ainda este ano.
  • Plus, um fornecedor global de soluções de software de direção autônoma, anuncia que as futuras gerações de sua solução de nível 4, SuperDrive™, serão executadas no computador centralizado DRIVE Thor, de nível automotivo e em conformidade com a segurança. Plus aproveitará o desempenho computacional do DRIVE Thor em seu sistema de direção autônoma para compreender o mundo ao redor do caminhão e tomar decisões de direção seguras.
  • Waabi, que está desenvolvendo IA para direção autônoma, está aproveitando o DRIVE Thor para entregar ao mercado a primeira solução generativa de transporte autônomo alimentada por IA. A empresa planeja integrar o DRIVE Thor em seu Waabi Driver para alimentar caminhões autônomos seguros e confiáveis em grande escala.
  • WeRide, em cooperação com o parceiro de nível 1 Lenovo Vehicle Computing, está criando diversas soluções de direção autônoma de nível 4 para aplicações comerciais construídas no DRIVE Thor. Integrada no primeiro controlador de domínio de condução autónomo AD1 da Lenovo, esta solução será utilizada para uma vasta gama de casos de utilização centrados em cidades, onde a segurança funcional, o design de segurança redundante, a fusão e a escalabilidade são essenciais.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança